Gestão de tarefas é um assunto bastante abordado em discussões profissionais e guiam as decisões de líderes e gestores. Por muitas vezes, não conseguimos entregar resultados dentro do prazo ou nos esforçamos além do necessário para bater nossas metas. A carga horária não parece ser o suficiente para tudo que temos que realizar e acabamos excedendo tempo no trabalho ou levando responsabilidade para casa.
Na maioria dos casos, é possível sim realizar as atividades dentro dos prazos pré-estipulados. Basta organizar seu tempo e energia, com ferramentas que aumenta sua produtividade.
Leia Mais: O que é assessoria de imprensa?
Por que adotar ferramentas para gestão de tarefas?
Para profissionais que buscam acelerar e facilitar processos e alcançar resultados muito maiores, essas ferramentas de gestão de tarefas podem ser fundamentais para o trabalho e produtividade.
Quando projetos são criados e tudo está organizado, as chances de acompanhar o desenvolvimento, buscar ajudas e realizar as atividades dentro de prazos (os lembretes das ferramentas auxiliam muito), o cumprimento de prazos fica muito mais fácil.
A utilização das plataformas é online e compartilhada, o que gera trabalho em equipe otimizam processos de uma maneira que impacta positivamente nos objetivos finais da empresa. Os resultados vêm em maior quantidade e velocidade!
As ferramentas que serão citadas aqui no artigo, ajudam a criar práticas de trabalho mais produtivas e menos cansativas. Vamos conferir a lista!
Trello
O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos em listas de forma versátil e que pode ser ajustada de acordo com as necessidades do usuário. Foi originalmente desenvolvido pela Fog Creek Software em 2011 e, em 2014, tornou-se uma empresa.
Por sua versatilidade, o Trello pode ser usado individualmente ou para trabalhos em equipe. Ele é totalmente em inglês e gratuito. Apesar de existirem recursos pagos mais elaborados, é possível utilizá-lo tranquilamente na versão grátis e em todas as plataformas web e mobile.
“Essa ferramenta me auxilia na gestão das atividades, possibilitando que cada colaborador em minha equipe gerencie suas próprias atividades de forma ativa.” Felipe Navarro – Gerente de Marketing da SONDA
A ferramenta é composta por “boards” utilizados, normalmente, como etapas de um projeto e os “cards” como as atividades desse projeto. É possível editar cores, links, responsáveis e adicionar comentários em cada. A intenção é cada atividade ir passando de etapa até a conclusão.
Além disso, pode-se utilizar o chat da ferramenta, ser notificado sobre prazos e acompanhar os avanços tanto pela ferramenta, quanto por e-mail.
Todoist
O Todoist é um aplicativo de gerenciamento de tarefas e projetos, através de listas, com apps e extensões para mais de 10 plataformas, permitindo que as tarefas estejam sempre atualizadas e sincronizadas onde se precisa delas: em dispositivos móveis, navegadores e caixas de email. Com a ajuda da plataforma é possível compartilhar projetos, delegar tarefas e discutir detalhes, além de:
- Acessar tarefas de qualquer lugar;
- Colaborar em tarefas compartilhadas em tempo real;
- Organizar subtarefas e subprojetos, divididos em níveis diferentes;
- Organizar prioridades de tarefas através de cores;
- Acompanhamento de produtividade;
- Notificações por e-mail/push sempre que mudanças importantes aconteceram em uma tarefas
Usado por mais de 5 milhões de pessoas, apresenta soluções para agências, empresas e pequenos negócios. É simples desde o processo de aprendizado até a utilização.
Foi eleito como um dos melhores apps de produtividade pelo The Guardian, USA Today, The New York Times, The Wall Street Journal, Forbes, Lifehacker e muitos outros.
Distribua seus releases para os jornalistas certos e gere visibilidade na mídia
Enviar release nunca será como antes: crie seu layout exclusivo, personalize o envio e expanda o alcance do seu conteúdo com alta entregabilidade e mensuração de resultados. Acesse agora e saiba mais.
Evernote
Para compartilhar projetos, anotações ou ideias, o Evernote é uma ferramenta crucial e conta com muitos recursos visuais disponíveis. A ferramenta oferece autonomia para criar anotações separadas por caderno, produzir textos personalizados, com cores e em lista, com anexos e, até mesmo, com desenhos feitos à mão.
Além disso, é possível digitalizar documentos, salvar páginas ou qualquer link da internet. Um recurso importante para quem está desenvolvendo uma pesquisa/ trabalho ou projeto, por exemplo.
Outro ponto positivo da ferramenta, é a possibilidade de anexar imagens nas tarefas criadas, seja para ilustrar alguma ideia ou apenas facilitar a visualização das informações.
Além da sua versão desktop, o aplicativo está disponível para celulares Android e iPhone (iOS).
Monday
Com o Monday, além de gestão de tarefas, é possível gerir processos ligados a outras áreas de atuação. Sendo útil para empresas de qualquer tamanho e de variados nichos.
Por meio da ferramenta é possível acompanhar, em tempo real, o andamento de uma equipe ou projeto compartilhado, por exemplo. Áreas como: Desing e Criação, T.I, Marketing, Vendas e CRM, são algumas das áreas que podem ser integradas à ferramenta.
A ferramenta é paga e possui versão para desktop e para celulares Android e iPhone (iOS).
- Fácil adaptação;
- Monitoramento em tempo real;
- Feita para qualquer necessidade ou área;
- Ferramenta intuitiva e colaborativa;
- Análise e acompanhamento completo das informações;
- Integra-se com outras ferramentas
Asana
Para quem busca uma ferramenta para gestão de projetos, com certeza já deve ter ouvido falar sobre o Asana. Uma plataforma versátil que possui armazenamento em nuvem, e permite que todas as pessoas envolvidas trabalhe simultaneamente. Assim, deixando a rotina de trabalho mais organizada e produtiva.
Suas principais funções na organização de projetos, é a possibilidade de montar esquemas em formato de lista ou quadro de cartões. Além do recurso de fórum de discussão, onde é possível convidar amigos e montar um grupo com divisões de atividade.
A ferramenta conta com uma versão web e aplicativos para Android e iOS.
One Note
Quando o assunto é gestão de tarefas, o One Note, é uma das mais ferramentas mais mencionadas no mercado. Ela é totalmente gratuita e é desenvolvida pela equipe da Microsoft. Assim, facilitando o acesso e a utilização do programa.
O aplicativo funciona como uma espécie de caderno virtual e foi desenvolvido a base de compartilhamento de notas. Ou seja, as notas criadas podem ser compartilhadas e receber qualquer tipo de conteúdo: gráficos, listas de verificação, imagens, tabelas, desenhos feitos à mão, entre outros elementos.
A ferramenta salva automaticamente todas as informações da sua conta na nuvem e sincroniza em todos os dispositivos logados, permitindo que todas as notas sejam editadas, simultaneamente, por outras pessoas.
No decorrer de cada ano, o software vem sendo aprimorado com recursos projetados para suprir as necessidades de qualquer área de atuação. Assim, ficando mais completa a cada atualização.
O OneNote funciona em todos os formatos: Windows Phone, IOS, Android, tablets, notebooks e computadores.
- Fácil adaptação;
- Totalmente gratuita;
- Armazenamento em nuvem;
- Ferramenta intuitiva e colaborativa;
- Permite todo tipo de conteúdo e anexo;
Este texto foi originalmente publicado em 2 de fevereiro de 2017 e vem sendo constantemente atualizado desde então.