Escritório de Contabilidade: 5 estratégias de marketing
Um plano de marketing é vital nos negócios, pois fornece orientação e estratégia e define os recursos que a empresa investirá para atingir as metas principais. No entanto, quando estão ocupados executando suas práticas e lidando com problemas do cliente, poucos contadores têm tempo ou experiência para escrever um plano de marketing formal.
A boa notícia é que você não precisa de experiência significativa em marketing ou conhecimento estratégico para desenvolver um plano de marketing prático para seu escritório. Você já possui todas as informações e conhecimentos necessários. Em pouco tempo, é capaz de desenvolver um plano prático que impulsione os esforços do seu escritório, mantendo o foco e garantindo que os recursos sejam direcionados adequadamente para programas de marketing eficazes.
Essas dicas e etapas simples podem ajudar a tornar o processo de planejamento de marketing mais fácil e eficaz:
1- Estabelecer metas
Determine quais metas de marketing você deseja alcançar no decorrer do ano, seja lançando um novo serviço, expandindo uma oferta atual ou buscando desenvolver relacionamentos de referência. O importante é definir o resultado final. Às vezes, as empresas articulam metas de marketing que são bastante vagas.
É melhor ser específico ao desenvolver cada uma delas para incluir informações quantitativas, como número de novos clientes ou um aumento percentual de novas receitas. Finalmente, estabeleça objetivos e benchmarks de curto e longo prazo. À medida que o ano se desenrola, você pode usar essas métricas para avaliar o progresso.
2- Identificar alvos
Depois de definir metas, o próximo passo é identificar as possíveis metas a serem seguidas para cada meta. Neste exercício, é importante ser o mais específico possível. Às vezes, há uma tendência a ser excessivamente ampla no processo de segmentação. Por exemplo, suponha que uma empresa queira expandir sua prática contábil de pequenas empresas. Uma reação instintiva é afirmar que a empresa deve segmentar todas as pequenas empresas do mercado. Infelizmente, essa abordagem geralmente leva a resultados abaixo do ideal.
Uma abordagem mais eficaz é analisar a base de clientes existente e procurar as principais tendências. Existem vários clientes no mesmo setor? Existem pontos em comum em termos de localização geográfica ou tamanho da empresa? A resposta a essas perguntas ajudará a definir onde a empresa deve focar seus esforços de marketing. Se a empresa trabalha com vários restaurantes, faz sentido focar nesse nicho primeiro, já que a experiência documentada e as referências da indústria já estarão disponíveis. Considere seguir o mesmo processo de segmentação para cada aspecto do plano.
3- Definir ações específicas
Para que um plano de marketing seja eficaz, deve haver um conjunto de ações (táticas) específicas que serão aproveitadas para atingir cada meta. Se você está lançando um programa de boletim informativo para introduzir um novo serviço, levando os parceiros de referência estabelecidos para almoçar ou enviando uma mala direta para possíveis clientes, é importante definir claramente cada item de ação.
Isso permitirá que você identifique as etapas e a quantidade de tempo que levará para implementar cada tática. Por exemplo, uma iniciativa de mala direta pode incluir trabalho de design, desenvolvimento de conteúdo e aquisição de lista de prospects. Considerações adicionais incluem os recursos necessários para imprimir e preparar a peça para correspondência. Certifique-se de incluir também uma linha do tempo de quando cada ação deve ser implementada. Isso será útil para se organizar e permanecer no caminho durante todo o ano.
4- Definir um orçamento
As despesas de marketing podem aumentar rapidamente ! Se você é como a maioria dos donos de empresas, então você não tem uma quantidade ilimitada de recursos para investir em marketing. Como resultado, você deve reservar uma quantia específica por mês ou trimestre. Isso ajudará a manter seus esforços sob controle e dentro do orçamento. Além disso, não tenha medo de revisar periodicamente as despesas para ver se um ajuste com base nos resultados é garantido. Você pode aumentar ou diminuir o valor gasto com base no ROI experimentado.
5- Seja consistente
Consistência no marketing é um desafio que toda empresa se esforça para manter, independentemente do tamanho e da receita. A natureza do negócio baseada em prazos resulta muitas vezes na falta de tempo para se concentrar em marketing durante épocas específicas do ano — como na época de pagar impostos ou no final de ano. Embora possa ser difícil, você deve fazer todo o esforço para continuar a comercialização durante os horários de pico.
Perspectivas, clientes e parceiros de referência precisam ser constantemente lembrados de que sua empresa está lá e pode ajudá-los a abordar questões específicas que possam estar enfrentando. Para gerenciar ambos, é extremamente importante fazer algum planejamento prévio para garantir que as ações que você definiu possam ser realizadas quando as coisas ficarem ocupadas.
Takeaway
Lembre-se, ter um plano de marketing é preparar-se para manter os esforços concentrados, lucrativos e em curso ao longo do ano. Usando as dicas destacadas acima, você poderá desenvolver facilmente um plano que ajudará a direcionar mão-de-obra e recursos, além de funcionar como um trampolim nos resultados do seu escritório contábil ao longo do ano .