Marketing Jurídico: usando o LinkedIn para aumentar sua visibilidade
O LinkedIn atualmente é a maior rede social que conecta profissionais. São cerca de 500 milhões de usuários em todo o mundo. Só no Brasil são quase 30 milhões, fazendo com que o país ocupe o 3º lugar em números de usuários ativos na plataforma.
Diferente das redes sociais tradicionais ela não é focada em relacionamentos (amizade e namoro como a maioria), mas sim no mercado de trabalho e no âmbito profissional. A plataforma foi criada para estimular o compartilhamento de experiências corporativas e conquistas profissionais, para assim gerar negócios e criar oportunidades empregatícias.
Muito usada por pessoas físicas para se apresentarem diante das empresas, mostrar suas competências, experiências, objetivos de carreira e tudo que for relevante profissionalmente. Por outro lado estão as pessoas jurídicas, que utilizam a ferramenta para contratação de novos funcionários além de usarem como fonte de prospecção de novos clientes.
Alguns dados interessantes sobre o LinkedIn:
- Disponível em 24 idiomas;
- 2 novos usuários por segundo;
- Mais de 40 milhões de estudantes ou recém-formados;
- Os estados com mais 1 milhão de usuários são: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas, Rio Grande do Sul e Paraná;
- 50 mil posts são publicados por semana;
- 47% dos usuários acessam via smartphone;
Com base nesses números já da para ter ideia do quão grande é essa plataforma, e o quanto é possível explorá-la. Para profissionais do setor jurídico é um mar de oportunidades. No mesmo lugar estão reunidos tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Público perfeito para qualquer escritório de advocacia ou advogado.
Mas antes de sair criando um perfil de qualquer forma por lá, vamos compartilhar com você algumas dicas que vão te ajudar a ter um desempenho melhor dentro da plataforma. São técnicas que podem ajudar o seu perfil ter um alcance de visibilidade maior. Confira:
Perfil
Estar de fora dessa rede é estar dar as costas para diversas oportunidades de negócio. Para começar é rápido e grátis, basta criar um conta preencher as informações do seu perfil e começar o networking.
Existem diversas formas de você conseguir se desempenhar melhor que outros usuários e conseguir uma melhor visibilidade diante das conexões. Basta seguir algumas de nossas dicas e aplicá-las que com certeza você irá colher bons resultados.
Foto de perfil
Pode parecer óbvio, mas a foto é um dos detalhes mais importantes. Estudos mostram que as pessoas formam uma impressão de você ao ver sua foto em menos de um segundo. Por isso, é bom ter cuidado na hora de escolher qual foto colocar no seu perfil.
Para ajudar, vamos compartilhar uma dica que vai te ajudar a influenciar a impressão que a sua audiência tem em relação a você.
O Photofeeler é uma ferramenta que analisa 3 quesitos importantes em relação a sua foto: Competência, Simpatia e Influência. Após importar sua foto para a ferramenta a comunidade dá votos e ainda comenta sobre ela. Para encontrar a foto ideal, basta subir diversas e ir testando até encontrar uma que melhor desempenha.
Título
O título é outra coisa bem importante no perfil. O Linkedin assim como qualquer outra rede social é um mecanismo de busca baseado em palavras-chave, você pesquisa nome de pessoas, páginas, artigos, e ele te retornar o que encontro relacionado a sua pesquisa.
Agora, pense no Google, quando você tem uma dúvida sobre um assunto qualquer e não sabe como pesquisar, como você pesquisa? Através de palavras-chave.
Exemplo: Advogado trabalhista. Aqui você não sabe o nome de um escritório específico, de um advogado especifico, apenas digitou palavras que te retorne uma resposta coerente.
No Linkedin funciona basicamente da mesma forma, caso alguém tenha dúvidas sobre uma determinada legislação e queira esclarecer com algum especialista de forma rápida, ou até mesmo para questões de networking, essa pessoa irá buscar por algo como “Advogado Civil, Advogado Trabalhista” e assim por diante.
Isso vai gerar um filtro com dezenas de milhares de perfis. Por isso, o ideal é pensar como alguém pesquisaria para te encontrar, encontrar alguém com o seu perfil. Pense, o que alguém pesquisaria se precisasse de um cara como eu? Essa pessoa pesquisaria em inglês ou em português?
Por isso, tenha um título que descreva exatamente o que define o seu trabalho, quanto melhor descrito, mais você aparecerá nas pesquisas e melhor ranqueamento em relação aos outros perfis você ficará.
Resumo
O resumo é outra parte também importante, é aqui que você tem a oportunidade de se apresentar, dizer sobre o porque você acha que as pessoas devem se conectar com você. É aqui que você mostra o porque o seu trabalho é importante, as suas experiências na profissão, os conhecimentos que você possui e um determinado segmento, e tudo que for relevante descrever para as pessoas e empresas que pretendem te contratar.
Use a criatividade, pense no que você gostaria de ler se estivesse do outro lado e não esqueça de sempre usar palavras simples e objetivas.
Mídia
Essa função fica um pouco mais abaixo do resumo, aqui você tem as opções de incluir imagens, documentos, arquivos de apresentação, links e etc. Você fez ou foi citado em algum artigo? Insira o link e deixe visível em seu perfil. Participou de alguma entrevista uma entrevista? Todo material externo que estiver vinculado ao seu nome você não só pode como deve incluir para enriquecer o seu perfil e a sua imagem.
Competências
Essa função fica quase no final da página, aqui você tem as opções de incluir palavras-chave que melhor descrevem tudo o que você sabe. O melhor é que as pessoas podem te recomendar por elas, fazendo com que você se destaque em determinados assuntos, e segmentos. Além de mostrar o quanto as pessoas te associam a determinados temas.
Artigos
Particularmente, considero essa funcionalidade como uma das maiores responsáveis por gerar novas conexões e até mesmo negócios em sua rede. São por meio dos artigos que você pode começar a sua produção de conteúdo, compartilhando dicas, e experiências do setor jurídico afim de atrair pessoas interessadas no assunto, sejam eles estudantes ou potências clientes.
Você já parou pra pensar quanto conhecimento tem guardado? Porque não compartilhar e mostrar o quanto domina determinados assuntos, a partir disso além ajudar outras pessoas, você pode gerar novos negócios, além de se tornar cada vez mais uma referências para profissionais do setor.
Compartilhe o que você aprendeu nesses anos de profissão, fale sobre leis e em que situações são aplicadas, esclareça dúvidas sobre temas complexos do setor jurídico, mostre que você domina um assunto especifico.
Lembre-se, trabalhe sempre seu marketing, leia sobre o Código de Ética e trabalhe com base nele para não infringi-lo.
Publicações
Além dos artigos, outra função que faz com que o seu perfil tenha uma maior visibilidade, são as publicações da famosa linha do tempo. Nela é possível fazer um post em formato de texto, imagem, vídeo ou link. Diferente dos artigos, que são textos mais longos, as publicações são mais curtas e objetivas, geralmente levantando alguma discussão relacionada ha algum assunto especifico.
Manter a rede ativa compartilhando informações relevantes do setor jurídico, imagens que ilustram determinas situações e matérias importantes, são fatores que fazem o seu perfil criar autoridade ao longo do tempo.
Conexões
Se conectar com outras pessoas ou segui-las é primordial. O intuito do LinkedIn é justamente fazer com que as pessoas façam networking, fazendo com que se interajam e troque experiências profissionais. O melhor da plataforma é que muita gente produz conteúdo extremamente rico.
Há algum tempo o Linkedin criou a lista de TOP VOICES e INFLUENCERS. Ambos são uma lista de pessoas que se destacaram na criação de conteúdo e influencia sob os usuários, são pessoas inspiradoras que você não deve deixar de seguir para se inspirar.
Bônus
O LinkedIn há algum tempo, possui uma página (Social Selling Index) que ajuda a entender o quão popular você é para o seu setor e para a sua rede. O melhor é que da para ter uma noção com base nos relatórios da página o que ele monitora para gerar esses números. Não é comprovado, mas ao que tudo indica quanto mais alto o seu score, mais alcance e melhor você aparece nas pesquisas.