É indiscutível a importância de produzir um conteúdo rico em detalhes e que realmente seja atrativo. Porém, em alguns momentos, é natural não encontrar inspiração para escrever um bom assunto. Nessa circunstância, a pauta fria mostra-se como solução importante para produção de conteúdos em assessorias de imprensa.
Mais do que apenas buscar orientações para a criação de conteúdo, as pautas frias permitem explorar as possibilidades. É um ótimo recurso para aliviar o fluxo de conteúdos, podendo, ainda, ser um aliado no monitoramento de determinadas palavras.
O que é pauta fria?
A pauta fria é um assunto que não tem prazo de validade. Uma pauta que pode ser publicada a qualquer dia ou horário. Um conteúdo que nasce de uma observação de um determinado assunto factual, e mesmo com o passar do tempo, não perde o valor-notícia.
Isso não quer dizer que não seja uma pauta relevante. Muito pelo contrário. É uma estratégia que demanda estudo e um correto direcionamento. O que reforça a importância de estruturar corretamente os assuntos da pauta fria.
Em sua edição #69, o ‘Podcast-se’, o podcast oficial do Comunique-se, estendeu o debate sobre estratégia em assessoria. Para discutir o tema, o apresentador Cassio Politi conversou com a jornalista e diretora Claudia Belém, sócia e diretora na agência Atômica.
Listen to “#69 Estratégia em assessoria” on Spreaker.
Por que investir em pautas frias?
A pauta fria pode ser a solução ideal para o cliente assessorado. Um conteúdo que alivia e tira a pressão na montagem de novos assuntos. Sem precisar se preocupar com o deadline da campanha. Ou seja, é possível produzir uma pauta que não requer publicação imediata e, ainda, oferecer materiais de qualidade e que permite que o cliente se aprofunde sobre o assunto desenvolvido.
No entanto, para vender pautas corretamente, é necessário aprofundar a interpretação, trazer novos olhares e ampliar aquilo que já é de conhecimento do público. Logo, a maioria das pautas frias pode e deve ser baseada em algum conteúdo quente de alta relevância que atraiu ótimos resultados
Por isso, quando o assessor demonstra essa preocupação com as pautas, é mais fácil criar e desenvolver novos relacionamentos. Tanto para os assessorados, quanto para possíveis interesses. Mostrando autoridade e visão sobre determinado assunto.
Como utilizar pautas frias em assessoria de imprensa?
Dentro de uma assessoria de imprensa é normal encontrar dificuldades para levantar diariamente novas pautas que sejam, ao mesmo tempo, de assuntos quentes e totalmente atraentes. Por isso, ao utilizar uma pauta fria na campanha é preciso convencer que o assunto escolhido, por mais importante que seja, esteja atrelado ao cliente e faça sentido.
Portanto, ao divulgar as pautas frias, sem gancho de algum contexto atual, o ideal é facilitar a leitura, a abordagem e apresentar o assunto como “novidade”. Mantendo o padrão de layout das pautas anteriores, sem parecer um assunto fora da curva.
Na maioria dos casos, a preocupação gira em torno de encontrar conteúdos que unam o cliente com a proposta. No caso da pauta fria, as possibilidades são gigantes. Vantagem essa que não é encontrada nos formatos de pauta quente.
Fique atento às possíveis pautas
Não existe uma recomendação certa sobre quantos ou quais assuntos devem ser procurados para produzir uma pauta fria. Porém, geralmente, pautas que se referem a curiosidades gerais, cultura, lazer, cotidiano e bem-estar são boas opções de temas que podem ser facilmente introduzidos e produzidos em formato de pauta fria.
Confira algumas sugestões que podem resultar boas pautas frias:
- Eventos programados como feiras e palestras;
- Entrevistas com artistas e personalidades importantes;
- Pautas com assuntos fortes que dependam de opiniões diferentes. Assim se torna mais fácil sugerir participação de outras pessoas;
- Pautas que contemplem o aniversário ou duração/existência de algo ou alguém.
- Conteúdos que sirvam de complemento para assuntos que geralmente sempre se mantêm quentes (saúde, preços abusivos, escassez de recursos, etc.);
- Números, estatísticas e dados que podem servir como pauta para grandes debates e comparações;
- Datas sazonais também são ótimos “ganchos” para produzir uma pauta criativa que se relacione com o cliente (Páscoa, dia dos pais, namorados, natal, etc.).
Plataforma Completa de Clipping + Curadoria de conteúdos
Monitoramento de noticias em todas as mídias; centimetragem, analise de sentimento e clipping retroativo; Atendimento e curadoria personalizada. Tudo o que você precisa em um único lugar
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Concluindo…
A pauta fria é uma ótima estratégia e garante mais conforto e estabilidade. Tanto para o assessor, quanto para o assessorado. Na hora de montar a campanha, não descarte as possibilidades.
Independentemente do tipo de pauta, mantenha-se informado. Leia, assista e escute diariamente a palavra-chave ou assunto de interesse do seu cliente. Isso irá garantir o monitoramento completo e ótimas pautas na gaveta para usar futuramente.