Marketing digital: 6 dados indispensáveis que vão impactar seu negócio
O ano começa e tantos artigos e novas pesquisas de marketing digital com informações que acabaram de sair do forno nos bombardeiam pelos sites e newsletters. São dados de qualidade mas que se encontram algumas vezes fora de uma hierarquia ideal para leitura.
Acompanhando as fontes internacionais, podemos ter uma melhor noção de onde nos espelharmos aqui no Brasil. Por estarmos caminhando no marketing digital e de conteúdo em torno de 3 ou 4 anos atrás de países como os EUA temos a vantagem de usá-los como estudo.
Neste post vamos focar nos principais dados de marketing digital e o que eles significam para o nosso mercado nacional.
Mobile
“84 por cento dos anunciantes mobile acreditam que estão promovendo uma experiência positiva. Menos da metade dos consumidores relatam sua experiência como algo positivo” – fonte: BizReport
Pois é, às vezes por melhor que seja planejada e desenvolvida a entrega, ela não representa o interesse da demanda de seu público. Muitas vezes as empresas se envolvem em detalhes técnicos e pouco eficientes, até mesmo na comunicação e publicidade.
Portanto, essa estatística nos revela nitidamente a importância da resposta do consumidor. Saber ouvir e fortalecer relacionamento com seu público pode valer mais do que se imagina. A experiência que você fornece é a marca que fica.
Influencer Marketing
“Mais de 80% dos profissionais de marketing e comunicação esperam começar uma campanha de influencer marketing ao longo do ano” – fonte: eMarketer
Se você ainda não conhece o influencer marketing, recomendo a leitura deste artigo. Mas, ainda assim, já ouviu falar sobre influenciadores digitais, creators ou até mesmo os famosos blogueiros e youtubers. Eles representam as novas referências de consumo principalmente do público mais jovem, chegando a níveis de influência de jornalistas e pessoas da mídia.
Aproveitando esse novo movimento de consumo, as empresas estão se encaixando e formando relações com influenciadores que se identifiquem não somente com seu público mas como também que personifiquem sua marca.
Social Media
“Ler ou escrever reviews e comentários em mídias sociais irá influenciar o comportamento de compra de 67% dos consumidores” – fonte: PwC
Aqui vemos também um desmembramento da estratégia de influencer marketing, que, por sua vez, é estruturada em grande parte por mídias sociais. Cada vez mais as pessoas estão a um clique de decidir suas compras, porém, essa proporção aumenta de acordo com as exigências e critérios do consumidor.
As pessoas querem saber o que outras pessoas têm a dizer de determinado produto antes de comprá-lo efetivamente. Querem reviews e impressões daqueles que têm necessidades parecidas com a sua e com quem tenham uma identificação para saber o que pode ou não funcionar para si próprias.
Conteúdo
“73% dos consumidores pesquisados acham que conteúdo de grande personalidade ajuda a formar relacionamentos leais” – fonte: Econsultancy
Conteúdo. Atualmente uma das estratégias mais adotadas no marketing digital e ao mesmo tempo menos bem elaboradas em território nacional. O costume de produzir para vender pode barrar não somente suas vendas como também a fidelização de seus clientes. Por isso, o consumidor busca conteúdo de personalidade, isto é, aquele conteúdo que fará a diferença para ele.
Mas, o que fará a diferença para seu público? Todo conteúdo que for pertinente e bem estruturado. Saiba as necessidades, dores e perguntas não respondidas de sua persona e fundamente informações sólidas para apresentá-las de maneira original.
Não basta replicar conteúdos, é preciso colocar a mão na massa e produzí-los de verdade. Teste novos formatos, novos discursos, isso vai enriquecer a experiência e gerar grande aprendizado.
“55% de todos os e-mail são abertos em dispositivos mobile” – fonte: emailmonday
Com todas as tecnologias emergentes, devemos sim dedicação ao e-mail. Ele ainda está entre as maiores ferramentas de comunicação e, mais do que isso, nos dispositivos mobile em diferentes telas para leitura. E esse pode ser o insight para gerar uma comunicação eficaz.
Escrever e-mails em uma conversa direta com o público e que se encaixe em uma leitura pelo celular envolve desde o campo visual de texto até mesmo o tempo dedicado à leitura, pois a praticidade da tela se estende também ao tempo de atenção que se dedica à atividade de checar os e-mails durante o dia. Novamente o foco na experiência do consumidor.
Vídeo
“Em 2019, o vídeo representará 80% do tráfego online internacional, e 85% nos EUA” fonte: Cisco
As metas de aquisição de tráfego podem ser melhor desenvolvidas com o recurso do vídeo, que ganha espaço como uma mídia indispensável para o marketing digital. Pela facilidade de ser consumido, o vídeo pode ser uma boa saída para o conteúdo, seja ele um canal no YouTube ou até mesmo uma transmissão ao vivo.
O engajamento que se consegue através do vídeo é muito maior. Porque, você pode, por exemplo, realizar um webinar durante o horário do expediente que mesmo assim seu público conseguirá acompanhar pelos fones e assistir as partes mais importantes. É atenção captada e a mensagem registrada.
E você, o quanto conhece sobre o marketing digital? Descubra agora.