Pesquisa “Talento Brasileiro da Comunicação” apresenta as principais características dos comunicadores. Levantamento foi realizado pelo Grupo Comunique-se em parceria com a ETALENT
Entender o perfil comportamental de quem trabalha nas mais diversas vertentes da comunicação social, como jornalismo, relações públicas e marketing. Essa foi a premissa do levantamento realizado pelo Grupo Comunique-se e pela ETALENT, principal consultoria no país em gestão de talentos e método DISC. Para isso, as duas empresas entrevistaram mais de mil pessoas do setor. O estudo, que teve seus resultados divulgados nesta terça-feira, 7 de abril, mostra que o comunicador é muito observador, mas pouco visionário.
Intitulada “Talento Brasileiro da Comunicação”, a pesquisa mostra que, entre os 1.846 respondentes, 10,29% têm a observação como principal característica comportamental. Item que, segundo os organizadores do material, representa quem “preza pelo seu status quo”. Também representa alguém que “precisa de muitas informações para direcionar o curso certo da ação”. Além disso, são classificados como gente que “busca no passado a compreensão para o presente” e “bons parceiros, pois entendem as pessoas”.
A pesquisa mostra, que dentro da metodologia DISC, as dez características predominantes entre os comunicadores brasileiros são:
- Observador (10,29%);
- Facilitador (9,91%);
- Orientador (6,28%);
- Especialista (5,87%);
- Articulador (5,24%);
- Gerenciador (5,13%);
- Integrador (4,82%);
- Conciliador (4,46%);
- Participativo (4,15%);
- Recuperador (4,06%).
Afinal, o que é a metodologia DISC?
Aplicada no estudo desenvolvimento pela ETALENT em parceria com o Grupo Comunique-se, a metodologia DISC organiza o perfil comportamental de uma pessoa a partir de quatro fatores predominantes: Dominantes, Influentes, eStáveis e Conformes. Dentro do quarteto de blocos estão as características em si. Observador, por exemplo, está inserido em “estáveis”. O levantamento em questão aponta os influentes como a de maior frequência entre os comunicadores do Brasil. Esse fator se sobressai em 43,16% dos entrevistados.
Responsável por apresentar ao lado de Rodrigo Azevedo, CEO do Grupo Comunique-se, os destaques da pesquisa durante webinar realizado na tarde desta terça-feira, 7 de abril, Dia do Jornalista, o CEO da ETALENT, Jorge Matos explicou que o resultado ajuda o profissional de comunicação a se conhecer melhor. “A pesquisa traz a experiência de autoconhecimento e reflexão”, disse o executivo. Ele registrou, ainda, que tal compreensão pode fazer com que os respondentes tenham contato com o seu “Cubo de Conhecimento”. Denominação que considera os comportamentos, os conhecimentos e as habilidades de alguém. A partir daí, consegue-se realizar atitudes de alta performance e gerar resultados.
Pouco visionário
Enquanto observador predomina em quase metade dos comunicadores brasileiros, “visionário” é uma característica pouco citada. Ela é o principal ponto apenas para 0,36% dos entrevistados. É seguida por “verificador”. Item que também está distante de chegar a um ponto percentual, figurando com 0,55% dos respondentes. Questões que podem estar relacionados a outros pontos da pesquisa “Talento Brasileiro da Comunicação”. Afinal, apenas 32% se classificam como “empresário(a)/profissional liberal”. Em contrapartida, 47% afirmam que trabalham como empregados dentro das normas da CLT.
Outro ponto é que poucos comunicadores aparecem dentro da classificação de “super-humano”, ou perfil overshift. Trata-se de pessoas que “assume muitas responsabilidades”. De todos os mais de mil respondentes, somente 0,16% estão no grupo. Detalhe: “estão”, não é que são. Esse resultado é rotineiramente modificado. “O comportamento não se mantém por muito tempo”, avisam os organizadores do levantamento.
Outras informações
A pesquisa “Talento Brasileiro da Comunicação” vai além do perfil com base na metodologia DISC. Com as respostas, o estudo traz outros indicadores relacionados a esses profissionais, tais como:
→ Divisão demográfica
→ Área de atuação
→ Situação ocupacional
→ Faixa etária
→ Faixa salarial
→ Escolaridade
→ Gêneros
A pesquisa completa “Talento Brasileiro da Comunicação” está disponível na web e pode ser baixada gratuitamente. Para acessar, basta clicar aqui!
Concluindo…
O trabalho desenvolvido por Grupo Comunique-se e ETALENT não apresenta meros dados. A pesquisa “Talento Brasileiro da Comunicação” serve para o profissional do setor se conhecer melhor, tendo acesso direto às características mais comuns e as mais raras entre os colegas. A partir dessa compreensão, é possível traçar ações para que — na vida pessoal e, principalmente, na profissional — os pontos fortes sejam ressaltados no dia a dia e, consequentemente, os pontos fracos sejam devidamente trabalhados.