Neste artigo, você vai descobrir o segredo das agências premiadas que contemplam o seleto grupo de ‘Mestres do Jornalismo’, no Prêmio Comunique-se.
O Prêmio Comunique-se é considerado o “Oscar do Jornalismo Brasileiro”. A maior premiação de jornalistas da atualidade ocorre anualmente desde 2003. Entre os prestigiados do evento, há uma categoria que se propõe a enaltecer o trabalho das agências de comunicação.
E desde 2007 há uma galeria que carrega o nome de “Mestres do Jornalismo”. Que, de forma resumida, é o reconhecimento máximo do Prêmio Comunique-se. Há duas possibilidades para uma agência receber a alcunha de mestre. A primeira exige que a empresa leve o troféu de vencedor três vezes consecutivas. A segunda alternativa é ganhar em cinco edições aleatórias.
Naturalmente, as agências que ganham o Prêmio Comunique-se são aquelas que se destacam positivamente ao longo do ano. Até 2015, por exemplo, a votação era exclusiva para jornalistas e usuários do Portal Comunique-se. Nas últimas edições, o modelo de votos sofreu alteração. Agora, o público em geral pode participar e ajudar a eleger os ganhadores.
Quais são as agências “Mestres do Jornalismo”?
Nesses 17 anos de Prêmio Comunique-se, somente quatro agências carregam o selo de mestres. São elas: CDN, Approach Comunicação, Grupo Máquina e In Press Porter Novelli. Apenas para efeitos de curiosidade, com exceção dos mestres, apenas outras duas agências já levaram para casa, ou melhor, para o escritório, o troféu do Prêmio Comunique-se: S2Publicom e Textual.
Quais são os diferenciais das agências mestres?
Approach Comunicação
A Approach foi a última agência a integrar o posto de “Mestre do Jornalismo”, quando levou o troféu na edição de 2018. A empresa está no mercado de comunicação há 20 anos. Uma das principais características da companhia é “estar ao lado dos seus clientes em todos os momentos”. Algo que foi ainda mais crucial com o momento atual de pandemia.
A agência acredita e aposta, fortemente, na integração dos serviços de comunicação atrelados a dados, inteligência, balanços, análises e monitoramentos de temas-chave. “A construção de uma comunicação pela promoção da equidade racial e da diversidade para construir diálogos mais inclusivos, empáticos e respeitosos, se tornam legados para 2021. Nossa expertise em sustentabilidade e diversidade é um diferencial para comunicar esses assuntos com a relevância que merecem”.
Principais serviços da agência:
- Digital;
- Imprensa;
- Mídia paga;
- Reputação institucional.
Cases da Approach
A agência conta com ampla variedade de cases, divididos por categorias. Desde desafios em comunicação em meio à pandemia, relatórios de sustentabilidades a casos premiados, como é o caso da campanha sobre o Dia Mundial Vitiligo, que ostenta a premiação…
The Stevie Awards 2019 | Bronze na categoria Public Service
Venceu o Prêmio Comunique-se nas edições:
- 2014;
- 2016;
- 2018.
CDN Comunicação
A CDN é a primeira agência a vencer a categoria, ainda em 2003, na primeira edição. E, curiosamente, também carrega o feito de levar pela primeira vez o título de “Mestre do Jornalismo” na categoria. A empresa está no mercado há quase três décadas. Assim como a Approach, a agência preza e defende pelo (bom) relacionamento – valorizando diálogo, conversa e boas histórias.
Além disso, a CDN acredita que as pessoas não são mais influenciadas pelo que uma marca diz. E sim pelo que determinada marca faz e como se comunica. “Hoje, comunicação eficaz é a que rompe barreiras e de fato cria uma ponte entre marcas e pessoas.”
Principais serviços da agência:
- Conteúdo;
- Gestão de crise;
- Relações públicas;
- Relações com a mídia;
- Relações institucionais.
Causas que apoia:
A CDN Comunicação se posiciona como uma agência que apoia causas. Como, por exemplo, consumo consciente, educação sobre câncer de mama, inclusão social e artesanais tradicionais.
Venceu o Prêmio Comunique-se nas edições:
- 2003;
- 2005;
- 2007;
- 2017.
InPress Porter Novelli
A InPress está no mercado desde 1988. A agência faz parte do Grupo Omnicom, que está presente em mais de 60 países. A empresa acredita que a comunicação é dinâmica e que existe uma necessidade de se renovar a cada projeto realizado.
E é justamente por apostar sempre na reinvenção que a InPress afirma que vai além do RP tradicional. “Tudo para promover experiências relevantes para as pessoas, em campanhas que sejam eficazes para a gestão estratégica da reputação de algumas das marcas e empresas mais importantes do mercado”.
Principais serviços da agência:
- Gestão de crises;
- Marketing de conteúdo;
- Marketing de influência;
- Relações com as mídias;
- Inteligência e análise de dados.
A InPress também conta com alguns cases de sucesso disponíveis no website. A agência exibe as campanhas da Skol, Casa do Gato, Tresemmé e Vasenol. As histórias mostram desde ações com influenciadores até estratégias de relações com a mídia e content marketing, a fim de fortalecer reputação de marca.
Venceu o Prêmio Comunique-se nas edições:
- 2006;
- 2009;
- 2011;
- 2013.
Grupo Máquina
A Máquina está presente no mercado desde 1995. A empresa faz parte do Grupo BCW Brasil. A agência se posiciona como obcecada por comunicação e comprometida, principalmente, com resultados.
“Acreditamos que as pessoas são movidas por histórias. Por isso, investimos na construção de narrativas poderosas, na escolha eficiente dos canais de disseminação e na estratégia apropriada para atingir cada audiência. É assim que construímos marcas, reputação e alavancamos negócios”.
Principais serviços da agência:
- Digital;
- Gestão de crise;
- BI/Analytics;
- Comunicação interna;
- Imprensa e influenciadores.
Cases de sucesso:
A Máquina disponibiliza uma série de cases de sucesso na área. Desde empatia por meio da comunicação no novo normal, passando pela redução do impacto social do coronavírus, e indo até a estratégia premiada em prol da sustentabilidade, por exemplo.
Venceu o Prêmio Comunique-se nas edições:
- 2004;
- 2008;
- 2010;
- 2012.
Categoria confirmada para o Prêmio Comunique-se 2021
Há algumas semanas, o Grupo Comunique-se confirmou a realização do Prêmio Comunique-se 2021. Vale lembrar que, em 2020, devido à pandemia, o evento foi cancelado. Desde o início do “Oscar do Jornalismo Brasileiro”, ano após ano, há alterações nas categorias. Algumas se transformam, outras deixam de existir e, vira e mexe, entram novas modalidades na premiação.
Na edição deste ano, a categoria de Agências está confirmada. Por isso, é mais uma grande oportunidade de reconhecer e valorizar as agências em geral. Não apenas as vencedoras, tampouco, somente as que entraram na categoria de “Mestres do Jornalismo”.
O objetivo do Prêmio Comunique-se é enaltecer todas as agências de comunicação. Desde as “eugências”, pequenas, médias até as grandes agências. Reconhecendo o amplo trabalho de tais empresas que trabalham fortemente para contar boas histórias e, principalmente, fortalecer a imagem e reputação de seus clientes.
Abaixo, veja a missão da premiação:
Missão do Oscar do Jornalismo Brasileiro:
Ao contrário do que se imagina, a missão do Prêmio Comunique-se não é e nem nunca foi premiar os melhores da imprensa. Na verdade, contemplar os principais comunicadores do país é o meio para se chegar a objetivos maiores:
- Estimular a boa comunicação;
- Inspirar futuras gerações de comunicadores;
- Divulgar a importância do bom jornalismo para o máximo possível de pessoas.