Veja, abaixo, quais são os principais tipos de de e-mail marketing para ampliar o relacionamento com a base, gerar tráfego e aumentar as vendas
Quando falamos em e-mail marketing, naturalmente, a primeira coisa que vem à mente é um conteúdo ligado a vendas. Entretanto, a estratégia de que consiste na comunicação via e-mail, vai muito além do aspecto comercial.
Há um leque de formatos para trabalhar no e-mail marketing. E cada um dos modelos é ideal para um objetivo específico de marketing. Mas é possível, por exemplo, trabalhar com tipos de e-mail que são ideais para aumentar o engajamento da base, gerar tráfego para o website, autoridade de marca e, claro, potencializar as vendas.
Mas por que utilizar e-mail marketing como estratégia?
Vira e mexe, há comentários sobre “a morte do e-mail marketing” e, com isso, consequentemente, alguns profissionais questionam a eficácia do canal como uma estratégia de marketing. Porém, inúmeras pesquisas recentes apontam justamente o contrário. A tática ainda é extremamente valiosa para uma empresa que deseja maximizar os resultados no digital.
Trazendo para a reflexão, o e-mail é um meio extremamente confiável para os usuários. Uma pesquisa da MarketingSherpa aponta que 72% dos consumidores escolhem o e-mail como melhor canal para receber comunicados de empresas e marcas.
Além de confiável, é um canal utilizado com muita frequência pelas pessoas diariamente. A pesquisa da DMA Insight afirma que 99% dos consumidores checam suas caixas de e-mail todos os dias. Ou seja, é uma forma rápida e pessoal de alcançar o seu público de interesse. Confira, abaixo, o infográfico da pesquisa da DMA Insight que retrata o dado.
E quais são os principais formatos de e-mail marketing?
Como vimos acima, o e-mail marketing pode e deve ser utilizado para outras ações que não sejam exclusivamente comerciais. Por isso, abaixo, trouxemos algumas possibilidades que você pode adotar em seu negócio para expandir suas estratégias de marketing digital.
E se você quer ficar por dentro das principais métricas de e-mail marketing você pode conferir, por aqui, o nosso conteúdo especial sobre este assunto.
5 formatos de e-mail marketing
Newsletters
As newsletters são cruciais para empresas que produzem conteúdo. É um tipo de e-mail marketing que vai contribuir ricamente para você gerar tráfego e audiência. Seja para um blog post, um vídeo no YouTube ou até mesmo um episódio novo de podcast.
O segredo da newsletter é garantir que haja rituais. O modelo precisa ser padronizado e, claro, é crucial que tenha periodicidade. E a quantidade de envios vai depender da quantidade de conteúdos que sua empresa produz.
O mais comum é que as newsletter sejam mensal, quinzenal ou semanal. Claro, é sempre importante construir um cronograma de envios para a base ao longo do mês, a fim de evitar desgaste pelo excesso de disparos.
Por que devo utilizar Newsletters?
Se a sua empresa tem como objetivo atuar com marketing de conteúdo ou já atua, a newsletter é uma ferramenta para abastecer o tráfego nos materiais produzidos. Veja, abaixo, alguns dados cruciais que comprovam a importância deste tipo de e-mail marketing:
- 83% das empresas B2B usam newsletters como parte das suas estratégias de content marketing — segundo a Imagination, 83% das empresas B2B usam newsletters como parte das suas estratégias de content marketing.
- 40% dos profissionais de Marketing dizem que as newsletters são a parte mais decisiva para o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo — de acordo com a Content Marketing Institute.
- Usuários estão até 2 vezes mais propensos a assinar uma newsletter do que interagir com uma empresa pelo Facebook — segundo a Forrester
E-mail marketing comercial
O e-mail marketing comercial é o modelo mais conhecido. A tática consiste em oferecer algum produto ou serviço em uma comunicação direta por e-mail. E mesmo com o avanço dos canais de mídia paga e com diversas redes sociais disponíveis para as campanhas, o e-mail marketing ainda se mostra muito eficaz quando o assunto é gerar vendas.
E não apenas gerar vendas. O canal é considerado um dos principais meios quando se fala em retorno sobre o investimento. Para se ter ideia, um relatório da DMA que o e-mail tem um return on investment (ROI) de 3800%.
Trazendo um exemplo mais palpável, segundo nos Estados Unidos, para cada dólar gasto em Email Marketing, é gerado um retorno de $38 de acordo com a
CampaignMonitor. O que mostra a eficácia do e-mail marketing para gerar vendas e o custo-benefício, afinal, não é um canal que exige um investimento estratosférico como outros canais, por exemplo.
Por que devo utilizar e-mail marketing?
Toda empresa visa lucro e precisa vender para pagar as contas. E o e-mail marketing comercial é um meio de vendas extremamente barato para investir e que traz um retorno financeiro considerável. Portanto, precisa fazer parte de sua estratégia de marketing para alavancar o negócio.
Veja, abaixo, mais alguns números sobre a importância do e-mail marketing comercial para uma empresa:
- O e-mail marketing é quase 40 vezes melhor na aquisição de clientes com relação ao Facebook e Twitter. — McKinsey & Company.
- Consumidores que compram produtos promovidos por meio de e-mail marketing gastam 138% mais que consumidores que não recebem ofertas por email — Convince&Convert.
- Com uma boa segmentação, as estratégias podem gerar receitas 3 vezes maiores — Clickz.
E-mail marketing de automação
O e-mail marketing de automação é fundamental para uma estratégia de inbound marketing. Esse modelo entra em ação a partir do momento em que um lead entra em uma determinada automação.
Por exemplo, um usuário entrou em seu site e preencheu o formulário para receber um e-Book. Por causa desta ação, o lead entra em um workflow configurado. E nas configurações, há um e-mail de “Boas-vindas” programado.
Então, ao entrar na automação, o lead receberá um e-mail marketing automático. Geralmente, é uma confirmação do download do e-book, com um agradecimento especial. Dentro deste fluxo, é possível, ainda, configurar para enviar outros conteúdos do blog que tenham sinergia com o material de interesse do usuário.
Para trabalhar com este formato é necessário contratar uma ferramenta de CRM com foco em marketing e vendas, como SharpSpring, RD Station, por exemplo. A automação de e-mails pode te ajudar a contar leads de acordo com a jornada de compra de cada um deles. O que certamente vai te ajudar a contar os usuários no momento ideal de compra, por exemplo.
Por que devo utilizar e-mail marketing de automação?
Veja, abaixo, alguns dados valiosos para comprovar a eficácia do e-mail marketing de automação. Esses e-mails programados e configurados, podem ajudar a aumentar o tráfego, ampliar o relacionamento com os leads e manter a base engajada.
- Profissionais de marketing em empresas B2C que utilizam automação obtêm taxas de conversão de até 15% — eMarketer.
- Mais de 75% da receita gerada por email tem sua origem em e-mails automatizados e personalizados, não campanhas enviadas em massa— DMA.
- E-mails automatizados alcançam um aumento de 70,5% nas taxas de abertura e 152% no CTR — Campaign Monitor.
E-mail marketing de engajamento e clientes inativos
E-mail marketing de engajamento
O e-mail marketing de engajamento consiste em criar ações para se relacionar com usuários que estão deixando de interagir com os seus comunicados. A proposta é segmentar os usuários que não estão abrindo os e-mails e criar uma estratégia específica para engajá-los.
É comum, nesses casos, que profissionais de marketing adotem uma comunicação que seja pessoal. A ideia é intervir antes de perder o contato. Então é necessário entender o motivo do desengajamento recente. Os motivos são variados: desde um possível ajuste no tipo de conteúdo enviado para o contato ou até mesmo uma mudança de área do profissional.
Essa estratégia é adotada justamente para manter a “higienização” da base. Ou seja, manter na base de leads apenas contatos que de fato interagem com os conteúdos. Um lead que fica muito tempo sem abrir um e-mail, clicar nos links, etc, pode se tornar uma desinscrição com o tempo. Sem contar que o desengajamento pode ser um sinal claro de que o lead pode ter perdido o interesse em seus conteúdos.
E-mail marketing para clientes inativos
O mesmo acontece com clientes inativos. Leads que já compraram algum produto ou serviço de sua empresa, mas que por algum motivo parou de usar o serviço ou nunca mais comprou nenhum produto.
Porém, mesmo que seja inativo ainda demonstra engajamento com os seus e-mails marketing. Para trabalhar com este formato é preciso ter uma segmentação bem específica na base. É um trabalho de inteligência que pode render um retorno financeiro muito grande.
Aposte em mensagens personalizadas e seja pessoal para ativar novamente os clientes em potencial. Você pode utilizar o aniversário de um lead inativo para enviar um e-mail marketing para reativá-lo como cliente, juntando dois formatos de e-mail, por exemplo.
5. E-mail marketing sazonal
O e-mail marketing sazonal é o modelo de envio que consiste em trabalhar com base em períodos específicos. Seja uma data comemorativa pessoal ou pública, ou até mesmo uma temporada de compras, como campanhas de black friday, natal, etc.
Para facilitar este formato é importante montar um cronograma das principais datas ao longo do ano que sejam cruciais para o seu negócio. E produzir um e-mail marketing especial para cada uma das datas selecionadas. Apostar na identidade visual pode contribuir e muito nas ações.
Dica extra:
A Rock Content fez um compilado com as principais pesquisas sobre e-mail marketing disponíveis no mercado — em um único conteúdo.
Concluindo…
O e-mail marketing é um canal valioso para uma estratégia de marketing, utilizá-lo é crucial para alavancar os resultados, independente de qual seja o objetivo. O canal é crucial para engajamento, relacionamento, tráfego, autoridade e vendas.