Em meio à crise, agências podem utilizar canal de mídia paga como caminho para impactar potenciais clientes e contornar o cenário atual, aumentando faturamento
Incluir o Facebook Ads na estratégia digital é primordial para o mercado de assessoria de imprensa. Como vimos, anteriormente, o principal método para conquistar novos clientes neste setor gira em torno de modelos tradicionais. O marketing boca a boca e as indicações, por exemplo, ainda são os canais predominantes para aquisições em agências.
Cenário atual
Neste período de crise, devido à pandemia, o mercado de assessoria de imprensa sofreu impacto com a perda de faturamento. Segundo pesquisa realizada pelo Comunique-se em parceria com Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), mais de 80% das agências perderam receita nos últimos meses.
Oportunidade
Os meios digitais se tornaram ainda mais necessários neste cenário de pandemia. Afinal, com o isolamento social, o ambiente online se tornou ainda mais primordial para expandir o negócio. Empresas que não se transformaram digitalmente, precisam de uma hora para outra, acelerar esse processo para não sucumbir com a crise.
Com isso, muitos processos sofrem mutações. Desde reuniões internas por meio de ferramentos de videoconferência até a maneira de prospectar novos clientes. Assessoria de imprensa que, outrora, buscava novos assessorados batendo de porta em porta ou em modelos mais tradicionais, agora viram a necessidade de trabalhar com as mídias digitais. Dentro desse processo, o Facebook Ads pode ser um dos caminhos para impactar o público-alvo e alavancar novos negócios.
(confira, em nosso Podcast-se, o episódio que fala sobre transformação digital)
Dados sobre o uso do Facebook
Investir na ferramenta de anúncios do Facebook pode ser um dos caminhos no ambiente online para aumentar o número de clientes e, ainda, trabalhar fortemente com a consciência de marca. Afinal, para entender a fundo o quão importante é marcar presença neste canal, pesquisa realizada pela Hootsuite evidencia que a rede criada por Mark Zuckerberg é o terceiro website mais visitado no mundo
Seguindo com os dados para compreender a relevância do Facebook, em conteúdo recente, a RD Station revelou que, no Brasil, a rede social é a segunda mais utilizada pelos usuários, atrás somente do YouTube. Tais números nos mostram que, sem dúvidas, o público-alvo de assessoria de imprensa com certeza dedica tempo para navegar pelo canal.
Portanto, torna-se essencial apostar no Facebook não apenas como um canal para publicações orgânicas, mas como uma mídia para conquistar novos clientes por meio de anúncios estratégicos e bem elaborados para impactar sua audiência.
Como anunciar no Facebook Ads?
Para anunciar no Facebook Ads é um caminho bem simples. Basta criar uma conta de negócios para a página comercial de sua agência e configurar as informações sobre a empresa em questão. A Hotmart publicou um passo-a-passo completo instruindo no processo de criação.
Primeiros passos e metas
Logo de cara, é preciso informar o objetivo de marketing para cada campanha. Portanto, o primeiro passo para criar uma campanha antes de ativá-la é entender de fato quais são os objetivos com os anúncios e o que você espera de resultado com o Ads. É extremamente importante definir as metas antes de configurar e instruir a ferramenta. Pois, de acordo com cada objetivo, existe um formato de anúncio adequado.
Basicamente, há três elemento disponíveis, seguindo o funil em que o público se encontra: reconhecimento, consideração e conversão.
Torna-se necessário compreender a fundo o seu público-alvo antes de anunciar e, claro, analisar qual etapa de funil você deseja impactar com cada campanha. Afinal, a abordagem e o formato dos anúncios sofrem alterações conforme a jornada em que o target se encontra, por exemplo.
Reconhecimento
Este objetivo é recomendado para quem deseja ampliar o alcance e reconhecimento de marca. Você pode optar por uma segmentação um pouco mais ampla, a fim de alcançar o máximo de usuários possível e, ao mesmo tempo, pessoas que tenham maior probabilidade de interagir com o anúncio. A própria central de ajuda do Facebook sugere que para aumentar o reconhecimento da sua marca, é preciso dizer às pessoas qual é o diferencial da empresa com relação aos pares e mercado.
Consideração
Na etapa consideração, abre-se um leque maior de possibilidades de campanha. São objetivos de campanhas para incentivar e conduzir os usuários a pensarem em sua empresa para determinado assunto. É possível gerar tráfego para uma determinada página e até mesmo geração leads por meio de cadastros.
Conversão
Objetivo de conversão é adequado para anunciantes que desejam incentivar usuários a comprarem seus produtos diretamente no site e, em casos de serviços prestados como de assessoria de imprensa, direcionar a pessoa a uma página de destino para preencher determinado formulário para solicitar um orçamento.
Com a definição de meta estabelecida para a campanha em questão, o próprio Facebook Ads classifica os formatos ideais para atender o seu objetivo enquanto anunciante. Basta você definir qual será o seu objetivo e escolher o modelo que se adéqua para conquistá-lo.
Segmentação do público-alvo
Posteriormente, é de extrema relevância segmentar o público-alvo para que o anúncio impacte usuários que tenham sinergia com o conteúdo que será transmitido. Há inúmeras possibilidades de segmentação para encontrar o perfil ideal de pessoas.
Primeiro, defina as localizações geográficas. Você pode selecionar para atingir o Brasil inteiro ou, por exemplo, atuar apenas em regiões específicas Além disso, é possível escolher outros países, caso seja viável para assessorar clientes do exterior.
Após delimitar as regiões, é o momento de escolher o perfil do público-alvo. Desde idade, gênero a direcionamento detalhados. Para direcionar com assertividade, é possível filtrar por três elementos principais: dados demográficos, interesses e comportamento. Tais opções permitem afunilar o target a fim de levar a mensagem ao perfil ideal de usuários que possuem sinergia em contratar serviços de assessoria de imprensa.
Anúncios
Por fim, é a hora de criar a mensagem e escolher a peça para veicular o anúncio. Vale ressaltar que as campanhas de Facebook Ads possuem inúmeros posicionamentos. Na prática, significa dizer que você pode optar para que os anúncios sejam direcionados para o feed ou stories em desktop ou mobile, entre outras opções.
É possível trabalhar com uma imagem ou vídeo, carrossel e coleção, da seguinte forma:
- construa uma descrição com gatilhos de vendas para melhorar a performance do anúncio;
- certifique-se que a URL esteja com mapeamento de tráfego e, ainda, que a página de destino tenha pixel do Facebook instalado para mensurar os resultados da campanha.
Concluindo…
Neste período de crise, devido à pandemia, a mídia paga e os canais digitais podem ser um caminho para o mercado de assessoria de imprensa alcançar novos clientes. Com as inúmeras possibilidades de anúncios e possibilidades de segmentação, é possível impactar o público-alvo a fim de ganhar novos clientes e expandir o alcance da marca. Além disso, é um canal que não necessita de um valor alto de investimento. É possível criar campanhas, gerar conversões e novas vendas, com um baixo orçamento para tal.