Ao contrário do que se pensava, o podcast tornou-se ferramenta crucial para qualquer área ou negócio. Desenvolvido ao longo dos anos e impulsionado pelo isolamento social em 2020, o mercado de podcasts no Brasil, mostrou que veio para consolidar uma nova estratégia de marketing digital. Desde 2004, a produção de conteúdo em formato de áudio só cresce e hoje, além de se consolidar como forte “vitrine” para empresas, continua em constante expansão.
A busca por conteúdo em áudio só cresce. De acordo com a pesquisa Podcast Stats Soundbites realizada pelo Spotify, o Brasil é o segundo mercado mundial em produção e consumo de podcast, ficando atrás apenas dos EUA. Esses números mostram o impacto da pandemia de Covid-19 no mercado audiovisual, onde diversos produtores de conteúdo tiveram a oportunidade de criar seus próprios canais e segmentar os assuntos por nível de interesse.
O que é podcast ?
Podcasts são transmissões em formato de áudio, geralmente organizados em episódios, que podem ser reproduzidos em serviços de streaming ou diretamente baixados da internet.
Geralmente, um programa de podcast tem periodicidade aberta. Ou seja, pode ser atualizado diariamente, semanalmente ou quinzenalmente, por exemplo. Assim como sua duração, que na maioria das vezes varia de cinco minutos a uma hora. Período este que hoje já não é uma regra, pois é possível encontrar programas de podcast com mais de duas horas de duração em cada edição.
Uma das principais características do podcast é sua imensa variedade. É possível consumir notícias de todos os gêneros, ficar por dentro de assuntos mais específicos e acompanhar discussões e entrevistas de personalidades totalmente distintas.
O Podcast-se, podcast oficial do Comunique-se, em sua edição número #182, falou sobre o boom de podcasts no Brasil.
Ouça “#182 A explosão dos podcasts no Brasil” no Spreaker.
O surgimento dos videocasts
Aproveitando o grande potencial de plataformas de streaming, em vez de registrar somente o áudio, passou-se a gravar a imagem na hora da transmissão. Um formato adaptado ao podcast, que alcançou um sucesso esperado na internet. Afinal, no Brasil, segundo dados da Kantar Ibope, 99% dos internautas brasileiros acompanham vídeos.
No início da pandemia, com os principais eventos de lazer cancelados e com a necessidade de ficar em casa, alguns formatos ganharam destaques. Como foi o caso das lives e dos videocasts. Portanto, conteúdos com grandes durações começaram a receber mais audiência e se destacar durante a pandemia.
Programas como Flow Podcast e PodPah são referências no formato e, atualmente, dominam a audiência no online. Cada um dos podcasts carregam no canal do YouTube uma média de três milhões de inscritos cada um. Com vídeos chegando a marca de 13 milhões de visualizações.
Entretanto, apesar de carregar a mesma finalidade, podcast não é a mesma coisa que videocast. Muito se banaliza, mas em sua essência, o formato em áudio possuí diversos estilos de produção e apresentação, diferentemente da versão em vídeo, que prioriza apenas o formato de bate-papo, sem cortes ou edições mais complexas.
Por que uma empresa deve investir em podcast?
Com a grande demanda de conteúdos sendo ofertados diariamente no online, é de extrema importância procurar novos caminhos e se adequar com o canal que está ganhando mais visibilidade na mídia. E o áudio, por conta da sua versatilidade, foi um dos formatos de conteúdo que ganhou cada vez mais espaço junto ao público.
Muitas pessoas e empresas de todo o mundo, sabendo do alcance, da proporção de audiência e da facilidade de produzir um podcast de forma independente, adaptaram sua programação para áudio ou desenvolveram programas com assuntos segmentados.
Assim, tornou-se bem mais fácil captar uma audiência qualificada. Que esteja realmente interessada em consumir determinado conteúdo por meio de áudio.
Para uma empresa que quer se manter inserida no mercado e sustentar seu relacionamento com o público, precisa estar atenta e monitorar as tendências do mercado da comunicação. As estratégias de marketing, dependendo da área de atuação da marca, pode variar de um podcast para outro.
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Quais são as vantagens?
Baixo custo de produção
Diferentemente da produção para o YouTube, o podcast não requer equipamentos caros ou de última geração. Muito pelo contrário. Com um simples fone de ouvido já é possível gravar nitidamente uma conversa e facilmente editar em um aplicativo gratuito via computador ou smartphone.
E claro, tudo isso sem um estúdio profissional. A conversa pode ser gravada via chamada ou por meio de algum site que realize chamadas com gravação. Obviamente, isso vai variar de acordo com o nível de produção que a marca que investir para o seu projeto. No entanto, para quem pretende manter o custo baixo, vai conseguir produzir sem nenhum problema.
Ser referência na área de atuação
Um dos processos mais difíceis do marketing de conteúdo é criar autoridade para a marca. Desenvolver conteúdos estáveis que contribuam, de forma positiva, para a imagem da empresa.
O podcast é um canal com abertura para discutir e levantar assuntos que por muitas vezes não é possível criar em outros formatos. Essa liberdade para falar e trazer assuntos sobre praticamente tudo é um ponto a ser explorado pelas empresas.
É possível, por exemplo, convidar um profissional da área para discutir ou tirar dúvidas sobre um assunto que tenha ligação com o nicho em questão. Isso traz o prestígio e confiança que o consumidor quer ver em uma instituição. Ou seja, criar um podcast é uma forma de torna-se referência no segmento e entregar materiais completos e de qualidade para o público-alvo.
Desenvolver uma comunidade exclusiva
Com as pautas definidas, é possível segmentar o público-alvo e desenvolver uma relação mais forte com a audiência buscada. A criação de um podcast corporativo é uma estratégia que aproxima e dá um toque humanizado para a empresa. Isso porque, conta com vozes diferentes, com visões e argumentos que se complementam.
Com essa audiência consolidada, torna-se mais fácil falar sobre determinado produto ou serviço e fazer com que atinja as pessoas corretas. Clientes que estão realmente interessados no conteúdo divulgado.
Diversos formatos de produção
Como mencionado anteriormente, o podcast, por ter um enfoque apenas no áudio, permite a produção em diversos formatos:
- Debates;
- Entrevistas;
- Documentário;
- Narração.
Com isso, a estrutura e edição de cada episódio permite também, formas variadas de apresentar o conteúdo. É uma escolha importante, que vai definir a identidade e o gênero do podcast.
O canal ideal para as empresas
Com as diversas possibilidades e o grande potencial da ferramenta, as grandes empresas apostaram no formato de áudio e estão investindo cada vez mais para atingir seu público de diferentes formas. Seja para buscar novos clientes, divulgar um novo produto ou mostrar autoridade sobre determinado assunto.
Empresas de diversos segmentos — como Natura, Globo, Bradesco e Itaú — são exemplos de marcas que investem no conteúdo como forma de divulgação. Gerando informação e identificação com os seus ouvintes. E o que não falta é inspiração e exemplos de sucesso.
Outro modelo que evidencia a presença de marcas no formato são as parcerias comerciais. Não precisamente uma empresa precisa produzir seu próprio podcast para expor sua própria marca. Empresas como Habib ‘s, Ragazzo e Ifood adotam esse estilo de potencializar seu negócio com anúncios e parcerias comerciais.
Concluindo…
O podcast tem provado que é muito além de “modinha”. Tem destaque na atualidade e pode ser visto como tipo de mídia para o futuro. Independentemente do projeto ou segmentação, o formato abre caminho para diversas possibilidades. A produção de um podcast é uma vitrine essencial para ampliar as oportunidades de negócios, potencializar temas e reforçar a identidade do conteúdo.