Marketing Jurídico: 5 dicas para quem está começando
Conseguir novos negócios não é uma tarefa fácil, tanto para escritórios de advocacia quanto para advogados autônomos, ainda mais se você está começando.
Até mesmo para quem já se consolidou no mercado esse é um desafio diário.
Esse problema se torna ainda mais difícil por conta das limitações publicitárias que a profissão possui. Mas isso se deve por conta do Código de Ética da OAB, que impõe algumas limitações, inclusive restrições que podem influenciar até mesmo na criação do logotipo, marca e cores utilizadas.
Essas restrições fizeram com que o marketing jurídico ganhasse fama de ser proibido, o que não é verdade e você pode ler mais aqui.
Mas não é só isso, outro problema é que em sua maioria os profissionais da área acabam não dando atenção em outros setores a não ser o próprio jurídico.
Por exemplo, o marketing, responsável por gerar novos negócios e ajudar no crescimento da empresa acaba não recebendo a atenção devida. Agora, aqui vamos compartilhar algumas dicas para você iniciar o marketing jurídico e mudar esse cenário.
Site
Tenha um site. Conforme falamos neste post, obviamente que um escritório de advocacia não terá uma loja online onde os serviços serão vendidos, mas isso não quer dizer que não deva ter presença profissional na internet. É importante considerar que, num contato inicial com um provável cliente, a impressão causada pelo site do escritório de advocacia pode impactar positivamente, afinal dificilmente alguém negocia com uma empresa sem antes visitar o site.
Persona
Defina o seu cliente ideal. É baseado nas características dele que você irá traçar as estratégias de marketing. Todas as produções de conteúdo e gatilhos devem ser voltados para as pessoas que realmente estejam interessadas nos serviços jurídicos. Isso faz com que sua comunicação seja mais efetiva, impactando pessoas que realmente estejam precisando dos serviços que você disponibiliza.
Área de atuação
Também é importante que a sua área de atuação esteja definida, afinal será um dos fatores que impactará diretamente na estratégia e comunicação do marketing. Para quem está começando, empenhar-se em um segmento ou nicho é muito melhor do que tentar atender a todos de forma simultânea, isso faz com que você ou o seu escritório se torne especialista e referência em um determinado assunto ou segmento.
Marketing alinhado aos objetivos de negócio
Todos os pontos anteriores devem estar alinhados com os objetivos finais do escritório ou no seu caso você seja autônomo. Manter o marketing sempre alinhado sobre estratégias e objetivos do negócio faz com que a área se empenhe em alcançar os resultados da forma mais eficiente e rápida possível.
Marketing jurídico
Para desmistificar que o marketing para profissionais de Direito é proibido, queremos esclarecer que além de permitir a publicidade em serviços de escritórios de advocacia, a Ordem dos Advogados do Brasil ainda deixa em evidência isso no Código de Ética e Disciplina.
É reservado um capítulo todo apenas para abordar sobre o assunto em questão. Por meio do provimento 94/2000 da OAB, que dispõe sobre a publicidade, propaganda e a informação da advocacia.