O Prêmio Comunique-se chegou em sua 18ª edição. O o “Oscar do Jornalismo Brasileiro”, como é reconhecido pela própria imprensa, completou maioridade na noite da terça-feira da semana passada, 16. Assim como a congratulação do cinema norte-americano, o evento dedicado a prestigiar os principais nomes da imprensa do país teve seus pontos altos. Entre os destaques: a entrada de Adriana Couto para a galeria de ‘Mestres do Jornalismo’ e a homenagem à cartunista Laerte Coutinho.
Realizada no Espaço JK, na cidade de São Paulo, e após pausa em 2020 devido à pandemia, a cerimônia marcou posição contra fake news em relação aos cuidados sanitários contra a Covid-19. Dessa forma, todos os convidados presentes foram testados contra o novo coronavírus. Além disso, o distanciamento foi seguido, tanto que a lista de personalidades presentes à festa ficou restrita aos finalistas, vencedores de edições anteriores e representantes dos parceiros de mídia e das marcas patrocinadoras — responsáveis diretas para a viabilização da iniciativa, que não tem fins lucrativos.
A abertura do Prêmio Comunique-se começou com tributo à Cristiana Lôbo, jornalista que fez carreira como analista política na GloboNews em Brasília e nos deixou no dia 11 deste mês. Sob comoção dos presentes, a mensagem: a cerimônia seria — e foi — dedicada a ela. Logo em seguida, duas figuras que já fazem parte da história do evento ganharam vez. Cid Moreira, uma lenda do jornalismo brasileiro, foi o responsável por dar voz ao texto em defesa do jornalismo profissional assinado por Fernando Salem, que reassumiu o posto de roteirista e diretor artístico.
“Levou potência onde havia exclusão. E celebrou a ciência quando se propagou a negação”
“Nas manhãs de isolamento, nas madrugadas olímpicas e nas tardes comoventes cheias de relatos, perdas e denúncias”, afirma trecho do conteúdo narrado por Cid Moreira. “E mesmo levando socos e pontapés, seguiu firme com a sua ousadia. No ar, nas ondas, nas nuvens, nas páginas. Ele lutou contra o fake e abraçou o fato definitivamente. Trouxe clareza em tempos de escuridão. Levou potência onde havia exclusão. E celebrou a ciência quando se propagou a negação”, prossegue o material que funcionou como manifesto em favor da profissão.
Após o tributo à Cristiana Lôbo e aos demais amigos da comunicação que nos deixaram recentemente, Adriana Couto (Nova Brasil FM e TV Cultura) e Mauro Beting (Jovem Pan, TNT Sports e SBT) assumiram o comando do palco do “Oscar do Jornalismo” deste ano. Juntos, formaram a primeira dupla de apresentadores da noite. A categoria a revelar os nomes dos vencedores antes das demais foi ‘Comunicação’, que teve patrocínio nível ouro bancado pela agência de notícias corporativas DINO.
Organizada em três divisões, a categoria ‘Comunicação’ prestigiou os melhores em ‘Agência’, ‘Profissional de Comunicação Corporativa’ e ‘Propaganda & Marketing’. A It Press faturou a primeira subcategoria, enquanto Mariana Passados, da Samsung, superou a concorrência na segunda disputa. Primo do apresentador Mauro Beting, Erich Beting completou a trinca de ganhadores da vez — e acumulou mais um troféu para a família Beting, que tem histórico de conquistas com o próprio Mauro e o saudoso Joelmir.
Patrocinada pelo Santander, ‘Sustentabilidade’ foi a segunda categoria a ser anunciada na premiação. E a vitória foi para uma profissional que se dedica a observar (e noticiar) o que ocorre na região amazônica: Kátia Brasil, do portal Amazônia Real. Ao participar de modo online do evento, que contou com megalive via YouTube, a jornalista agradeceu ao reconhecimento de seus colegas de profissão e do público em geral.
Depois de ‘Sustentabilidade’ foi a vez de outra categoria patrocinada anunciar os vencedores do Prêmio Comunique-se 2021: ‘Digital’. Com patrocínio ouro da Mondial, a divisão prestigiou quatro jornalistas diferentes, apesar de contar com apenas três subcategorias. Luís Ernesto Lacombe (Gazeta do Povo e RedeTV) foi eleito o melhor ‘Influenciador Digital’, enquanto Felipe Payão ergueu o troféu na parte de ‘Tecnologia’. Responsáveis pelo podcast ‘Horário de Brasília’, da CNN Brasil, Daniela Lima e Renata Agostini venceram em ‘Jornalista Podcaster’ — e entraram para a história da premiação como a primeira indicação dupla a conquistar uma subcategoria.
‘Nacional’ encerrou o primeiro bloco do Prêmio Comunique-se 2021. Nela, Guilherme Amado (Metrópoles) e Andréia Sadi (CBN e GloboNews) foram reconhecidos como os melhores em ‘Mídia Escrita’ e ‘Mídia Falada’, respectivamente. Após deixar o palco do evento, a dupla que se destaca na cobertura dos bastidores do poder viu o radialista e humorista Maurício Menezes fazer o público rir, com as tradicionais gafes cometidas pela própria imprensa.
Após o momento bem-humorado, a segunda dupla de apresentadores passou a comandar a noite de gala da imprensa brasileira. Couberam aos jornalistas Millena Machado (Antena 1 e RedeTV) e Roberto Cabrini (Record TV) o trabalho de anunciar os vencedores em mais quatro categorias: ‘Repórter’, ‘Colunistas’, ‘Esporte’ e ‘Cultura’.
A primeira categoria do segundo bloco foi dominada por apenas dois grupos de comunicação: Bandeirantes e Globo. O primeiro viu o cinegrafista Dario Costenaro e a correspondente Mariana Becker serem agraciados como os melhores em ‘Imagem’ e ‘Internacional’, respectivamente. Luísa Martins (Valor Econômico) e André Hernan (SporTV e TV Globo) foram anunciados como os ganhadores em ‘Mídia Escrita’ e ‘Mídia Falada’ — e os três veículos de mídia em questão são controlados pelo conglomerado da família Marinho.
Na parte de ‘Colunistas’, Guilherme Amado voltou ao palco para erguer o seu segundo troféu da noite. Isso porque ele, que foi contratado pelo portal Metrópoles em abril deste ano, foi eleito o melhor na divisão ‘Colunista de Notícia’. Tereza Cruvinel, por sua vez, levou a melhor como ‘Colunista de Opinião’ e, assim, fez com que o site Brasil 247 tivesse pela primeira vez na história uma representante na lista de ganhadores do Prêmio Comunique-se 2021.
Em ‘Esportes’, Vitor Sergio Rodrigues ganhou como o melhor na divisão em ‘Mídia Escrita’, devido ao Blog do VSR no site da TNT Sports. Em ‘Mídia Falada’, Mauro Beting voltou ao palco para erguer o troféu e, consequentemente, ampliar o número de conquistas da família Beting na premiação. Narrador do SBT e conhecido pelo bordão “não perde mais”, Téo José não perdeu a disputa e foi eleito o melhor ‘Locutor Esportivo’ do Brasil (no departamento médico por causa de uma pequena cirurgia, ele foi representado na cerimônia pelo amigo e colega de canal Mauro Beting).
Mauro, aliás, não foi o único apresentador da noite a também aparecer na lista de ganhadores. Adriana Couto foi anunciada, mais uma vez, como o grande destaque em ‘Cultura – Mídia Falada’. Com a terceira vitória consecutiva na categoria, que neste ano teve a Vale como patrocinadora ouro, a apresentadora do ‘Metrópolis’ (TV Cultura) e da Nova Brasil FM ganhou o status de “Mestra do Jornalismo”. Ou seja: entrou para a galeria de notáveis do Prêmio Comunique-se. Cristina Padiglione, do Agora e da Folha de S. Paulo, foi agraciada na parte de ‘Cultura – Mídia Escrita’.
Com a reverência à Adriana Couto como a mais nova “Mestra do Jornalismo”, Maurício Menezes voltou a fazer o público presente no Espaço JK — e os milhares que acompanharam a megalive pela internet — rir mais um pouco com confusões e erros que ocorrem no jornalismo. Depois da intervenção humorística, Joana Treptow (Band) e Alexandre Henderson (TV Globo) formaram a terceira — e última — dupla de apresentadores da premiação.
O terceiro bloco teve início com a categoria ‘Economia’. Comentarista da Jovem Pan e idealizador do portal InvestNews BR, Samy Dana foi anunciado como o ganhador em ‘Jornalista Empreendedor’ — e conforme prometeu nas redes sociais nos últimos meses, irá sortear um vídeo-game entre o público que o segue. Luis Nassif, do Jornal GGN, voltou a figurar na lista de vencedores do Prêmio Comunique-se, com a vitória em ‘Economia – Mídia Escrita’. Presente nas programações de CBN e GloboNews, Flávia Oliveira foi a mais bem votada em ‘Economia – Mídia Falada’.
Categoria voltada a quem se destaca no comando de redações, ‘Liderança de Veículo de Comunicação’ reconheceu Thiago Feitosa, da Record News, como o melhor do ano. Ao discursar, ele agradeceu aos colegas, ao público em geral e, principalmente, à equipe que diariamente o ajuda a conduzir o canal de notícias. Ele ainda lembrou do desafio de ter assumido o posto de diretor de jornalismo e programação da emissora em meio à pandemia da Covid-19 e destacou as inovações implementadas no decorrer dos últimos meses.
No palco, Thiago Feitosa deu espaço no palco do Prêmio Comunique-se para Laerte Coutinho. A cartunista da Folha de S. Paulo, que completou 70 anos de idade em 2021, foi a grande homenageada da noite. Definida pelo roteirista Fernando Salem como “símbolo de resistência, talento, crítica e humor”, ela foi aplaudida pelos colegas de jornalismo que há décadas acompanham os seus traços que, entre outros pontos, passam pelas viagens dos “Piratas do Tietê” e por um Deus que conversa com Buda.
Com a conclusão da homenagem à Laerte Coutinho, Joana Treptow e Alexandre Henderson chamaram a última categoria da vez. Com patrocínio ouro da Bayer, a disputa prestigiou Vitor Brown, da Jovem Pan, como o melhor ‘âncora de Rádio’. Christina Lemos, da Record TV, superou a concorrência e ergueu o troféu de vencedora em ‘âncora de TV’. Luís Ernesto Lacombe, por fim, ganhou em ‘Apresentador’ e foi o responsável por mais um título dele e da RedeTV no evento, que contou com transmissão ao vivo pelo canal do Grupo Comunique-se no YouTube e em plataformas mantidas por parceiros de mídia.
Com os nomes dos vencedores revelados, o Prêmio Comunique-se 2021 chegou ao fim com alguns recordes. Entre parceiros de transmissão e apoiadores de mídia, a iniciativa contou com a ajuda de 23 veículos de comunicação: Panflix, RedeTV, TV Gazeta, BandSports, Olhar Digital, Observatório da TV, SBT, Band, Record News, BandNews TV, TV Cultura, TV Justiça, CNN Brasil, Jovem Pan, BandNews FM, Rádio Bandeirantes, UOL, Metrópoles, SBT News, Portal Terceiro Tempo, Observatório dos Famosos, Grupo RBS e Revista RI.
Além do volume de parceiros de mídia, a premiação neste ano se destacou pelo recorde na participação do público. Somente na terceira e última fase de votação, mais de 2 milhões de votos foram registrados. Fora isso, a premiação ainda contou com o total de 12 patrocinadores. Bayer, DINO, Mondial, Santander e Vale foram responsáveis pela aquisição de cotas nível ouro de patrocínio. Ambev, Claro, Suzano e Twitter foram os patrocinadores nível prata, enquanto que Azul, Salesforce e Zendesk foram os de nível bronze.
O “Oscar do Jornalismo Brasileiro” é sempre um sucesso e costuma movimentar a imprensa brasileira não somente no interesse em ser prestigiado na cerimônia de premiação, mas também em fazer parte da transmissão. Afinal, o evento engrandece a profissão. E, por isso, também é reconhecido pelos profissionais da imprensa. Somando os números das transmissões dos apoiadores de mídia e da megalive oficial, foram mais de 36 mil internautas prestigiando os destaques do jornalismo brasileiro em 2021. Confira a seguir algumas matérias sobre a premiação.
Confira, abaixo, a lista completa de ganhadores da 18ª edição do Prêmio Comunique-se:
ÂNCORA & APRESENTADOR
Âncora de Rádio
Vítor Brown – Jovem Pan
Âncora de TV
Christina Lemos – Record TV
Apresentador
Luís Ernesto Lacombe – RedeTV
COLUNISTAS
Colunista de Notícia
Guilherme Amado – Metrópoles
Colunista de Opinião/Articulista
Tereza Cruvinel – Brasil 247
COMUNICAÇÃO
Agência
It Press Comunicação
Profissional de Comunicação Corporativa
Mariana Passos – Samsung
Propaganda & Marketing
Erich Beting – Máquina do Esporte
CULTURA
Mídia Escrita
Cristina Padiglione – Folha de S. Paulo
Mídia Falada
Adriana Couto – Nova Brasil FM / TV Cultura
DIGITAL
Influenciador Digital
Luís Ernesto Lacombe – Gazeta do Povo / RedeTV
Jornalista Podcaster
Daniela Lima & Renata Agostino – CNN Brasil
Tecnologia
Felipe Payão – TecMundo
ECONOMIA
Mídia Escrita
Luis Nassif – Jornal GGN
Mídia Falada
Flávia Oliveira – CBN / GloboNews
Jornalista Empreendedor
Samy Dana – InvestNews BR
ESPORTES
Mídia Escrita
Vitor Sérgio Rodrigues – TNT Sports
Mídia Falada
Mauro Beting – Jovem Pan / SBT / TNT Sports
Locutor Esportivo
Téo José – SBT
LIDERANÇA DE VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO
Thiago Feitosa – Record News
NACIONAL
Mídia Escrita
Guilherme Amado – Metrópoles
Mídia Falada
Andréia Sadi – CBN / GloboNews
REPÓRTER
Imagem
Dario Costernaro – Band
Internacional
Mariana Becker – Band
Mídia Escrita
Luísa Martins – Valor Econômico
Mídia Falada
André Hernan – SporTV / TV Globo
SUSTENTABILIDADE
Kátia Brasil – Amazônia Real