Líderes ou chefes nos escritórios de advocacia?
Muitos acreditam que para comandar funcionários é necessário ter um bom chefe. Outros, no entanto, fundamentam a ideia de que para exercer a função de chefe é preciso desenvolver uma boa liderança. No seu escritório de advocacia existe um líder ou chefe? Quais as características que definem esses perfis tão diferentes dentro das empresas?
Características dos chefes
Centralizador
Geralmente, é comum a pessoa que está na gestão ter dificuldade para passar tarefas ou não fornecer todos os dados necessários para que determinado procedimento seja cumprido. Em muitos casos — não todos — ter acesso ao chefe é muito mais difícil. É uma típica reação de chefe querer aprovar tudo e observar se as coisas saíram da maneira que ele planejou, pois assim acredita que haverá menos falhas no geral. Chefes que têm por característica ser centralizador, torna-se uma empecilho para o próprio negócio, uma vez que não abre espaço para novas ideias, limitando o crescimento do escritório.
Falha na comunicação
As palavras têm poder. Portanto, nada melhor do que se comunicar bem com seus funcionários. Um chefe que não sabe ouvir e se comunica mal com a equipe não está desempenhando um bom papel. Não podemos nos esquecer de que uma boa comunicação e um diálogo produtivo é a base para qualquer relacionamento na vida.
Ausente
É estranho dizer que o chefe é mais centralizador e quer estar por dentro de tudo e, ao mesmo, esteja mais distante daquilo que esteja acontecendo. Contudo, isso realmente acontece. Por ter que administrar problemas e participar de inúmeras reuniões, os chefes são mais ausentes. Esse problema frequente diminui a dinâmica do trabalho e as tarefas não fluem como deveriam.
Agora vamos citar as características perceptíveis em líderes.
Delega funções
O líder já tem um perfil diferente e costuma delegar tarefas e funções o tempo inteiro. Isso estimula a equipe a trabalhar ao mesmo tempo em que começa a observar as habilidade de cada pessoa.
A postura de uma boa liderança é dar voz aos funcionários. Não quer dizer que um líder deixa a equipe solta para fazer o que bem entender. Pelo contrário, por meio de reuniões e com planejamentos estruturados, ele consegue alinhar e colocar no eixo as tarefas que estão saindo do controle.
Assume a Responsabilidade
Um líder sempre soube se comunicar. Aliás, a comunicação é essencial para que a equipe possa entender tudo aquilo que é solicitado. Além disso, outra característica de um líder, é o fato de se responsabilizar juntamente com a equipe quando algo dá errado. Ele assume seu papel e defende a equipe. Após a cobrança por parte de outros setores da empresa, ele reúne a equipe e faz os ajustes necessários para corrigir o problema ou evitá-lo futuramente.
Estimular novas estratégias
Nada melhor do que uma equipe engajada para o escritório de advocacia dar resultados expressivos. Um bom líder sabe que é fundamental estimular o desenvolvimento de novas estratégias, pois por meio delas o procedimento pode ser otimizado e o escritório sai na frente da concorrência.
Takeaway
Se for analisar com calma, perceberá que as qualidades do líder são mais benéficas para o seu escritório. Tente identificar qual o perfil de pessoa que comanda o seu escritório e, independente de qualquer coisa, mostre que você está disposto a melhorar o rendimento, focado sempre em resultados e engajado com sua equipe.