Com o meio digital cada vez mais dominante no mundo corporativo, não há como imaginar uma assessoria de imprensa que não tenha forte atuação e know-how no ambiente online. Em um passado nem tão distante, a realidade era outra. A fonte primária de captação de novos clientes neste segmento era, principalmente, por meio de indicações.
Os avanços tecnológicos trouxeram modificações na forma de atuar do mercado de assessoria de imprensa. A entrada do marketing digital no segmento, por exemplo, alterou o modelo de serviços oferecidos. E, com isso, a forma de prospectar e atrair novos clientes sofreram transformações. Com os novos canais, as possibilidades de levar a mensagem ao público-alvo se multiplicou.
Canais de mídia paga
Antes de adotar qualquer canal como uma fonte de geração de leads em sua estratégia de marketing digital, é necessário se fazer um estudo a fundo sobre o público-alvo. Com base no conhecimento sobre o target, a tomada de decisão será fomentada por dados. A grande sacada é conhecer minuciosamente as principais características e o comportamento do público. E, claro, é importante testar. É bom realizar alguns testes e acompanhar a performance dos anúncios.
Feito isso, o próximo passo é conhecer as possibilidades de canais que se pode trabalhar. Para facilitar, pode-se dividi-los em grupos. Veja, abaixo, alguns exemplos de fontes de lead em mídia paga:
- Rede de pesquisa
- Rede de display
- Social Ads
Rede de pesquisa
Se a estratégia é atingir usuários que buscam ativamente, o canal mais adequado para trabalhar é a rede de pesquisa. Há como anunciar nos principais buscadores, como Google, Bing e Yahoo. O modelo de Pay Per Click (pagamento por clique), como o próprio nome sugere, o anunciante só paga quando um determinado usuário interage com o anúncio.
Para que o anúncio seja ativado no momento da pesquisa é necessário definir as palavras-chave. Escolha as keywords que tenham ligação direta com o tipo de produto que você está anunciando. Há diversas ferramentas como o Ubersuggest para orientar sua análise de palavras com o melhor desempenho e custo-benefício.
No Google, por exemplo, há uma média de 3,5 bilhões de pesquisas diárias. Ou seja, com certeza o público-alvo de assessoria de imprensa está presente. Isso significa dizer que, para aumentar o número de novos clientes e o faturamento da empresa, é quase obrigatório estar presente nesse canal de mídia paga para existir.
Rede de display
Se o objetivo é atingir os usuários com base no perfil de site que eles frequentam, a rede ideal é o display. Essa rede do Google Ads é composta por mais de um bilhão de sites parceiros que recebem anúncios em suas páginas e alcançam mais de 90% dos usuários no mundo. Nesse formato, os anúncios são construídos por meio de banners. A criatividade é o caminho para impactar o usuário enquanto ele navega pela web.
Para atingir o seu público-alvo, há uma série de filtros para segmentar e atingir exatamente o perfil que você deseja. Há como escolher as características da pessoa, selecionar o seu comportamento habitual, tipo de conteúdo que frequenta, gênero, faixa-etária e até por renda familiar, entre outras possibilidades de afunilar a segmentação.
Social Ads
Se o objetivo é alcançar o seu público enquanto ele navega em suas redes sociais de preferência, o social ads é o caminho mais certeiro. Cada vez mais as pessoas passam horas e horas navegando em suas páginas nas redes. Por isso, anunciar no social ads é essencial. Além disso, há como ser extremamente assertivo ao escolher a rede mais frequentada por seu público-alvo.
É o caso de Facebook Ads, Instagram Ads, Linkedin Ads e Twitter Ads. Nas redes sociais, os formatos de anúncios são amplos. Desde imagens no feed do usuário, vídeos em stories até mensagens direta na caixa de mensagens. Criando uma estratégia de atuação e com anúncios efetivos, pode ser um canal precioso na hora de alcançar novos clientes.