Veja como é fácil encontrar o perfil ideal de jornalistas para distribuir os seus releases com a plataforma de comunicação corporativa do Comunique-se 360
O Comunique-se 360 é a plataforma de comunicação e marketing do Grupo Comunique-se. A solução conta com um leque de ferramentas para o setor. Entre as ferramentas que contemplam o software está o mailing imprensa.
A funcionalidade é utilizada por milhares de usuários que se relacionam com jornalistas por meio da solução do Grupo Comunique-se. Vale ressaltar que o mailing imprensa é a principal ferramenta utilizada por assessorias de imprensa e comunicação corporativa. Pelo menos é o que aponta pesquisa realizada pela empresa.
Além de garantir o relacionamento com jornalistas, é justamente por meio do mailing imprensa que o mercado encaminha sugestões de pautas e releases aos profissionais que atuam em veículos de mídia.
A fim de obter os melhores resultados com o uso da ferramenta, estudo do Comunique-se evidenciou a importância de montar uma segmentação assertiva. O mapeamento constatou que distribuir conteúdos para uma base nichada aumenta significativamente o retorno nas ações.
Por isso, vamos apresentar, abaixo, um passo a passo de como montar uma segmentação no mailing imprensa do Comunique-se 360.
Como montar uma segmentação no mailing imprensa
Defina o tipo de veículo que você deseja se relacionar
A primeira etapa para construir uma segmentação no mailing é definir o tipo de veículo. Vale enfatizar que existe uma grande diferença na hora de produzir releases para diferentes mídias. E a diferença não é restrita apenas à produção, mas igualmente na hora de vender a sugestão de pauta.
Ao segmentar os jornalistas, veja bem qual é o tipo de release que você vai divulgar. O conteúdo produzido está estruturado para atender qual tipo de mídia? Com isso resolvido, basta selecionar as opções desejadas. No mailing imprensa do Comunique-se há oito possibilidades:
- TV;
- Blog;
- Rádio;
- Internet;
- Revista;
- Jornal de bairro;
- Jornal impresso;
- Agências de notícia.
Selecione as opções de cargos
A segunda etapa do processo é com relação aos cargos dos profissionais de imprensa. Após escolher o tipo de veículo, é hora de definir quem será o contato de interesse. No mailing imprensa do Comunique-se, o usuário tem ampla variedade de cargos, desde estagiários de redação, editores e redatores a presidentes de veículos.
Nessa etapa de segmentação, é primordial considerar qual o seu objetivo. Geralmente, o mailing é utilizado de três maneiras pelos profissionais de comunicação. São elas: distribuição de releases, sugestão de fontes e parcerias de conteúdos.
Sendo que o mais habitual é justamente o uso da base para enviar sugestões de pauta. Se for utilizar a solução para tal atividade, lembre-se de quais funções são responsáveis por receber releases nas redações.
A maioria é repórter, subeditor, editor-chefe e pauteiros. Selecionar outras opções apenas para ter um maior volume de contatos não ajuda em nada no resultado. Pelo contrário, pode prejudicar sua reputação com os colegas de redação. Portanto, aposte sempre na segmentação mais restrita possível.
Infográfico recente do Comunique-se, realizado no fim de 2020, listou os cargos que mais recebem pautas. Confira, abaixo, na imagem. “Melhores práticas para se relacionar com a imprensa”.
Filtre o mailing de imprensa por editoriais de atuação
A segmentação por editorias é primordial para garantir que os releases cheguem ao perfil ideal de jornalistas. Ao todo, são mais de 100 editorias e subeditorias presentes no mailing imprensa do Comunique-se. Ou seja, há ampla variedade de profissionais, justamente para que suas pautas sejam distribuídas para os profissionais que cobrem assuntos relacionados.
Parece ser algo óbvio, mas há muitos problemas de segmentação na hora de sugerir pautas por parte de assessores. E selecionar editorias erradas é um dos fatores que mais incomoda os jornalistas, de acordo com a pesquisa do Portal Comunique-se.
Não esqueça de conferir a subeditoria. Faz toda a diferença. Supondo que o seu release se encaixe na editoria de “cultura”. Entretanto, cultura é algo extremamente amplo. Há inúmeras possibilidades de enfoques. Nessa hora, entram as subeditorias. Dentro da editoria “cultura”, há, por exemplo, literaturas, livros, séries, filmes, música e afins. Logo, é imprescindível direcionar para a categoria exata.
Para efeito de curiosidade, o Comunique-se listou as editorias mais concorridas no ano de 2019. Os dados foram coletados do mailing imprensa do C-se 360. Saúde, cultura e cotidiano lideram o ranking. Na lanterna, religião, veterinária e decoração, respectivamente.
Defina a localidade dos contatos
Para finalizar a segmentação, basta definir a localização de acordo com a região de interesse do release. No mailing imprensa do Comunique-se, há como segmentar por todas as cidades do Brasil. Além disso, é possível apenas filtrar por regiões. Por exemplo: Sudeste, Nordeste ou todas as capitais do Norte.
Existe grande variedade para facilitar a distribuição e, claro, garantir que os envios sejam extremamente bem direcionados para o perfil ideal de jornalistas. Antes de finalizar dá para incluir, ainda, a opção de selecionar a “grande imprensa”.
Importância da segmentação do Mailing imprensa
A segmentação do mailing é crucial para potencializar os resultados e preservar sua reputação enquanto assessor. Distribuir releases para jornalistas que não cobrem o tipo de assunto da sugestão, não vai te ajudar a emplacar a pauta. Pelo contrário, apenas vai desgastar a relação com o profissional de redação.
O indicado é sempre apostar que “menos, é mais”. Segmente todas as etapas da forma mais rigorosa possível. Assim, a chance de vender a pauta aumenta consideravelmente. Sem contar a facilidade na hora de fazer follow up, com menos jornalistas para entrar em contato e, consequentemente, alocar esforço para quem realmente pode se interessar pela pauta.
Conheça o maior Mailing Imprensa do Brasil
Amplie seu relacionamento com a imprensa e aumente sua visibilidade na mídia. Distribua seus releases para os jornalistas certos, na hora certa.
Como vimos acima, há diversos dados que nos comprovam a ineficácia de envios genéricos que apostam na grande quantidade de contatos para tentar encontrar alguém interessado.
Concluindo…
O mailing imprensa é a ferramenta mais utilizada por profissionais de comunicação no relacionamento com a mídia. E o Comunique-se oferece ao mercado uma solução completa com uma ampla variedade de filtros para segmentar a base. Afinal, o envio personalizado, direcionado e humanizado é o que obtém retorno.
Há quatro passos fundamentais de segmentação para garantir que você se relacione com o perfil ideal de jornalistas. Sempre levantando em consideração a sinergia de atuação do profissional com sua sugestão de pauta.