Escritório de Contabilidade: a importância da segmentação
A segmentação de mercado nada mais é do que uma opção por atender clientes de nichos diferentes. Por exemplo: você pode mandar um e-mail geral para médicos, ou uma mensagem específica para cardiologistas. Ao fazer isso, você está segmentando seu público e o conteúdo pode ser mais eficaz.
No seu escritório de contabilidade, acontece da mesma maneira. É possível atender somente empresas que optam pelo Lucro Presumido, por exemplo, ou pelo Simples Nacional. Outro tipo de segmentação está relacionada aos diversos tipos de clientes, que podem ser coaches, engenheiros, startups ou profissionais liberais.
Agora vamos citar algumas vantagens que para seu escritório contábil.
1. Especialista no assunto.
Ao se dedicar a um público em específico, você poderá se tornar referência no assunto, o que agregará valor positivo para o seu negócio.
2. Menos trabalho para a equipe
Se você acaba optando por atender microempresas, é mais fácil orientar um novo cliente. Ou seja, não há necessidade de realizar uma pesquisa sobre o regime societário adotado por ele. No caso de focar apenas em MEI, você fecha contrato com uma sociedade limitada, por exemplo.
3. Eficiência e organização dos processos
Com um trabalho mais segmentado, além de otimizar seu tempo, facilita sua rotina, uma vez que as demandas se tornam comuns e a execução das tarefas fica organizada.
4. Sem necessidade de buscar clientes
Sendo especialista no assunto, você pode oferecer uma consultoria, por exemplo, aumentando seu leque de opções para prestar serviço a um mesmo cliente, sem a necessidade de prospectar a todo instante.
Cuidados necessários
É importante estar ciente que, ao realizar a segmentação, você precisa estar seguro se o nicho realmente tenha demanda suficiente para trabalhar e trazer retorno financeiro ao escritório. Podemos dizer que a desvantagem de trabalhar deste modo, é que provavelmente muitos clientes — por não pertencerem à segmentação — não fechem com sua empresa. No entanto, tenha sempre em mente de que seu objetivo é se tornar referência num assunto específico.