Uma das missões de um assessor de imprensa é emplacar pautas em veÃculos de grande porte
O assessor de imprensa cumpre diversas funções, dentre elas a de oferecer pautas de seus clientes para os jornalistas. Grande parte das pessoas ou instituições que contrata um serviço de assessoria de imprensa tem por objetivo ter a sua marca divulgada nos meios de comunicação mais conhecidos. É normal que os clientes criem essa expectativa. Afinal, esse é o papel do assessor. Entretanto, sabemos que não é fácil emplacar pautas nos grandes veÃculos de comunicação. Para que isso aconteça, é necessário adotar algumas estratégias.
Os grandes veÃculos recebem boas pautas diariamente. Portanto, para que a sua seja destaque entre tantas que são analisadas, é preciso conhecer a linha editorial do meio de comunicação. Pesquise sobre o veÃculo e descubra quais temas eles costumam abordar e qual o tipo de recorte interessa ao veÃculo. Se for um meio de comunicação impresso, considere a sua periodicidade antes de enviar a pauta, pois pode acabar sendo uma ação inútil dependendo da situação. Em toda via, mantenha contato com os editores desses veÃculos para descobrir qual é o deadline. Enviando a pauta para o veÃculo certo, a chance de ser publicada é muito maior. Além disso, é importante entender a necessidade do jornalista e verificar quais as pautas que ele pretende trabalhar.
Emplacar pautas em conjunto
Uma ótima alternativa para conseguir emplacar pautas nos grandes veÃculos de comunicação é trabalhar em conjunto com outras assessorias. Se você quiser que o seu cliente seja exclusivo na pauta, ela dificilmente será publicada. Quando o assunto fica tão segmentado, geralmente é publicado em veÃculos especializados da área e em mÃdias locais. É muito importante sair nesses veÃculos, pois isso ajuda a gerar mais clientes e também maior visibilidade da marca. Porém, é notório que o maior desejo do cliente é aparecer nos grandes meios de comunicação.
A pauta em conjunto deve ser construÃda com outros colegas assessores e deve ser levada ao jornalista praticamente pronta, com fontes especialistas, dados e, se possÃvel, cases.
Comunique-se 360
Existe uma forma melhor de impulsionar sua comunicação
Construa um bom networking
É fundamental que você tenha a sua rede de contatos sempre atualizada e fomentada. Participe de grupos de assessores disponÃveis nas redes sociais, principalmente no Facebook e WhatsApp. O contato com outros profissionais da área é de extrema importância para conseguir emplacar pautas em conjunto. Por isso, construa um bom networking e tenha maiores chances de ter a marca de seu cliente divulgada nacionalmente.
Também é essencial construir essa relação com os jornalistas. Sempre que for entrar em contato com um jornalista para oferecer as suas pautas, além de já levá-la totalmente estruturada, dê espaço para o jornalista dissertar sobre as suas necessidades. Mesmo que a pauta esteja boa e pronta para ser colocada em prática, o veÃculo pode estar interessado em outro assunto no momento. Por isso, converse sempre com o editor de forma franca e busque ter uma boa relação. Se a confiança do jornalista for conquistada, não tenha dúvidas de que quando surgir alguma pauta referente ao mercado de seus clientes, você será contatado.Â
Acompanhe as atualizações da mÃdia
A cada dia que passa, a grande imprensa tem abraçado outros formatos aquém do já tradicional TV, impresso e rádio. Os portais na internet já fazem parte dos canais de divulgação dos veÃculos de comunicação de alto patamar. E outro formato que tem crescido muito nos últimos anos — no Brasil e no Mundo — é o podcast.
Um estudo recente realizado pela Associação Brasileira de Podcasters (AbPod) em parceria com o Ibope Inteligência levantou que 50 milhões de brasileiros já ouviram algum podcast, número que corresponde a cerca de 40% dos 120 milhões de pessoas que têm acesso à internet no paÃs. E a tendência é que continue crescendo.
Com essa ascensão, pode ser uma grande oportunidade de tornar o seu cliente um porta-voz em um podcast de um grande veÃculo de comunicação. E vale acrescentar outros podcasts mais nichados também. Afinal, com ele, o público será extremamente qualificado.
Encontrando o podcast ideal
A cada dia o número de podcasters tem aumentado. O Oscar do Jornalismo Brasileiro — Prêmio Comunique-se — incluiu para a edição de 2020 uma nova sub-categoria, a de jornalista podcaster.
Com essa tendência de crescimento da área e a ampla concorrência para participar dos programas, encontrar um podcast nichado de um grande veÃculo, e que tenha sinergia com o assunto que você procura e disponibilidade de agenda, pode ser um grande desafio. Mas isso é possÃvel resolver com uma ferramenta profissional de mailing, como é o caso do Comunique-se 360.
A plataforma integrou recentemente a editoria ‘podcaster’. É uma novidade que vai de encontro com as atualizações do mercado de comunicação. É uma forma de ajudar o assessor de imprensa na hora de encontrar o programa ideal.
Conclusão
Se você quer o seu cliente no veÃculo de comunicação que ele sempre sonhou, não basta apenas produzir releases, montar mailings e enviá-los ao jornalistas. Isso pode dar certo em alguns casos de mÃdias locais e especializadas, mas que costumam ter audiência mais baixa. A publicação de uma pauta em um grande veÃculo de comunicação não é conquistada do dia para a noite. Isso é fruto de um trabalho de muita dedicação.
Para obter êxito, não seja egoÃsta e trabalhe as pautas em conjunto com os seus colegas de assessoria de imprensa. Veja quais os clientes que eles possuem que se encaixam em uma mesma pauta que o seu. Caso tenha alguma proposta que não sirva para o seu cliente, mas que sirva para o assessorado de um outro colega de profissão, não tenha dúvidas em indicá-lo!Â
Como falamos acima, é muito importante manter um bom networking, tanto com os assessores, tanto com os jornalistas. Afinal, fazendo isso, você ajuda o jornalista a produzir o conteúdo que precisa, além de ganhar a confiança dele e do assessor. Isso pode te ajudar consideravelmente em pautas futuras. É uma via de mão dupla, onde um ajuda o outro, em busca dos melhores resultados.
Por último, mas não menos importante: acompanhe as tendências do mercado. Veja os formatos e as pautas que possuem mais demanda atualmente. Neste artigo exemplificamos o podcast, mas futuramente pode ser outro canal.