Em meio à crise, agências podem utilizar Linkedin Ads como caminho para impactar potenciais clientes e contornar o cenário atual aumentando faturamento
O Linkedin Ads é peça-chave para as empresas que buscam conquistar novos clientes. No mercado de assessoria de imprensa, não é diferente. Aliás, a plataforma de anúncios da rede corporativa é, de longe, a que entrega o melhor resultado em questão de qualidade nas oportunidades geradas pelo canal, pelo menos quando se trata de negócios B2B.
Tráfego mais qualificado no Linkedin
O principal motivo para tamanha qualidade no Linkedin está ligado diretamente ao seu propósito corporativo. Aos poucos, a rede social vai ganhando cada vez mais usuários ativos que buscam no canal assuntos relacionados ao ambiente de trabalho e, claro, ampliar o networking com profissionais de diversas áreas ao redor do mundo.
Para enfatizar a questão da qualidade na geração de leads B2B pelo Linkedin, vamos aos números. Segundo pesquisa realizada pela HubSpot, em janeiro deste ano, a rede social corporativa é quase três vezes superior a outros canais de mídia paga como Facebook e Twitter, por exemplo. Veja, abaixo, o gráfico disponibilizado no conteúdo:
(Fonte/imagem: HubSpot)
Case de sucesso em Linkedin Ads
Conforme os dados acima, vimos que, em questão de tráfego, o Linkedin é superior às outras redes. Agora, vale ressaltar que, com relação à conta de anúncios, há inúmeros cases de sucesso disponíveis no mercado que evidenciam a importância de utilizar o canal de mídia paga para capturar excelentes oportunidades de negócio.
A RD Station, por exemplo, compartilhou os resultados obtidos com o Linkedin Ads em seu blog. No início, ativaram as campanhas com um budget reduzido, a fim de testar as particularidades do canal até encontrar o caminho do sucesso.
Por fim, após inúmeras tentativas de anúncios com formatos e abordagens diferentes, chegaram a uma conclusão: “o LinkedIn trouxe 25% mais conversões em vendas. Já a taxa de conversão no site, subiu para 70% comparado a 20% dos outros veículos.”
(Fonte/imagem: RD Station)
Pesquisa do Linkedin
Em artigo publicado por Alexandra Rynne, Senior Content Marketing Manager do Linkedin, aponta que, 79% dos profissionais de marketing enxergam na rede corporativa uma boa fonte de leads. O conteúdo leva o título de “10 Surprising Stats You Didn’t Know about Marketing on LinkedIn” — ao pé da letra,10 estatísticas surpreendentes que você não sabia sobre marketing no LinkedIn.
Linkedin Ads para Assessoria de Imprensa
Após um breve aprofundamento sobre a relevância do canal de mídia paga, vamos abordar algumas possibilidades da ferramenta para aplicar em assessoria de imprensa. Apesar da qualidade em relação às oportunidades geradas, um fator que pode pesar negativamente ao Linkedin Ads é o valor de investimento superior às outras redes.
Assim como em outras plataformas, o primeiro passo é definir um objetivo de campanha. Nesta etapa, é preciso considerar sempre o retorno que se espera com o anúncio e, claro, colocar na balança qual público-alvo se pretende atingir. Qual etapa do funil estão os usuários que você deseja alcançar? Respondendo esta pergunta, torna-se fácil escolher o melhor formato de campanha para obter um bom resultado final.
Objetivos de Campanhas
No Linkedin Ads, há três modelos de campanhas com objetivos distintos: Conhecimento, Consideração e Conversões. É possível, por exemplo, gerar tráfego, engajamento, conversões e até mesmo gerar formulário para leads. Há inúmeras possibilidades estratégicas para impactar o público-alvo, a fim de captar novas vendas. Pensando em ações para gerar novos clientes para assessoria de imprensa, a melhor forma para alcançá-los é trabalhar com anúncios de fundo de funil. Por isso, os formatos de campanhas da coluna de objetivos ‘Conversões’ é o mais adequado.
Público-Alvo
Posteriormente, é hora de segmentar o público. O Linkedin ADS, por se parte de uma rede social corporativa, leva, de certa forma, uma vantagem nos filtros para afunilar o target. Por exemplo, é possível delimitar os usuários por tamanho de empresas e, ainda, incluir nome a nome as companhias que você deseja impactar. Há como segmentar contatos por cargos, experiência na área, formação acadêmica, área de estudo, diplomas, competências, funções. interesses, características e dados demográficos, como idade e gênero.
A variedade de filtros contribui para atingir o público exato. Na prática, você pode criar milhares de estratégias. Definir o target com base no perfil de seus clientes ativos de sua assessoria de imprensa ou ‘atacar’, por exemplo, determinado segmento de empresas que estão em alta no mercado e, ainda, atingir empresas que possuem taxa de crescimento com relação ao número de funcionários. O aumento nesta taxa, indica em crescimento financeiro e poder de investimento maior.
Matched Audiences
Existe, ainda, a possibilidade de criar públicos no Linkedin. Se você tiver uma lista de contatos que deseja prospectar de forma direcionada e com criativos, basta fazer o upload na plataforma. Com opções de criar target por meio de look a like, por exemplo, há como definir uma estratégia para atingir empresas que possuam similares com seus clientes ativos e, assim, direcionar os anúncios para companhias que sejam parecidas com sua lista.
Excluir público
Se em determinado anúncio não for interessante gerar impressões para um perfil de público, basta incluir na segmentação a opção de exclusão. Dessa forma, há como tornar as campanhas ainda mais direcionadas e evitar gastar com cliques de usuários que não tenham sinergia com o que está sendo veiculado.
Formatos de anúncios
O Linkedin Ads possui praticamente as mesmas possibilidades de anúncio que o Facebook. Porém, há uma particularidade na rede corporativa. Você pode criar campanhas para falar diretamente com seu público-alvo pelo InMail. Para isso, basta selecionar a opção de anúncios por mensagem ou conversa. Apesar da similaridade no nome, são campanhas diferentes. Outros formatos padrões de anúncios são: imagem, carrossel e vídeo. Tal funcionalidade pode tornar a comunicação da sua assessoria de imprensa mais personalizada e assertiva.
O formato de anúncio em conversa é a grande novidade do Linkedin Ads em 2020. Por isso, trata-se de um módulo que ainda está na versão beta, ou seja, no período inicial. A grande questão deste modelo é criar uma prospecção extremamente interativa e personalizada com o target. Basicamente você precisa elaborar uma abordagem inicial para inicial para começar uma conversa com determinado usuário que esteja em sua segmentação de público.
Ao determinar a abordagem, é preciso criar opções de “caminhos” para o lead escolher aquilo que ele deseja com relação a sua mensagem. É uma espécie de Chatbot — uma conversação simulada, em formato de funil, com caminhos pré-definidos pelo anunciante. Conforme a opção que o usuário seleciona, existe uma resposta personalizada configurada anteriormente na campanha.
Retorno
A definição de orçamento para investimento é sempre uma questão levantada por anunciantes que estão iniciando com canais de mídia paga. Como mencionamos acima, o Linkedin Ads costuma ser uma rede mais cara em relação a outras plataformas. Mas, ao criar determinada campanha, conforme você segmenta o público-alvo com os filtros disponíveis, ao lado, aparece um resultado previsto para cada ação.
As previsões fazem uma simulação da campanha com base no tamanho do público e o orçamento atribuído. O budget pode ser distribuído em duas formas: você pode delimitar o valor que pode ser investido diariamente ou definir, por exemplo, um valor total para gastar em um período definido. Geralmente, se o seu cenário é um orçamento extremamente controlado, é viável trabalhar com um budget total definido em vez de deixar um valor disponível diariamente sem período de término da campanha.
Previsões
A funcionalidade que entrega a possível previsão de resultados em cada campanha criada, mostra o que você pode obter no prazo de 1, 7 e 30 dias. Além do tamanho do público-alvo que está dentro da sua segmentação, é possível verificar, por exemplo, a quantidade de impressões que pode gerar, o CTR e, ainda, a quantidade de cliques e leads.
Orçamentos
Lembre-se, o investimento diário pode ser até 20% maior que o valor definido por você na campanha. Significa dizer que, se você tem, por exemplo, um orçamento diário de R$500,00 para investir, você pode ‘gastar’ até 20% a mais que este valor estipulado. Portanto, fique atento ao andamento e performance dos anúncios diariamente para evitar problemas financeiros.
Além disso, o valor de investimento diário mínimo gira em torno de R$20,00. Se optar por trabalhar com orçamento total em determinado período, o valor de investimento mínimo é R$1.000,00. Não há como anunciar com valores inferiores. Diferente de outras plataformas de anúncios que não definem um orçamento mínimo mínimo.
Concluindo….
O Linkedin Ads precisar ser considerado na estratégia de assessoria de imprensa para capturar novos clientes. A plataforma de anúncios da rede corporativa é, de longe, a melhor com relação aos filtros de segmentação.Para impactar o público-alvo de forma assertiva e direcionada com o máximo de dados sobre o target, é o caminho ideal. Apesar de exigir maior investimento com relação às outras plataformas, se bem executado pode gerar retorno em vendas