O Comunique-se 360 é a nova plataforma de comunicação e marketing do Grupo Comunique-se. Com uma abordagem projetada para multipúblicos, a solução se propõe a conectar marcas aos seus stakeholders. O software pode ser utilizado por inúmeros setores no mercado, assim como as agências e departamentos de marketing digital.
O marketing é responsável por inúmeros objetivos dentro de uma organização. Desde atrair novos negócios, ampliar relacionamentos com os públicos-alvo, fidelizar clientes ativos, fortalecer a imagem da marca e, ainda, engajar colaboradores. Ou seja, existe a necessidade de trabalhar uma comunicação 360 — que atinja de forma estratégica os multipúblicos da companhia.
Entre tantas funções e atribuições, torna-se primordial contar com o auxílio de plataformas para otimizar processos e aprimorar o trabalho. Veja, abaixo, as principais funcionalidades do Comunique-se 360 e como a ferramenta pode te ajudar a engajar leads e turbinar suas vendas:
Comunique-se 360
O Comunique-se 360 é um software que ajuda profissionais de comunicação e marketing a atingirem mais facilmente seus resultados. A plataforma ideal para impulsionar sua comunicação em uma visão 360, por meio de uma tecnologia transformadora, capaz de aumentar a produtividade, reduzir custos e gerar mais resultados.
Desenvolvemos uma solução para mostrar que existe uma maneira melhor de fortalecer a imagem e reputação da sua marca, engajar e ampliar o relacionamento com seus públicos e ainda obter as informações necessárias para expandir seu negócio. Tudo em um único lugar.
Aplicando o Comunique-se 360 no Marketing
#1 E-mail marketing
Muito se fala que o e-mail marketing morreu. Porém, quem utiliza o canal para se relacionar com seus multipúblicos, sabe que não é bem assim. E os números atuais podem confirmar que ainda é uma ferramenta poderosa, principalmente para o setor de marketing.
Um estudo da Campaign Monitor, por exemplo, mostrou que um e-mail é 40 vezes mais efetivo para aquisição de clientes em relação às redes sociais, como Facebook e Twitter. Além disso, pesquisa da Hubspot apontou que 50% dos usuários costumam ler a maioria dos e-mails recebidos.
Na prática, utilizar o canal é uma excelente forma para chegar diretamente em seu público-alvo, seja para ampliar o relacionamento, oferecer produtos ou até mesmo disseminar conteúdos ricos
No Comunique-se 360, você tem acesso a um sistema de envios profissional. Com mais de 40 servidores dedicados para garantir que seus e-mails cheguem aos seus multipúblicos. A ferramenta já vem com todas as exigências da LGPD. Enviar e-mails nunca mais será como antes.
Envie e-mail marketing para seus leads
Faça upload de seus leads no Comunique-se 360 como um público específico. Para separar os contatos por assuntos de interesse, basta selecionar os marcadores, a fim de enviar conteúdos com base no perfil dos usuário.
Com envio de e-mail marketing, você pode despertar interesses em seus produtos para gerar oportunidades ao time comercial. Na vida do lead, você consegue acompanhar todo o histórico de relacionamento com cada usuário, a fim de que sua comunicação seja personalizada e obtenha, ainda, retorno expressivo em vendas.
Saiba quem abriu ou não seus envios e programe alguns envios de follow-up para usuários que não abriram, por exemplo, o primeiro e-mail. A técnica de cadência costuma gerar um resultado expressivo, aumentando o retorno de conversões da base em questão.
Drag-and-drop e responsividade
Com alta tecnologia, você pode construir seus templates com as próprias mãos. Basta arrastar e soltar os elementos desejados. Em poucos minutos e com poucos cliques, é possível construir um e-mail marketing com visual atrativo e compartilhar com sua base.
Além disso, há alguns modelos prontos que podem ser utilizados para algumas ocasiões. Construa seus comunicados com identidade visual. Todos os envios são responsivos e se adaptam a todos os dispositivos. Afinal, é preciso enviar e-mails considerando a experiência dos usuários que utilizam celulares para consumir esse tipo de conteúdo.
Números de março de 2019, por exemplo, mostram que 62% dos e-mails são abertos por celulares em nível mundial. Tais números foram apontados em um estudo realizado pela Adestra. Logo, é primordial que os conteúdos cheguem a tais usuários com layout
adaptado.
Métricas e relatórios
É primordial mensurar todos os envios para tomadas de decisão e, claro, analisar o que deu certo ou não nos envios anteriores. O Comunique-se 360 entrega um sistema de relatório em tempo real. Dessa forma é possível acompanhar a evolução dos envios e, ainda, obter e coletar dados para realizar testes A/B, a fim de maximizar a performance.
Com os relatórios automáticos, você tem acesso às principais métricas de e-mail marketing para mensurar. Acompanhe as taxas de abertura, de cliques, de optout, entre outros. Ficou mais fácil encontrar os melhores dias e horários para realizar os envios. Além de testar possibilidades de assunto que geram maior engajamento, por exemplo.
Com o tempo de uso, a ferramenta a apresenta a sua taxa média de cada métrica, separando-as por públicos específicos. Com isso, você terá acesso à média de seus envios e, ainda comparar diretamente pela plataforma com a média padrão de mercado.
#2 Newsletters
As newsletter são fundamentais para ampliar o relacionamento com os leads, aumentar o engajamento da base e, claro, turbinar a audiência do blog e das redes sociais. No Comunique-se você consegue construir um comunicado em poucos minutos.
Selecione os principais conteúdos mais recentes, construa os templates personalizados e faça o envio de newsletters. Geralmente, as empresas adotam rituais. Os envios podem ser semanais, quinzenais e até mesmo mensal. Tudo depende da quantidade de novos materiais produzidos e, claro, o comportamento do seu público.
É possível construir newsletters do zero ou utilizar os templates padrões disponíveis na plataforma e até mesmo importar HTML. Caso você tenha uma equipe de designers, basta importar o código para a plataforma. Se não for o caso, mesmo sem entender de questões mais técnicas de programação, você consegue elaborar uma newsletter profissional, com visual atrativo apenas arrastando e soltando os elementos. O poder da criação na ponta de seus dedos.
#3 Análise de mercado, concorrência e inovações
Ficar por dentro do que está acontecendo no ambiente externo da organização é fundamental para companhias que visam o crescimento. Com o Comunique-se 360 você pode monitorar notícias em todos os tipos de mídias em nível mundial.
Basta cadastrar as principais palavras-chave e expressões de interesse e receber alertas sempre que alguma notícia pingar na mídia. A ferramenta de clipping faz a varredura de conteúdos em rádio, TV, Impresso e Internet.
Esteja antenado das principais inovações e tendências do mercado para se antecipar aos pares e ganhar vantagem nas tomadas de decisão. Analise tudo que sai na imprensa que esteja ligado diretamente à companhia, a fim de mensurar os resultados e até mesmo prever e gerenciar crises.
Comunique-se 360
Existe uma forma melhor de impulsionar sua comunicação
4# Endomarketing
Como a proposta é a comunicação com todos os públicos de interesse da companhia, não há como pensar em comunicação 360 sem considerar os colaboradores internos — que fazem parte e ajudam a construir a história da empresa.
Crie um público na plataforma específico para este público e faça comunicados internos. Desde as principais novidades da empresa, alertas do RH e até mesmo campanhas internas promocionais.
Com os dados de abertura e engajamento, fica mais fácil mensurar os colaboradores que abriram a mensagem. Tais dados são fundamentais para entender se a mensagem de fato chegou e evitar qualquer tipo de ruído na comunicação interna.
É possível, por exemplo, enviar campanhas para o time de vendas, aniversariantes dos mês, os colaboradores que mandaram bem em determinado período, novidades do time, apresentação dos novos colaboradores, recados do presidente, entre outras possibilidades.
5# Mídia espontânea
É comum se deparar com departamentos de marketing e até mesmo agências que atualmente fazem o trabalho de relacionamento com a imprensa, a fim de gerar mídia espontânea.
No Comunique-se 360, você pode encontrar o jornalista certo, na hora certa e distribuir alguns releases da companhia para emplacar pautas na mídia. O trabalho de relações públicas é fundamental no processo de construção e fortalecimento da imagem da empresa.
Encontre o jornalista ideal
Ao todo, são mais de 60 mil jornalistas cadastrados no mailing imprensa. Crie segmentações com base no perfil dos profissionais. Busque por regiões, cargos, editorias e até mesmo veículos. Dessa forma, torna-se mais assertivo a comunicação com a imprensa. É fundamental encontrar jornalistas que se interessam pelo tipo de pauta que sua empresa produz.
A fim de garantir que os contatos estejam atualizados, o Comunique-se 360 conta com um time dedicado full time na atualização dos dados. Afinal, a rotatividade na imprensa é grande e queremos garantir que seu release chegue ao jornalista desejado.
Régua de relacionamento
Com a régua de relacionamento, a plataforma entrega o histórico completo com todos os contatos. Isso facilita bastante o trabalho em equipe, principalmente para manter a organização no sistema. Com o gerenciador de atividades, você pode controlar todas as tarefas, programar o follow up e ter a ciência, por exemplo, de quais jornalistas mais se interessam por seus conteúdos, analisando as taxas de interação dos profissionais de imprensa com as suas sugestões de pautas enviadas.
Concluindo…
O Comunique-se 360 é ideal para agências e departamentos de marketing que são responsáveis pela gestão e operação da comunicação 360 seja da própria organização ou de seus clientes.
Tenha uma visão ampla do negócio, amplie relacionamentos com os públicos-alvo, aumente o engajamento dos leads e, principalmente, crie estratégias para aumentar suas vendas. E o melhor, tudo integrado em um único lugar. Tenha todas as funcionalidades centralizadas em uma única plataforma.