Profissionais que atuam em comunicação corporativa buscam cada vez mais ferramentas para assessoria de imprensa que sejam capazes de otimizar tempo na rotina de trabalho e aumentar a produtividade. Afinal, executar funções operacionais manualmente não é tarefa tão simples. Pelo contrário. Para atingir os resultados desejados sem auxílio tecnológico se tornou quase uma missão impossível no segmento.
Por outro lado, há uma ampla variedade de ferramentas que podem facilitar a vida de qualquer assessoria de imprensa em todos os âmbitos. Desde o relacionamento com jornalistas até a captura de novos clientes e a organização dos processos internos.
Utilizar a tecnologia em questões operacionais é essencial para alocar esforço e tempo em funções estratégicas. Para facilitar, o Comunique-se separou algumas das principais ferramentas utilizadas pelas assessorias de imprensa.
Ferramentas para assessoria de imprensa
SEMrush
O SEMrush é uma solução de web analytics essencial na hora de avaliar dados e entender o comportamento do público. Por meio da plataforma, é possível avaliar as principais buscas efetuadas por usuários e o posicionamento na Search Engine Results Page.
Entra na categoria de ferramentas para assessoria de imprensa, pois pode ser aproveitado para fortalecer a marca e aumentar o tráfego por meio da produção de conteúdo estratégico, baseando-se em dados. Afinal, ao validar termos que usuários estão executados, é possível produzir conteúdo relacionados.
Em relação aos clientes, é indispensável para levar as principais palavras-chaves sobre o negócio e o mercado do assessorado. Dessa forma, torna mais fácil trabalhar o SEO para que a empresa seja encontrada com facilidade no digital.
Ubersuggest
Na hora de encontrar as melhores palavras-chave, o Ubersuggest é essencial. Não há como se pautar com base em achismo. Para entender o comportamento do público, aplicar o uso dessa ferramenta pode abrir caminhos e trazer insights na hora de construir e estruturar a área de conteúdo.
Basta mencionar o termo ou expressão para que a ferramenta traga um overview completo sobre a palavra-chave. Uma tabela completa, mostrando a quantidade de buscas com o termo, o valor do custo por clique, além do Paid Difficulty e o SEO Difficulty, que mostram a dificuldade para se trabalhar a keyword em mídia paga e orgânica, respectivamente.
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Asana
O Asana é uma ferramenta de gerenciamento colaborativo de tarefas. Para controlar as atividades e as pendências diárias em grupo, é extremamente funcional. É possível criar grupos, convidar usuários e trabalhar simultaneamente.
Para trabalhar em projetos com prazos, o quadro de atividades da ferramenta pode ser transformado em uma espécie de funil. Conforme as pendência são concluídas, basta avançar e manter na etapa correspondente. Além disso, para facilitar o trabalho em grupo, cada tarefa pode ser atribuída a determinado usuário que esteja responsável.
Com o calendário das atividades é possível estabelecer prazos limites e até se organizar para cumprir as responsabilidades. Para estabelecer uma relação de proximidade com o assessorado, é válido, por exemplo, compartilhar o acesso com o cliente. Assim, conforme o andamento das ações acontecem, eles podem ficar por dentro do que está acontecendo.
Há também um gráfico de mensuração com uma visão ampla de todas as atividades da ferramenta e o andamento de cada uma delas. Além do Asana, o Trello pode ser uma alternativa de plataforma para gerenciamento colaborativo.
Workr
O Workr é uma das ferramentas para assessoria de imprensa ideal ampliar para ampliar o relacionamento com jornalistas e mensurar resultados em comunicação. É possível mapear jornalistas com base no perfil. Então, na hora de distribuir release, por exemplo, basta segmentar o mailing list de acordo com o perfil do conteúdo produzido. O envio da sugestão de pauta é feito pela própria ferramenta.
Com gestor de follow up à disposição, é possível controlar todas as atividades, tarefas e pendências com os profissionais de imprensa no dia a dia. Assim, é possível validar, por exemplo, se determinado usuário abriu o e-mail com o release ou não. Na hora de entrar em contato para “vender” a pauta, pode contribuir para adotar abordagens diferentes.
Conforme as notícias saem na mídia, o Workr conta com uma tecnologia para clipar as matérias nos veículos de comunicação. O serviço de clipping exclui a necessidade de “caçar” manualmente cada publicação nos mecanismos de buscas.