Escritório de advocacia: como se relacionar com o cliente
Provavelmente você já teve uma boa experiência numa loja e, ao ser muito bem atendido, ficou satisfeito e se tornou cliente. Com escritórios de advocacia, funciona da mesma maneira. Neste segmento, o relacionamento com o seu cliente é fundamental e vamos explicar neste post sua importância, como fazê-lo e por onde começar.
1 – Um bom site
Seu site é o cartão de visitas para o cliente. É justamente lá que ele pode entrar em contato com o seu escritório, verificar quais áreas que você atende, além de outras informações relevantes que são de interesse do cliente. O ideal é se dedicar ao construir o site e cuidá-lo com carinho. Isso significa atualizar constantemente, criar um blog, incluir os contatos e as redes sociais.
Por que isso é importante?
Não é mais nenhuma novidade que as pessoas estão pesquisando no Google o tempo todo. De acordo com um estudo divulgado pelo site americano Adweek, esse número chega a 81% atualmente. O mais interessante do artigo é que 60% dos consumidores iniciam suas buscas com um mecanismo de pesquisa antes de dirigir-se a um site específico — que geralmente é o Google.
Isso quer dizer que se um site não estiver no Google, a chance de ter visibilidade e ser encontrado por potenciais clientes é bem baixa. Além disso, cerca de 90% das pessoas clicam apenas na primeira página do Google, e você precisar estar lá. O caminho pode ser até demorado para isso acontecer, mas sem um bom site, dificilmente você atingirá esse objetivo.
2 -Use seu site para captar leads
Agora que você entendeu a importância de ter um site bem estruturado, é preciso saber o que fazer com ele. Lembre-se de que seu objetivo é atrair novos clientes. Destine um espaço para a landing page. No Marketing Digital, funcionam como páginas que possuem elementos importantes voltados à conversão do visitante em Lead, oportunidade ou cliente. Ao elaborar uma, deixe espaços para nome, email, segmento de atuação e outros dados que julgar interessante para o seu escritório. Geralmente, as taxas de conversão das Landing Pages são maiores do que páginas comuns.
3- Estabeleça um relacionamento
Agora que você já tem os contatos dos leads, o próximo passo é manter uma relação com eles. Esse tipo de estratégia tem por objetivo transformar os prospects em clientes. Ao mesmo tempo, faz com que aqueles que já conhecem seu escritório de advocacia se tornem fãs do seu trabalho. Geralmente, quando isso acontece, passam a se tornar divulgadores da sua marca, indicando seu escritório para novos indivíduos.
Mas como se relacionar naturalmente?
O objetivo é sempre fornecer informações valiosas que provavelmente os seus potenciais clientes estão procurando e desejam saber. Isso pode incluir uma novidade do seu escritório, um texto no blog trazendo conceitos e explicações sobre determinado segmento ou uma mudança importante na lei. Um blog alimentando com frequência é fonte de conhecimento para os clientes.
Uma estratégia que funciona muito bem é o disparo de newsletter. Nela, você reúne tudo de mais impactante que produziu naquele período — pode ser quinzenal ou mensal — e envia para sua base de contatos que foram capturados nas Landing Pages.
Se preferir, descubra quais são as principais dores do clientes e potenciais e organize um Webinar sobre o tema. É um momento importante para captar novos leads e interagir com público que estiver presente, tirando dúvidas e gerando debates produtivos.
Como melhorar seu relacionamento empresarial?
Uma pesquisa realizada com 362 empresas pela consultoria Bain & Company, revelou que 80% delas acreditam oferecer uma “experiência diferenciada a seus clientes”. No entanto, apenas 8% dos clientes disseram que recebem um tratamento acima da média.
Isso significa que a percepção é diferente para cada lado e que o relacionamento dessas empresas é deficiente, uma vez que elas nem sequer fazem noção daquilo que realmente o cliente necessita. Para oferecer um contato personalizado, separamos algumas dicas para aplicar no seu escritório, que estão relacionada com as sugestões que demos no item anterior:
1. Manter um diálogo frequente
Faça o seu cliente se sentir especial. Isso significa que, além de entregar um serviço de alta qualidade, é essencial que você desenvolve um diálogo com frequência, ouvindo sugestões e esclarecendo possíveis dúvidas. Uma alternativa é incluir no website um chat dedicado para que o cliente converse em tempo real com o escritório.
2. Saber o que os clientes realmente querem
Geralmente, as empresas querem vender, mas nem sabem o que o cliente procura. Um relacionamento com o cliente começa justamente no fato de entender o que ele quer e qual a sua dor.
Seu escritório deve demonstrar real interesse em resolver as suas necessidades. Se não souber, procure uma maneira de descobrir.
3. Deixe claro quais são seus canais de comunicação
Deixe evidente no seu site os meios de contato e quais canais seu cliente pode procurar por você. Aqui vale qualquer ferramenta: email, Whatsapp, Facebook, Skype, chat no site, entre outros.
4. Faça um bom pós-venda
Depois de vender um serviço ao seu cliente, mantenha um contato honesto. Continue enviando as novidades, informações relevantes e tirando outras dúvidas. Lembre-se de que você não pode aparecer apenas no momento de vender um novo serviço.
A importância de uma bom relacionamento
De acordo com uma pesquisa realizada pela CEI – Customer Experience Impact, existem quatro quatro razões principais para que um cliente se comprometa com uma marca:
- 73% devido aos funcionários prestativos ou ao serviço de suporte ao cliente
- 55% por ter resolvido alguma dúvida com agilidade
- 36% pelos atendimentos personalizados que formam oferecidos
- 33% pela ótima reputação de determinada marca.
Tenha em mente sobre a importância de investir no relacionamento. Isso passa por diversos pontos que foram desenvolvidos ao longo do texto. Seguindo as orientações aqui descritas o desafio de conquistar, manter e fidelizar novos clientes ficará mais fácil.