Mídia paga como estratégia para conquistar novos clientes pode ser o caminho ideal para assessorias de imprensa em tempos de pandemia
Aumentar a carteira de clientes é primordial para alavancar uma empresa. No mercado de comunicação corporativa, principalmente em assessoria de imprensa, o método predominante para atingir tal objetivo ainda se trata de um modelo convencional. O marketing boca a boca e as indicações, por exemplo, são os principais canais para aquisição de novos clientes para agências.
Claro que, dentro do segmento, há assessorias que possuem faturamento elevado e, por isso, acabam investindo consideravelmente em outros meios, principalmente os digitais. Nesses casos, os canais de mídia paga online se tornam grandes aliados na hora de conquistar novos clientes, principalmente o Google Ads. Mas ainda não é a realidade do setor em geral.
Mercado de assessoria de imprensa
É importante enfatizar que grande parcela desse mercado de assessoria de imprensa está formado por pequenas e médias agências. Vale ressaltar, ainda, a grande quantidade de profissionais freelances que trabalham com projetos pontuais e, além disso, não podemos esquecer das “eugências” — modelos de empresas que são gerenciadas por um único profissional que vem se tornando cada vez mais habitual, principalmente por jornalistas de redação que decidem empreender no mercado de comunicação corporativa, por exemplo.
Na prática, significa dizer que, o cenário mais comum neste segmento é justamente se deparar com empresas que estão com budget reduzido ou trabalhando com o orçamento no limite, quando não com o caixa no vermelho. Por isso, muitas vezes, os meios tradicionais sobressaem quando o assunto é capturar novos clientes em agências, levando em consideração que pela situação financeira, investir para atrair clientes nem sempre é um caminho cogitado.
Afinal, quando os recursos financeiros são enxutos, a luta para manter o negócio ‘vivo’ no mercado exige mais tempo e esforço que próprias estratégias para aumentar faturamento, por exemplo. Atrelado, ainda, ao senso comum de que para investir em canais de mídia paga, seja necessário alocar muito dinheiro para obter o retorno desejado — principalmente quando o canal em questão é o poderoso Google Ads.
Google Ads
Resumidamente, o Google Ads é uma das principais ferramentas de publicidade digital, liderando o mercado de mídia online. Estima-se que atualmente ocorram mais de 3,5 bilhões de pesquisas diárias na rede de pesquisa. Os dados e as estatísticas de uso da ferramenta pelos usuários na internet nos mostram que, empresas que querem aumentar vendas, obrigatoriamente precisam marcar presença no buscador.
Afinal, a probabilidade de um potencial cliente para uma assessoria de imprensa recorrer às pesquisas do Google é gigantesca. E, caso tais usuários não procurem por termos relacionados aos serviços das agências em suas pesquisas, ainda sim é possível impactá-los com outros formatos de anúncios. As possibilidades deste canal englobam a Rede de Pesquisa, Rede de Display, Vídeo, Shopping e App.
Tipos de campanha para Assessoria de imprensa
Considerando os serviços prestados pelo mercado de assessoria de imprensa, podemos focar em 3 tipos de campanhas: Rede de Pesquisa, Rede de Display e Vídeo. Dessa forma, é possível trabalhar a fim de atingir os principais objetivos da empresa. Seja para gerar vendas, conversões, tráfego, consideração e reconhecimento.
Prontamente, pode-se eliminar campanhas para aplicativos, por exemplo. Afinal, são anúncios para quem trabalha com App e deseja, por exemplo, obter mais downloads e aumentar o engajamento dos usuários que possuem o aplicativo. Dificilmente uma assessoria de imprensa possui este tipo de serviço. Mas se for o caso, basta utilizar este modelo para também potencializar os resultados.
Pode ser que, com o tempo, o serviço de mídia paga executado para aumentar as vendas da própria assessoria, se torne, porque não, um serviço para oferecer e prestar aos clientes assessorados. Logo, o uso de campanhas para Apps podem se tornar mais frequente.
Portanto, antes de iniciar qualquer campanha no Google Ads, é fundamental estabelecer quais os objetivos e os resultados esperados com o canal. Com as definições estratégicas estruturadas, torna-se mais fácil gerenciar os anúncios a fim de obter melhor resultado, conforme o desejado. Outro fator indispensável é justamente entender a fundo o seu público-alvo. Desde questões demográficas até o comportamento dos usuários na internet, como tipos de buscas, interesses e intenções.
Abaixo, vamos focar na Rede de Pesquisa. Posteriormente, em outros conteúdos, vamos abordar mais sobre os outros tipos de campanha, considerando o mercado de assessoria de imprensa:
Rede de Pesquisa
A Rede de Pesquisa é o formato mais popular do Google Ads. Para quem deseja alcançar clientes em assessoria de imprensa, pode ser a peça-chave. Tal modelo impacta os usuários que buscam ativamente no buscador. Para definir se o anúncio deve ou não aparecer vai depender das palavras-chave. Na prática, é necessário definir em quais termos você pretende investir.
Então, significa dizer que, é primordial saber quais são os termos que possuem sinergia com os serviços prestados pela assessoria de imprensa e, ainda, que estejam diretamente relacionados à forma como os usuários procuram por tais serviços no Google. Existe um processo para encontrar as expressões ideais, a fim de ativar o anúncio para o público certo e, claro, no tempo certo de compra dos potenciais clientes.
Ao anunciar na Rede de Pesquisa, os anúncios aparecem nas primeiras posições da página de buscas — acima dos resultados orgânicos — e, ainda, nas últimas posições.
Como encontrar as principais palavras-chave?
Há diversas formas para encontrar as principais expressões a fim de comprar as palavras-chave adequadas para sua conta. Logo de cara, pensando no mercado de assessoria de imprensa, é possível ter alguns insights. O próprio nome do segmento é um termo. Além disso, outros serviços prestados podem ser alternativas. Gestão de crise, coletiva de imprensa, clipping, por exemplo, são possibilidades.
Agora, o caminho é encontrar variações e como, por exemplo, um cliente que possui interesse em contratar o serviço de uma assessoria de imprensa buscaria no Google. Com o tempo de uso do Ads, é possível obter relatórios com as expressões que são utilizadas. Então, entra a questão de gerenciamento e otimização da conta. É fundamental analisar os dados e estar atento ao desempenho dos anúncios.
Porém, para iniciar uma campanha mais robusta, há alguns caminhos que podem e devem ser seguidos para encontrar as melhores palavras-chave. A própria plataforma do Google Ads, por exemplo, disponibiliza alguns meios para isso. É necessário utilizá-los.
Ainda nas configurações iniciais antes de ativar um anúncio, na hora de definir as palavras-chave, o Google sugere algumas expressões como base na leitura do website informado na etapa anterior. Além disso, ao inserir o serviço que você está anunciando, a inteligência artificial da ferramenta deve sugerir outras expressões. Não significa dizer que, as palavras-chave indicadas sejam as melhores opções.
Para isso, existe um outro caminho mais aconselhado: o planejador de palavras-chave. A funcionalidade disponível na própria ferramenta. Há também outras plataformas para ampliar a busca pelas expressões ideais, como exemplo, o Übersuggest, SEMRush e, ainda, o AnswerThePublic, que pode contribuir diretamente para encontrar expressões e formas distintas de buscar por um determinado assunto.
Quanto devo investir?
Uma das principais dúvidas de quem está pensando em investir em mídia paga é o valor que é necessário investir para obter retorno. Apesar de ser uma resposta genérica, não existe uma quantidade padrão estabelecida. Então a resposta mais adequada para a pergunta é: depende. Depende do retorno que sua assessoria de imprensa espera com os anúncios e, claro, principalmente com alguns indicadores do mercado, como o valor pago para anunciar as palavras-chave do mercado.
Para saber o valor de cada palavra-chave, basta recorrer ao Planejador do Google Ads. Além de fornecer ideias de expressões, é possível por meio dele verificar também o custo e o desempenho de cada termo. Lembrando que, a cobrança é feita com base nos cliques. Na prática, você paga conforme a interação dos usuários no anúncio. Então, com base no custo por clique da palavra-chave, é possível definir uma média inicial para investir.
Previsões sobre o desempenho da palavra-chave “Assessoria de imprensa”, segundo o planejador do Google Ads.
Análise de cenário
Da projeção, é importante extrair o CPC Médio. Ou seja, o custo médio por cada clique no anúncio. Na prática, a cada clique em seu anúncio, você pagará em média R$1,03. Lembre-se, não se trata de um valor fixo, pode e vai variar conforme a quantidade de anunciantes e outras questões.
Agora é importante considerar, quantas conversões a assessoria de imprensa deseja para definir o valor de investimento no canal. Vamos criar um cenário para exemplificar:
Se a ideia for obter 10 conversões no período de 30 dias, devemos ressaltar outro indicador importante. Sabemos que, por média de mercado, a taxa de conversão gira em torno de 10%. Ou seja, se a meta é trazer 10 conversões em 30 dias, será necessário pelo menos 100 cliques no anúncio para atingir o objetivo final. E, levando em consideração o valor médio do custo por clique, chegaremos a um valor médio aproximado para investir.
Lembrando que o CPC Médio da palavra-chave ‘Assessoria de imprensa’ custa em torno de R$1,03. Logo, o investimento mínimo adequado para o cenário mencionado acima fica na casa de R$103,00 para alcançar as 10 conversões no mês. Com as conversões, é possível trabalhar o lado comercial para torná-las de fato uma venda. Ainda neste cenário, caso uma conversão se torne um cliente, é possível medir o retorno sobre o investimento em anúncio.
Para calcular o retorno em investimento é matemática simples:
- ROI = receita – investimento / investimento x 100
- ROAS = receita / investimento x 100
Página de captura
As páginas de destino são fundamentais para campanhas de Rede de Pesquisa. As landing pages basicamente servem para direcionar os usuários que interagiram com o anúncio. É importante construir uma página exclusivamente para os anúncios. Um erro bem comum em anunciantes é levar o potencial cliente para a home page do website, por exemplo. O problema é que, se o anúncio se trata sobre gestão de crise, o usuário não pode ser ‘jogado’ para a página principal com centenas de informações da empresa em vez de abordar sobre o assunto que estava no anúncio.
As páginas de destino contribuem para facilitar a vida do lead e, claro, aumentar as taxas de conversão. Portanto, é primordial que o anúncio direcione os usuários para uma página que fale especificamente do produto a qual ele se interessou e, ainda, tenha de forma clara e objetiva os próximos passos para quem estiver navegando. Em casos de lead, torna-se imprescindível ter um formulário com fácil acesso, por exemplo. Não adianta investir em anúncios, encontrar as palavras-chave e não se atentar as landings pages. Há centenas de conteúdos que falam sobre as melhores práticas e técnicas de growth hacking para otimizar essas páginas a fim de obter a maior taxa de conversão possível.
Resumindo…
É extremamente importante que as assessorias de imprensa invistam em canais de mídia paga para ampliar a quantidade de clientes. O Google Ads é um canal excelente e que entrega controle sobre os investimentos para quem precisa investir, mas tem receio de jogar dinheiro fora.
É preciso ir além do convencional para se destacar no mercado. Marcar presença no Google para usuários que estão no momento de compra, é fundamental para alavancar os resultados.