Marketing digital em assessorias de imprensa
As assessorias de imprensa estão, atualmente, presentes em peso no mercado. É difícil encontrar uma empresa que não se preocupe com a imagem perante os diversos públicos. Entretanto, com o crescimento da área, é visível que nem todos os assessores realizam os mesmos trabalhos. A verdade é que nem todos buscam os mesmos resultados.
A realidade é que existe uma variação cada vez maior de trabalhos e objetivos entre as assessorias. Com o objetivo de avaliar de que maneira as assessorias de imprensa utilizam os recursos disponíveis para seus clientes, assim como mapear as atividades de comunicação que foram recentemente incorporadas pelo mercado, realizamos uma pesquisa com centenas de profissionais da área. Analisamos os resultados e chegamos à algumas conclusões importantes.
A pesquisa
Esta pesquisa resultou em dados interessantes e alguns até surpreendentes. As informações podem ser utilizadas para otimizar os resultados da comunicação de profissionais da área. Através delas é possível entender melhor as necessidades e possibilidades do mercado e conhecer o que falta nas assessorias – e onde investir tempo e estudo. Em outras palavras, é possível saber o que os concorrentes ainda não oferecem.
Conforme a análise e o cruzamento dos dados coletados, identificamos que o marketing digital vem sendo, gradativamente, incorporado pelas assessorias de imprensa. Muitas práticas e atividades já estão voltadas para o ambiente online e para a geração de resultados mais expressivos para o negócio.
Ainda assim, o marketing digital não deve ser entendido, exclusivamente, como uma estratégia para fortalecimento de marca. Sua empregabilidade pode contribuir com vendas e aquisição de clientes. Entender sua relevância, sob essa perspectiva, ajuda a empregar muito mais valor ao trabalho realizado pelas assessorias.
Vale pontuar que algumas das principais vertentes do digital, as quais se aplicam perfeitamente aos objetivos estratégicos do trabalho com a imprensa, ainda são pouco praticadas. SEO é provavelmente o melhor exemplo. A prática ainda é pouco frequente entre os assessores, mesmo que o ranqueamento seja fundamental para o resultado positivo dos esforços de marketing.
Como complemento, menos da metade das assessorias trabalha o marketing de conteúdo ou o inbound marketing. Vídeos também são pouco utilizados. Isso reflete algumas oportunidades para melhoria, levando em conta que os vídeos são considerados, por diversas instituições relevantes, como a grande aposta do marketing nos próximos anos. A criação de conteúdo é fundamental durante todo o processo.