Qualquer marca ou empresa precisa — de alguma maneira — estar em contato com a sua audiência e se esforçar para alcançar um público ainda maior. Existe diversas ações de marketing que são planejadas para realizarem justamente essa interação. A mídia espontânea acontece quando seus clientes, a imprensa e o público em geral compartilha seu conteúdo, fala da sua marca atrás do boca a boca, ou discutem de alguma outra maneira sobre o seu negócio. Em outras palavras, as menções são obtidas organicamente, o que significa que elas são voluntariamente dadas por terceiros.
Você pode ter uma estratégia bem elaborada de inbound marketing e content marketing, entretanto, é imprescindível disseminar tudo aquilo que você produz para atrair mais pessoas e captar novos leads. Este meio de comunicação, apesar de não ser nenhuma novidade, ganhou força com o crescimento das mídias sociais, são uma oportunidade para as marcas criarem relacionamentos com os públicos.
Há algum tempo, em diversas ocasiões, empresas ignoravam e perdiam oportunidades incríveis de mídia ganha, provavelmente porque não tinham ideia de quais benefícios estavam perdendo! A conceituada revista Inc Magazine listou alguns benefícios que se pode obter da mídia espontânea.
Awareness – consciência sua marca
A mídia espontânea proporciona a você a oportunidade de levar sua mensagem para a comunidade local ou para os pontos que seu público-alvo está assistindo, lendo ou ouvindo. Embora nem sempre seja o objetivo final de todas as empresas, esse tipo de estratégia dá visibilidade, levando a uma maior consciência da sua empresa.
Aumentar a credibilidade
Quando sua empresa é citada por outro veículos de comunicação renomados, a credibilidade aumenta consideravelmente. Ter profissionais conceituados falando sobre você impõe mais respeito e sua publicação faça a ser considerada como referência.
Gerenciar Mensagens
A mídia espontânea oferece a oportunidade ideal para definir quem é você, o que você oferece e como isso o diferencia de concorrentes em seu espaço. Mensagens consistentes compõem confiança e lealdade com potenciais clientes. Ao fornecer uma entrevista — num programa de rádio, televisão ou qualquer outro tipo de mídia, seja online ou impressa — por exemplo, seus potenciais clientes absorvem mais facilmente o raciocínio por trás da sua marca. É justamente por isso que muitas agências de relações públicas oferecem treinamento em mídia, o que pode ser benéfico para conquistar a ansiedade da entrevista. Esse treinamento também pode ajudá-lo para mencionar sua empresa de forma eficaz e aproveitar tudo a seu favor.
Expandir a marca
Earned media, seja rádio, televisão, revistas, jornais ou on-line, oferece às empresas a oportunidade de expandir seu alcance para uma variedade de públicos-alvo. Hoje em dia, as pessoas ainda comentam, curtem e compartilham nas redes sociais, impactando mais pessoas. Um caso recente, divulgado pela revista americana, conta que o cliente de um restaurante local concedeu uma entrevista sobre o que achou da experiência após a refeição. Uma televisão local publicou essa opinião no Facebook e gerou mais de 37.000 visualizações. Não surpreendentemente, no dia seguinte, o restaurante estava com fila de espera ao redor do quarteirão!
Valor Imparcial
Nos negócios, sempre queremos calcular ROI. Um investimento de mídia ganha com uma empresa de relações públicas não é diferente. Antes de iniciar sessão, certifique-se de que você receberá relatórios de publicidade e avaliação que incluem números de audiência, circulação e visitantes únicos por mês, bem como uma avaliação das impressões de mídia que você recebe, conforme determinado por um terceiro imparcial. Esta informação irá confirmar se o valor que você está recebendo vale o investimento.
Na imagem abaixo, alguns outros benefícios citados pelo site americano “social media today”.
Mídia Espontânea: potencialize o alcance da sua marca e gere credibilidade por meio da imprensa
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Assessores x Clientes
É comum assessores terem dificuldade de entender — ou prometer — um resultado plausível de mídia espontânea para o assessorado. Na visão de Felipe Pestana, sócio do DINO — Divulgador de Notícias — os clientes que têm uma maior dificuldade de compreender o verdadeiro papel de uma assessoria de imprensa:
“Não é que o trabalho da assessoria não dá resultado, não é essa a questão. Trata-se apenas de uma quebra de expectativa. É igual ao content marketing. Ele funciona, gera venda, mas tem todo um ciclo por trás. Ou seja, na mídia espontânea, não é porque você saiu num grande veículo, que amanhã você acordará rico”.
Na visão de Pestana, a assessoria “não vende vendas”, ela fornece um serviço complementar, que ajudará a empresa a ganhar visibilidade, awareness e credibilidade. Entretanto, se o cliente não executar nenhuma estratégia de inbound e content marketing em conjunto, não vai funcionar. Tudo tem que caminhar junto. Veja abaixo um gráfico que mostra exatamente as aplicações da mídia conquistada em estratégias de marketing.
O tema deste post foi assunto do Podcast do Comunique-se, que foi ao ar no dia 28/02/2018. Para ouvir, basta clicar no player abaixo.