Comunicação corporativa pode ser definida como um conjunto de atividades que envolvem o gerenciamento e integração de todas as comunicações — internas e externas — dentro de uma empresa, e que cria pontos de vista favoráveis entre as pessoas das quais a empresa depende.
No geral, são as mensagens que uma organização corporativa, agência ou instituto emitem para seus públicos-alvos, podendo ser funcionários, assessores, jornalistas, parceiros ou qualquer indivíduo em geral. As empresas têm como objetivo realizar uma comunicação e transmitir a mesma mensagem para todas as partes interessadas, transmitindo conhecimento, credibilidade, ética e conteúdo agregador.
Por que a Comunicação Corporativa é importante?
A comunicação corporativa é fundamental para todas as empresas que querem realizar uma comunicação corporativa eficiente. Veja alguns motivos pelos quais você deve investir e dar uma atenção especial para sua comunicação:
Marca corporativa:
A marca é a imagem e principal elemento de uma empresa, pois define quem ela é, seus produtos, sua mensagem e seu compromisso com o público. É importante ter uma comunicação estruturada. É por meio dela que sua marca será definida na mídia e como será vista por empresas concorrentes. Uma das funções da comunicação corporativa é criar uma reputação positiva e respeitada. Tanto dentro da empresa quanto externamente, com os concorrentes e o público em geral.
Identidade corporativa e identidade organizacional:
Identidade corporativa refere-se à singularidade da organização, ou seja, à imagem da empresa, tanto externamente quanto internamente. A identidade organizacional, por sua vez, refere-se às características que compõem a empresa, como funcionários, compradores e investidores. São comunicações fundamentais para que os funcionários se sintam integrantes da função dentro da empresa.
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Responsabilidade Corporativa:
A responsabilidade corporativa refere-se ao respeito de uma corporação pelos interesses gerais de públicos ou sociedades. Essa parte da comunicação corporativa faz com que a empresa olhe para além de suas tradições e se adapte às implicações sociais, sempre atenta ao mercado.
Reputação Corporativa:
A reputação de uma corporação significa alavancar ainda mais o negócio ou afundá-lo. As reputações não são apenas definidas pelo público em geral, mas pelas partes interessadas e investidores da corporação. Deve ser planejado nas empresas a garantia de que a corporação tenha a chance de continuar em crescimento e ter um futuro próspero.
Comunicações de crise:
As comunicações de crise podem ser referidas como um desafio público à reputação e imagem da corporação. Desafios como esses podem vir sob a forma de alegações criminais, ataques ou investigações da mídia e violações de certos regulamentos relacionados ao meio ambiente.
Dicas úteis para comunicação corporativa eficiente
- Utilize ferramentas de comunicação corporativa. Existem diversas no mercado que facilitam o seu trabalho dos seus funcionários, aumentando a produtividade e melhorando a comunicação interna
- Revise todos os e-mails para garantir que você se torne profissional.
- Tenha cuidado com a comunicação verbal. Ou seja, esteja aberto a ouvir e falar com outras pessoas.
- Mantenha sua vida social e profissional separadas.
- Mantenha seus ouvidos abertos. Um ótimo profissional de comunicação é alguém que sabe o que está acontecendo antes do resto do mundo.
- Não reclame. A comunicação corporativa pode ser um departamento difícil, mas não gosta de reclamantes.
- Comunique-se como um profissional. Este é um negócio corporativo e precisa ser tratado de maneira profissional.
Takeaway
A comunicação corporativa é um aspecto fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa. É justamente ela que garantirá que determinada organização tenha um futuro promissor em um setor que vive em constante mudança. Além de passar a credibilidade para os públicos externo e interno, blindando e garantindo o sucesso da imagem da marca.