Como criar e manter uma newsletter
Embora muitas opções de comunicação online entre marca e público tenham surgido nos últimos 15 anos — como YouTube, redes sociais etc. —, o e-mail continua sendo um canal forte para as empresas – principalmente com a newsletter. Segundo o site Statista, que condensa e publica estatísticas em variados campos, o uso do e-mail segue em crescimento.
Conforme mostra o gráfico, em 2017 eram 3,7 bilhões de usuários de e-mails em todo o mundo. Em 2018, houve crescimento de 0,13%. Pode parecer pouco, mas o simples fato de haver crescimento em vez de queda indica que o e-mail não está condenado à morte, como se pode supor.
Para efeito de comparação, o Facebook tem 2,2 bilhões de usuários. Ou seja, há 74% mais usuários de e-mail do que de Facebook. O Statista projeta, ainda, crescimento contínuo, indicando que em 2022 haverá 4,3 bilhões de usuários de e-mail no mundo todo.
Isso explica em parte por que muitas empresas buscam formar mailings de leitores, potenciais clientes e clientes. Acontece que apenas ter uma lista repleta de nomes e emails não basta. É preciso aquecer essa base enviando-lhe conteúdo útil e interessante, papel que cabe à newsletter.
Segundo uma matéria do site de notícias americano Chron, uma newsletter enviada regularmente gera cinco benefícios para as marcas: brand awareness, posicionamento como expert, tráfego para o site, contato ativo com os clientes e aumento da base.
A agência americana de marketing digital Tridigital explica em seu blog que “empresas enviam e-mails para manter seus clientes informados sobre o mercado, mas as newsletters têm também uma importante função, que é ajudar a educar os potenciais clientes e persuadi-los a trabalharem com você”.
“Se você perguntar a qualquer blogueiro por que se deve fomentar uma lista de emails, ele tipicamente responderá que a oportunidade de fazer dinheiro está no mailing”, complementa um post do blog da empresa desenvolvedora de plugins de WordPress Tribulant.
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Como criar uma newsletter
Principal plataforma de automação de marketing do mundo, o Hubspot mantém em seu blog um tutorial sobre como fazer newsletters. Nos baseamos nos passos sugeridos por ele — mas acrescentamos informações de outras fontes e de nossa própria experiência — para sugerirmos o passo a passo a seguir.
#1 Defina um objetivo
Quando for ativar um canal, defina primeiro para qual finalidade ele está sendo criado. O mesmo vale para newsletters. O blog focado em marketing digital Square Up questiona: “Você precisa de uma newsletter? Provavelmente, sim. Mas você deve saber o que exatamente quer obter a partir do envio de emails para seus cadastros”, sugere um dos posts. Dois objetivos comuns de newsletters são ativação da base e geração de tráfego para o site.
#2 Crie um layout
O design é importante. Pode ser feito por uma equipe própria ou por freelancers em sites como o Fiverr. Há, ainda, templates gratuitos, como esta lista publicada pelo Canva e algumas ferramentas de e-mail marketing, como Mailify que oferece uma galeria extensa de templates gratuitos. O aspecto mais relevante no que tange o design é a responsividade. Ou seja, o layout precisa estar preparado para ser aberto tanto em desktop quanto em mobile.
A ferramenta de disparo de email em massa Constant Contact, popular em todo o planeta, conta em seu site que 48% dos emails disparados por seus clientes são abertos em dispositivos móveis (como smartphone e tablets). Daí a importância de o e-mail enviado ser responsivo.
#3 Produza seu conteúdo
Uma prática frequente é usar como conteúdo da newsletter os próprios conteúdos produzidos pela empresa em seus canais, como blog, YouTube, redes sociais etc. Apesar de não ser tão comum, é possível produzir um conteúdo específico para newsletter.
É preciso dispensar especial atenção ao assunto do email. Um artigo da plataforma de marketing digital Thrive Hive recomenda que o campo de assunto tenha sempre entre 30 e 50 caracteres para conseguir melhor desempenho.
#4 Escolha uma boa plataforma
Existem diversos fornecedores de disparo de email, com formas de cobrança e preços variados. Um review do WP Beginner, site especializado em WordPress, indica os seguintes serviços como sendo os melhores:
Esta lista é apenas um de muitos reviews feitos na internet. Convém buscar outras indicações para que a comparação fique ampla.
#5 Analise os resultados.
Uma das ferramentas listadas no ranking das melhores ferramentas, o MailChimp atualiza anualmente sua página que informa as taxas médias de abertura de seus clientes. Dependendo da indústria e do tamanho do mailing, a taxa de abertura varia entre 15% e 25%. E a taxa de cliques fica entre 1% e 4%.
No mercado de marketing, acredita-se que, de forma arredondada, taxa de abertura na casa dos 20% e de cliques, dos 2%, estejam de bom tamanho. Essa estimativa pode ser adotada pelas empresas que iniciam uma newsletter como o primeiro patamar a ser alcançado.
Takeaway
Newsletters funcionam bem porque as pessoas ainda usam — e muito — o email. É preciso criar a newsletter com um objetivo em mente, criar um design responsivo e usar uma boa plataforma de disparo para que os resultados sejam pelo menos iguais à média de mercado.