Se relacionar com a imprensa na prática não costuma ser tarefa tão simples. O grau de complexidade aumenta quando tais ações são executadas sem nenhuma experiência. Qualquer deslize pode ser banal. Para evitar possíveis crises, há um processo de treinamento para aperfeiçoar o relacionamento com jornalistas de redação, o media training.
Na prática, o método tem por objetivo final preparar porta-vozes — responsáveis por representar a comunicação oficial das organizações — para encarar os profissionais de imprensa em entrevistas, eventos ou até mesmo em encontros pessoais. Afinal, para se pronunciar com precisão é necessário conhecimentos técnicos, a fim de eliminar qualquer espaço para margem de interpretações por parte da mídia.
O primeiro passo antes de iniciar o processo de media training é justamente definir os porta-vozes da corporação. Além de concentrar o treinamento de mídia exclusivamente aos responsáveis pela comunicação, exclui a possibilidade de qualquer outro profissional que não detenha tal função se manifestar aos veículos de comunicação em nome da empresa.
Quem aplica media training?
Na hora de mapear as principais opções disponíveis para realizar o media training, há várias possibilidades para contratar tal serviço no mercado. Existe um leque de empresas que oferecem o treinamento intensivo como produto e que são especialistas no assunto.
O perfil de players que oferecem o media training pode variar. Desde assessorias de imprensa a agências de relações públicas até os próprios cursos profissionalizantes que podem ser encontrados tanto em plataformas digitais como em turmas presenciais.
Método de treinamento
Preparar um porta-voz para se relacionar de forma correta com a imprensa requer uma grande complexa, recheada de técnicas e habilidades comunicacionais. Apesar disso, a carga horária de media training não costuma ser tão extensa, levando em comparação principalmente outros métodos de comunicação corporativa.
De modo geral, os treinamentos acontecem no modelo “intensivão”. Bastante conteúdo, teórico e prático, em um curto espaço de tempo. Claro, não há nenhuma regra padrão
estabelecida. A duração pode e vai variar bastante de acordo com o perfil e a necessidade de cada empresa. As aulas costumam durar cerca de um a cinco dias.
Nesse meio tempo, os porta-vozes são bombardeados de conteúdos sobre a essência do jornalismo. Além de desenvolver habilidades e técnicas de comunicação em geral, é essencial que compreendam a fundo o papel da imprensa. Ao dominar a arte de se comunicar com a mídia, a relação entre as partes se torna mais frutífera.
Há uma gama de assuntos que são pontuados nesse tipo de treinamento. Desde a linguagem verbal até a não verbal. Afinal, ao conceder uma entrevista aos veículos de comunicação, há centenas de olhares observando os movimentos.
Por isso, treinar gesticulações e postura corporal é fundamental para o entrevistado. O porta-voz não pode emitir ou transparecer nenhum tipo de insegurança, desconforto ou falta de preparo ao se pronunciar.
Tipos de media training
Existe variações e enfoques diversificados com o media training. De acordo com a necessidade de cada empresa, é possível escolher o modelo mais adequado. Se o objetivo da corporação é tornar o porta-voz um exímio orador, o ideal é o speaker training. Assim, o profissional aprenderá técnicas para falar para grandes públicos e mega eventos. Palestrantes costumam ingressar nesse modelo.
Se o objetivo, por exemplo, é melhorar a comunicação dos porta-vozes da organização em suas respectivas redes sociais, o melhor caminho é optar pelo social media training. E para empresas que buscam aprimorar a comunicação com a imprensa em momentos de crise, o media training de crise traz enfoque para esse tipo de necessidade com as melhores práticas para se posicionar diante de situações adversas.
Concluindo…
Se relacionar a com a imprensa é essencial para aumentar a visibilidade na mídia e fortalecer a imagem da corporação. Porém, é necessário estar extremamente preparado para lidar com jornalistas de redação e tornar a relação produtividade para ambas as partes.