O Prêmio Comunique-se surgiu em 2003 por uma iniciativa do Comunique-se em reconhecer os melhores profissionais de imprensa anualmente. O objetivo era construir um evento para o universo do jornalismo com a mesma proporção que o Oscar e o Grammy representam aos mundos do cinema e da música, respectivamente.
A principal missão com o evento vai além de reconhecer os melhores comunicadores. A “competição” sadia é apenas um meio para atingir o objetivo maiores, como estimular a boa comunicação, inspirar futuras gerações de comunicadores e, claro, divulgar a importância do bom jornalismo para o máximo possível de pessoas.
Desde a primeira edição até o momento, a festa da imprensa nacional sempre contou a presença ilustre de grandes comunicadores. Com o alto prestígio entre os próprios profissionais da área, naturalmente o evento ganhava relevância e audiência. Hoje, a premiação já é uma data especial no calendário dos jornalistas.
Oscar do Jornalismo
Cada vez mais importante e prestigiado, o Prêmio Comunique-se recebeu a alcunha de “Oscar do Jornalismo”, que é utilizada até hoje pela organização. Na oportunidade, a então contratada da CBN Luciana Hippolito foi a responsável por apelidar o evento em seu blog quando disputava a final na categoria ‘Nacional – Mídia Falada’ em 2009.
Confira o vídeo explicando esse assunto no canal ‘Fala Editor”, apresentado pelo jornalista Anderson Scardoelli, editor do Portal Comunique-se.
Prêmio Comunique-se
O Prêmio Comunique-se é o maior evento de relacionamento com formadores de opinião do Brasil. Para trabalhar o branding, o Oscar do Jornalismo pode ser a chave do sucesso. Exibir a marca no evento significa gerar uma ação de marketing que pode durar mais de 5 meses.
Isso porque o prêmio possui dois eventos anuais. Além da grande noite, onde os vencedores são reconhecidos na presença de mais de 600 comunicadores, há um almoço especial de lançamento com convidados vips para divulgar a temática da edição. Fora a divulgação em peças de e-mail marketing e banners no site da premiação e do Portal Comunique-se, que tem média mensal na faixa de 80 mil usuários.
O Alcance da sua marca ainda maior com o Oscar do Jornalismo
O Prêmio Comunique-se é o maior evento de relacionamento com os formadores de opinião no Brasil. Se a sua marca apoia o bom jornalismo e a liberdade de imprensa, veja como patrocinar a festa da imprensa nacional.
Roteiro nível de Oscar
A cada edição o evento escolhe uma temática para conduzir a festa. No Prêmio Comunique-se, por exemplo, o jornalista já foi de ‘viajante do tempo” a “artista de Circo”. A noite de premiação é um verdadeiro produto de entretenimento, roteiro moderno e bem-humorado com cinematografia no nível do Oscar.
A cada edição, os apresentadores da premiação são escolhidos rigorosamente. São três duplas em cada ano. O dream team do evento é formado por profissionais renomados do jornalismo e entretenimento.
Já subiram ao palco do “Oscar do Jornalismo” para comandar a festa da imprensa nomes como: Serginho Groisman, Ricardo Boechat, Sandra Annemberg, Marília Gabriela, Luciano Huck, Fábio Porchat e Ana Maria Braga.
Porque patrocinar
Os patrocinadores do Prêmio Comunique-se costumam escolher uma categoria específica para apoiar. Em geral, optam pela editoria que possui maior sinergia com a marca. Na grande festa, o patrocinador é o responsável por anunciar o ganhador de sua categoria.
Há também outras ações de relacionamento da marca apoiadora com jornalistas. Além disso, na noite de gala, o patrocinador pode acompanhar o evento de perto com uma mesa especial reservada para assistir de forma minuciosa a grande festa. Os patrocinadores são formados por empresas que claramente se posicionam em favor da comunicação e da liberdade de imprensa.
Apoiadores
O Prêmio Comunique-se ainda conta com um leque de apoiadores de mídia que são responsáveis pela cobertura e divulgação do evento em seus canais de comunicação. Na edição 2019, os parceiros foram: Kiss FM, revista Piauí, Portal Terceiro Tempo, MyNews, Record News, TV Gazeta, Rádio Bandeirantes, BandNews FM, Lance, HuffPost Brasil, SBT, Rede TV, Correio Braziliense, Propmark, revista RI e Metrópoles.
Em números
O “Oscar do Jornalismo”, ano após ano impacta milhões de pessoas por meio de mídia espontânea. A transmissão online reúne mais de 10.000 views e, atualmente, é comandada por uma dupla de repórteres responsáveis por conversar com os principais comunicadores e com cada patrocinador. Na edição deste ano, por exemplo, o Prêmio Comunique-se foi notícia em mais de 100 veículos de mídia no intervalo de um dia.
Participação e ativação com o público em geral
No início, a votação para escolher os vencedores em cada edição era feita exclusivamente por jornalistas. A participação era exclusiva aos usuários com cadastro no Portal Comunique-se. Porém, recentemente a votação se tornou aberta ao público em geral. Qualquer pessoa pode participar, sem restrições.
Para participar e ajudar a escolher os ganhadores, basta efetuar o login com uma conta do Facebook. Tal inovação, trouxe maior abrangência do Prêmio Comunique-se nacionalmente. Na edição de 2019, o evento chegou ao recorde de votações. Apenas na segunda etapa, onde são escolhidos os três finalistas em cada categoria, foi ultrapassado o número de 1,5 milhão de votos.
Conclusão
O Prêmio Comunique-se é o maior evento de jornalistas do Brasil. Patrocinar um evento como esse é apoiar a comunicação. A liberdade de imprensa e, ao mesmo tempo, expor a marca para uma audiência qualificada. Em geral, a audiência da noite de gala é formada por formadores de opinião.