3 formas de gerar conteúdo relevante utilizando pesquisas de mercado
Cada vez mais as marcas estão aderindo às estratégias de marketing de conteúdo para alavancar suas vendas. A fórmula parece simples: gerar conteúdo relevante para atrair o seu público-alvo e converter em vendas. Mas, em um mundo em que somos bombardeados por informações constantemente, como fazer para que seu conteúdo se destaque?
Existem diferentes técnicas e estratégias para gerar conteúdo relevante. Mas hoje eu quero mostrar 3 formas de gerar conteúdo de qualidade utilizando a pesquisa de mercado:
1. Dados exclusivos para sua audiência
Conteúdos que trazem dados estatísticos costumam chamar a atenção e tem alta capacidade de viralizar. Os números ajudam a dar peso e dimensão para uma informação.
Por exemplo, qual título chamaria mais a sua atenção: “muitas pessoas utilizam email” ou “92% das empresas utilizam o email como principal ferramenta de comunicação”? Veja como o número torna o título mais relevante e atrativo.
Mais interessante ainda é gerar os próprios dados que são relevantes para a sua audiência. Você terá em mãos um conteúdo totalmente exclusivo e atraente. São inúmeras opções de pesquisa que você pode fazer. Se trabalha na área de comunicação, faça uma pesquisa para avaliar diferentes veículos e canais. Se é da área de saúde, pode fazer uma pesquisa para descobrir os hábitos e as formas que as pessoas cuidam da própria saúde.
Você pode estar se perguntando: mas fazer uma pesquisa de mercado não é caro e demorado? Estes são apenas alguns dos mitos sobre pesquisa de mercado que você precisa esquecer imediatamente.
Com as ferramentas de pesquisa de mercado online, qualquer pessoa pode fazer sua pesquisa sozinho e obter resultados em poucos dias. Além disso, a pesquisa de mercado pode ser feita com custos extremamente acessíveis ou até mesmo de graça.
Após fazer a sua pesquisa de mercado, seja criativo na hora de divulgar os resultados. Além de textos, você pode criar infográficos, vídeos, imagens, webinars e diferentes formatos com os dados obtidos. Com uma mesma pesquisa, você pode criar diferentes materiais e tipos de conteúdo relevante.
2. A pesquisa de mercado já é um conteúdo relevante
Ao disponibilizar o link de uma pesquisa de mercado em redes sociais, blogs, newsletter ou site, você já está divulgando um conteúdo. Ao pedir para que seus clientes ou seguidores participem de uma pesquisa, você está oferecendo engajamento e interação com seu público.
Pode ser apenas uma pesquisa curta, em formato de enquete, ou uma pesquisa maior, com diferentes questões sobre assuntos variados. O importante é que o link da pesquisa venha associado a uma mensagem que estimule a participação.
Algumas sugestões: compartilhe o link de uma pesquisa sobre um assunto polêmico ou atrativo e informe que, após a realização da pesquisa, você fornecerá gratuitamente um infográfico com os resultados da pesquisa. Você pode também oferecer um cupom de desconto ou uma degustação do seu produto para todos que participarem da pesquisa.
Outra opção é incluir uma dose de humor no texto que acompanha o link da pesquisa.
3. Utilize a pesquisa de mercado para avaliar o seu conteúdo
Se você produz conteúdo, certamente já aconteceu com você: dedicou horas em um conteúdo que parecia ser um sucesso, mas, ao ser compartilhado nas redes sociais, foi um fiasco. O inverso também é comum: faz um post de qualquer jeito só para cumprir o cronograma, e virou um case de sucesso.
Antes de mais nada, para que sua estratégia de conteúdo tenha sucesso, é preciso ter certeza de quem são os seus leitores ou seguidores. Além de conhecer seus dados demográficos, é importante também conhecer os seus hábitos, preferências e interesses. A pesquisa de Buyer Persona, nesse caso, pode ser muito interessante.
Além disso, utilize as pesquisas para avaliar o seu conteúdo e perguntar para o seu público que tipo de materiais eles gostariam de receber. Você pode obter insights valiosos e descobrir o que sua audiência realmente considera um conteúdo relevante.
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Se você se interessou por esse conteúdo e quer saber mais sobre pesquisa de mercado, conheça o Opinion Box. Nós temos uma plataforma de pesquisa de mercado online em que você pode fazer sua pesquisa sozinho. Basta cadastrar-se gratuitamente, criar o seu questionário e escolher o público que vai responder a sua pesquisa.
Você pode fazer sua pesquisa com seus contatos por email ou por link. Se precisar de pessoas para responder à sua pesquisa, nós temos um painel de respondentes com mais de 100 mil consumidores em todo o país. E, se precisar de ajuda para criar sua pesquisa, conte com nosso time de especialistas para cuidar do seu projeto de pesquisa do início ao fim. Converse com o Opinion Box.
Autora: Daniela Schermann
Líder de Marketing do Opinion Box, empresa que oferece soluções digitais de pesquisa de mercado.