O site americano especializado em comunicação DesignRush.com fez um levantamento que mostra que as agências que optam por investir em relações públicas tendem a construir uma identidade positiva para as marcas que atendem. Além disso, conseguem assegurar que a mensagem chegue ao público-alvo com eficiência.
Segundo o estudo, que ouviu as 25 maiores agências de relações públicas dos Estados Unidos, as empresas podem alcançar esses objetivos de cinco maneiras, que vão muito além do mero contato com jornalistas.
1. Construção de relações com a mídia
Talvez esta seja a tarefa mais importante no trabalho de assessoria e RP. Os objetivos desse tipo de atividade incluem:
- Melhorar o link building para fortalecer o SEO;
- Alocar entrevistas e informações na mídia;
- Realizar conferências de imprensa e coletivas com um público qualificado.
2. Gerenciamento de crise
Muitas empresas enfrentam crises que ameaçam sua reputação. As origens dos problemas podem ser muitas, como defeito em produto, falha de segurança ou problemas externos, por exemplo. Ao gerir uma crise, as atividades principais inerentes às agências são:
- Redigir textos voltados para o público;
- Posicionar a marca;
- Falar com a mídia;
- Gerenciar a expectativa do público;
- Assegurar que a marca transmita uma mensagem positiva.
3. Criar e distribuir press releases
Os press releases são um importante meio de comunicação com a mídia. As agências pesquisadas priorizam informações acerca de:
- Iniciativas de marketing da marca;
- Novas pesquisas;
- Produtos e serviços;
- Parcerias de marca.
4. Condução de pesquisa de mercado
Agências de RP também executam atividades internas que ajudam a posicionar a marca. Isso inclui conduzir estudos como:
- Pesquisa com consumidores;
- Pesquisa sobre concorrentes;
- Recomendações para campanhas de marketing.
5. Produção de eventos especiais
Agências podem ajudar seus clientes a criar eventos especiais ou, então, os gestores de seus clientes a dar palestra em eventos de terceiros. Além de desenvolver o conceito dos eventos ou palestras, as agências também podem estender sua atuação para outros tipos de eventos, como:
- Reuniões de networking;
- Coletivas de imprensa;
- Lançamento de produtos;
- Eventos de marketing experiencial.
Takeaways
A atividade de comunicação e de relações públicas vai muito além da mera criação de conteúdo para públicos específicos. As 25 maiores agências dos Estados Unidos têm a preocupação de tomar conta de toda a comunicação relacionada ao marketing de seus clientes. As empresas brasileiras podem — e devem — seguir o mesmo caminho.