Saiba quais são as previsões para os próximos 20 anos
Singularidade é quando as máquinas ou robôs serão, definitivamente, mais inteligentes do que os seres humanos, algo que está previsto para os anos de 2038 ou 2045, de acordo com diversas fontes internacionais.
Mas até lá, muita coisa acontecerá. Veja os principais marcos do futuro nos próximos 20 anos.
As previsões a seguir foram elaboradas por Peter Diamandis, presidente e Cofundador da Universidade Singularity.
Trata-se de uma instituição interdisciplinar de nível de pós-graduação internacional, focada em tecnologias de crescimento exponencial e sua capacidade de ser usado para enfrentar os Grandes Desafios da humanidade.
2018
- No ano que estamos atualmente, a supremacia quântica será alcançada: a primeira demonstração de uma computação quântica — que não pode ser simulada com computadores clássicos — é anunciada.
- Interação mais emotiva via inteligência artificial será possível em conversações interfaces. Será socialmente aceitável gritar com raiva para a “Alexa”, por exemplo. Ela poderá responder com algo como: “Por favor, não grite comigo, porque machuca meus sentimentos”.
2020
- A Rede 5G desencadeia conexão de 10 a 100 GB velocidades para telefones celulares em todo o mundo.
- Além disso, diagnósticos médicos baseados em inteligência artificial e recomendações terapêuticas serão usados na maioria dos cuidados de saúde dos EUA.
- Operações de automóveis voadores serão realizadas em algumas cidades do mundo.
- Circuito quântico prático: os primeiros catalisadores novos são descoberto com um processador quântico do modelo de portão, marcando o início do fim da química tradicional.
2022
- As impressoras 3D podem imprimir roupas e módulos para encaixar uma casa ou prédio.
- As pessoas podem viajar legalmente em carros autônomos em todo os EUA.
- Todos os brinquedos para crianças são “inteligentes” com aprendizado automático.
- Os robôs serão comuns na maioria das casas de renda média, capazes de ler os lábios de maneira confiável e reconhecer gestos de rosto, boca e mão.
- Os robôs compreenderão o contexto da fala bem o suficiente para interagir com humanos como recepcionistas, assistentes de loja de varejo e funcionários.
2024
- As primeiras missões humanas privadas serão lançadas para a superfície de Marte.
- Cerca de 10.000.000 voos diários de drone (hoje, existem cerca de 100.000 voos diários da companhia aérea).
- Drones rotineiramente deixarão pacotes em telhados de casas ou apartamentos e os robôs entregarão as encomendas até as portas.
- O primeiro acordo de “um cêntimo por kilowatt-hora” para energia solar e eólica são assinados – um quinto do preço das ofertas mais baratas de carvão ou gás hoje.
- Construir novos sistemas de energia solar e de energia eólica será mais barato do que carvão ou gás em 90% do mundo.
- Os veículos elétricos serão metade das vendas de veículos novos.
China e Índia anunciarão que fecharão centenas de usinas de energia de carvão já construídas - As emissões de carbono atingirão o nível mundial de forma inequívoca.
- Aumento da Inteligência Artificial é considerado um requisito para a maioria dos empregos profissionais.
2026
- Os proprietários de carros serão substituídos por carros autônomos, que serão predominantes nas estradas.
- 100.000 pessoas viajarão com frequência por VTOL (Decolagem e Aterrissagem Vertical) todos os dias em cada uma das cidades — L.A., Tóquio, São Paulo e Londres.
- A agricultura vertical torna-se-á viável para a produção de alimentos em grandes megacidades.
- A fabricação atômica precisa será demonstrada em uma macroescala.
- 8 bilhões de humanos estarão conectados a velocidades> 500 Mbps.
- Remédios em compromidos nas regiões mais pobres do mundo estarão disponíveis gratuitamente em troca de dados e direitos de comércio eletrônico.
- VR (Virtual Reality) torna-se-á onipresente. Os pais irão reclamar que seus filhos estão constantemente em outro universo. As pessoas farão menos viagens, uma vez que experiência trazida pela realidade virtual será boa suficiente para experimentar muitas das sensações de um lugar sem o incômodo e o preço de uma viagem.
2028
- Energias solar e eólica representarão quase 100% da nova eletricidade geração.
- A demanda mundial de petróleo atingirá o pico, mas possivelmente irá declinar.
- Veículos autônomos e elétricos representadão a metade de todas as milhas conduzidas nos grandes centros da cidade.
- Os robôs terão relações reais com as pessoas, auxiliando nos cuidados contra o envelhecimento, higiene pessoal e preparação de alimentos.
2030
- A Inteligência artificial passará o teste Turing — o teste de Turing testa a capacidade de uma máquina exibir comportamento inteligente equivalente a um ser humano, ou indistinguível deste — o que significa que poderá exceder a inteligência humana em todas as áreas.
- A humanidade alcançou “Longevity Escape Velocity” — A expectativa de vida aumenta ligeiramente a cada ano à medida que as estratégias e as tecnologias de tratamento melhoram — para o nível mais rico.
- As agências de inteligência confirmarão que todas as mensagens enviadas na internet entre 1990-2029 serão decifradas por Cryptologically Useful Quantum Processors expondo um cache de comunicações privadas sem precedentes.
- As emissões de carbono irão cair cada ano mais rápido que o ano antes. Um plano global para zero emissão de carbono até 2050 será assinado.
- Várias empresas de petróleo supergigantes irão morrer.
- A pobreza energética cairá mais de metade a partir de 2017. Acesso universal à energia estará ao alcance.
- Em vez de nos tornarmos os senhores do computador, um conjunto diversificado de sistemas de Inteligência Artificial estarão fornecendo resolução de problemas e elaborando soluções criativas em praticamente todas as áreas da humanidade.
2032
- Os nanorobots médicos testados em seres humanos são capazes de se entender o sistema imunológico.
- Robôs “Avatar” torna-se-ão populares, permitindo a todos a capacidade de “teletransportar” sua consciência para locais remotos em todo o mundo.
- Os robôs serão comuns em todos os locais de trabalho, eliminando todos os manuais de interações e informações repetitivas (por exemplo, recepcionistas, guias turísticos, motoristas, pilotos e trabalhadores da construção civil).
2034
- Empresas como a Kernel torna-se-á significativa e confiável conexão entre o córtex humano e a Nuvem.
- Inteligência artificial agora habilita classes inteiramente novas da ciência, resolvendo problemas que requerem absolutamente o aumento de entendimento.
- Grandes desafios — como por exemplo câncer e a pobreza — estarão resolvidos.
- Os robôs atuarão como empregadas, mordomos, enfermeiros e babás, e se tornarão companheiros completos. Eles apoiam idosos e terão independência em casa.
2036
- Os tratamentos de longevidade estarão disponíveis e cobertos por políticas de seguro de vida, estendendo a média humana (vida útil 30 – 40 anos).
- As cidades inteligentes serão produzidas em escala globalmente. Elas serão hiper-efetiva na utilização de energia solar, produção e distribuindo alimentos, fornecendo aos humanos segurança e eficácia no transporte.
2038
- A vida cotidiana será irreconhecível – será incrivelmente bom graças à hiper realidade virtual e inteligência artificial, que estará espalhada em todas as partes do mundo e no dia a dia da população.
Essas são as previsões para os próximos anos. Segue abaixo o infográfico completo divulgado pela Singularity University.