O press release, ou simplesmente release, é uma ferramenta de comunicação fundamental no trabalho de divulgação e difusão de informações. Na prática, podemos defini-lo como um material informativo, cujo objetivo é servir aos jornalistas de redação com conteúdos relevantes sobre uma determinada marca ou produto. O release, que também é conhecido como comunicado (traduzido ao pé da letra), é utilizado principalmente pelas assessorias de imprensa, que são responsáveis pelo trabalho de relacionamento com a mídia.
A principal finalidade desses conteúdos é cavar pautas nos veículos de comunicação ou até mesmo ser utilizado como material de apoio dentro das redações jornalísticas.
O intuito é garantir que a informação anunciada seja veiculada na imprensa, a fim de garantir espaço nos veículos de comunicação por meio de mídia espontânea. Por esse motivo, os boletins de imprensa devem ser produzidos seguindo à risca a linguagem jornalística.
Como estruturar os releases
Primeiro passo
Garanta que o conteúdo exposto no material se trata de um assunto relevante e, que acima de tudo, seja de interesse público. Isso quer dizer que o release sempre vai chamar e reter atenção dos jornalistas por meio da qualidade daquilo que está sendo comunicado em seu contexto, além, claro, se possui relação com a editoria em que eles atuam.
Para garantir que o primeiro passo seja dado com precisão, é preciso apresentar detalhes sobre o tema discorrido, a fim de fornecer elementos pertinentes à imprensa. A sua pauta deve trazer algo novo, algum enfoque diferente. Isso é uma característica fundamental que brilha os olhos de qualquer jornalista.
Um release deve ser escrito como uma notícia. Portanto, não utilize adjetivos em excesso para “qualificar” seu produto na tentativa de mostrar suas qualidades e benefícios, tampouco produza um texto com caráter publicitário.
Segundo passo
Se atente ao título da notícia. Sabemos que, atualmente, os conteúdos são consumidos de forma muita rápida, com uma leitura dinâmica. Por isso, se a chamada principal, principalmente a que vai no assunto do e-mail,não for atrativa, dificilmente o restante do material será analisado.
Procure contextualizar e resumir ao máximo o que será discorrido no restante do material com palavras chaves e gatilhos mentais. O título precisa empregar exatamente aquilo que será lido abaixo.
Terceiro passo
Elabore o primeiro parágrafo de forma prática e objetiva. É preciso entregar as principais informações logo de cara. E como fazer isso? Utilize a técnica da pirâmide invertida. Assim, você garante que todas as dúvidas sobre do que se trata esse conteúdo sejam sanadas.
Essa primeira parte do texto, conhecida como lead (ou lide), é destinada justamente para fornecer as informações acerca do tema e adiantar o que será tratado no restante do texto.
Para cumprir essa missão, é preciso responder alguns requisitos de praxe. Para isso, utiliza-se o método conhecido pelo acrônimo 5W1H, responsável por apresentar as perguntas e respostas que devem ser feitas em qualquer relato.
- O quê? (What?)
- Quem? (Who?)
- Quando? (When?)
- Onde? (Where?)
- Por quê? (Why?)
- Como? (How?)
Com os primeiros passos estruturados, o importante é prosseguir redigindo as principais informações de forma clara e objetiva, sempre. Procure utilizar dados, fontes relevantes e, se for o caso, cabe inclusive a fala de algum executivo da organização.
Não existe um modelo padrão em relação ao tamanho do texto, tampouco uma quantidade mínima ou máxima de caracteres. É preciso, claro, ter bom senso nessa hora. O mais importante é ser sucinto na elaboração do release, fornecendo todas as informações pertinentes em um curto espaço.
Não esqueça de disponibilizar os contatos dos responsáveis pelo material ao final de cada conteúdo. Afinal, se determinado jornalista se interessar pela pauta, certamente entrará em contato para obter mais informações sobre o tema e até mesmo esclarecer eventuais dúvidas com a fonte.
Distribuidor de releases
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Distribuição do release para a imprensa
Em geral, os comunicados de imprensa são distribuídos via e-mail. Com isso, é válido ressaltar a grande concorrência que existe na caixa de entrada dos jornalistas. Os profissionais recebem centenas de releases diariamente.
Por isso, se faz necessário também utilizar algumas técnicas para obter um resultado melhor. O título do e-mail é extremamente importante. Entre as inúmeras mensagens não lidas, você precisa se destacar com a melhor chamada possível.
Uma pesquisa realizada pelo próprio Comunique-se, sobre as melhores práticas para se relacionar com a imprensa, aponta que e-mails com títulos de até 50 caracteres possuem uma taxa de abertura maior, quando comparado a títulos mais extensos.
Outra comprovação que a objetividade é o caminho ideal para alcançar o resultado desejado – que é a publicação e veiculação da notícia na mídia.
Conclusão
Considerando que o release é ferramenta importante para obter resultado espontâneo na mídia, fica claro que um conteúdo bem escrito, com assunto impactante e distribuído para um mailing segmentado, aumenta significativamente as chances de o material ser aproveitado pelos jornalistas. Por tanto, é fundamental dedicar um tempo no processo de criação e planejamento.