O e-mail marketing é um dos principais meios de comunicação utilizados no marketing digital. Entenda como surgiu e o seu funcionamento na prática
O e-mail é uma das ferramentas mais antigas de comunicação via texto. Segundo o canadense Thomas Raig, ele surgiu antes mesmo da própria internet (criada em 1969). No entanto, o americano Ray Tomlinson, em entrevista a The Verge, diz ter sido o inventor, em 1971, quando só era possível trocar mensagens em uma mesma rede. Com o seu uso cada vez maior, começou a se pensar na sua utilização de forma planejada; e com isso, no fim da década de 70, surge o e-mail marketing.
O criador do e-mail marketing foi o gerente de marketing da Digital Equipment Corp, Gary Thuerk, que enviou 400 e-mails a fim de promover os computadores de sua companhia. O incrível resultado obtido foi de 113 milhões em vendas.
Quando falamos de marketing, vem em nossa mente a estratégia de criar, explorar e entregar as necessidades desejadas para um público em questão. De forma resumida, o e-mail marketing é uma tática de marketing digital que tem por objetivo criar relacionamentos e fortalecer relações já existentes, gerando mais resultados com os novos leads que chegam e, ainda, melhorando a retenção de clientes. Segundo dados da Exact Target, 68% dos profissionais de marketing consideram que o e-mail é uma ferramenta extremamente importante para os negócios.
Como funciona o e-mail marketing
A prática consiste em enviar e-mails para determinados públicos por meio de uma lista de contatos que tenha sido gerada com outras ações de marketing — e que estejam de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Inclusive, o e-mail marketing também pode ser uma fonte de captação de leads para alimentar a base de contatos. Habitualmente, utiliza-se ferramentas de disparo para enviar e-mails em massa.
No entanto, o mau uso dessa ferramenta pode ser um grande problema. O envio de e-mails de forma excessiva, insistente e sem autorização passou a incomodar os usuários. Isso acabou gerando uma reputação negativa, e as provedoras como Hotmail (atual Outlook), Gmail, Yahoo e entre outras, passaram a realizar bloqueios de e-mail repetitivos, classificando-os como SPAM.
E para passar por esse obstáculo, as empresas que trabalham com marketing digital passaram a adotar boas práticas para o envio de mensagens por e-mail, buscando qualificar as abordagens. Passou-se a solicitar consentimento para o envio de e-mails, segmentando a lista de contatos baseado em seus interesses.
Uso de opt-in, double opt-in e opt-out
O opt-in é uma boa prática que se tornou ainda mais importante com a LGPD em vigor. Basicamente, consiste em colher o consentimento do usuário em receber e-mails marketing de uma determinada empresa. Geralmente é feito por meio de um checkbox no próprio site, no qual a pessoa assinala se desejar receber e-mails, colocando suas informações pessoais para contato.
O double opt-in nada mais é do que um opt-in reforçado. A pessoa já se inscreveu para receber os e-mails da empresa e recebe um outro e-mail questionando mais uma vez se ela realmente quer se inscrever na base de contatos.
Outra etapa importante e que não deve passar despercebida é o opt-out. É o “botão” disponível para o usuário cancelar a inscrição. Geralmente, fica no fim dos e-mails. É extremamente importante deixar claro que o usuário pode se desinscrever da lista a qualquer momento e solicitar a exclusão de seus dados pessoais.
Relevância para o usuário
Por algum tempo, o e-mail marketing era uma simples ferramenta de disparo em massa. Mas, vamos considerar uma empresa que vende produtos para nichos distintos, por exemplo. Se o responsável por enviar e-mails dispara informativos generalizados, pode acabar não tendo bons resultados. Levando isso em conta, a divisão da lista antes do envio torna o contato mais eficiente, pois o assunto recebido será relevante para o usuário.
Além disso, é importante adotar práticas que tornam as mensagens personalizadas para cada pessoa. Leve um texto humanizado, objetivo e baseado no interesse da pessoa que irá receber. Afinal, a pessoa pode abrir dezenas de mensagens por dia, por isso é preciso que o material tenha algo que atraia o usuário. A HubSpot realizou uma pesquisa na qual 50% dos usuários afirmaram que leem a maioria de seus e-mails. O mesmo levantamento mostra que a taxa de abertura aumenta quando o nome do destinatário aparece no título do e-mail; isso mostra a importância da mensagem humanizada.
Vantagem do e-mail marketing
O e-mail é a ferramenta mais básica possível na internet. Para se cadastrar em qualquer serviço, é preciso ter um endereço de correio eletrônico. Segundo dados da Statista, existem 4 bilhões de usuários no mundo. A estimativa é que esse número aumente para 4,5 bi até 2024. Provavelmente, os potenciais clientes que a sua empresa deseja conquistar fazem parte dessa lista.
O crescimento das redes sociais pode ter levado algumas pessoas a acreditarem que o e-mail seria deixado de lado, mas não. Isso se confirma no levantamento da HubSpot, que evidencia o e-mail marketing como o terceiro canal de comunicação mais utilizado por empresas.
Além disso, a maioria das redes sociais possuem um ambiente um tanto quanto mais “informal”, diferente do e-mail. E é por isso que muitas empresas preferem essa ferramenta para potencializar os seus resultados. Estatísticas da Convence&Convert mostram que consumidores que compram produtos e serviços promovidos por meio de e-mail marketing estão propícios a gastar 138% a mais do que outros consumidores.
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Concluindo…
De antemão, é preciso adiantar que o e-mail marketing não faz milagres do dia para a noite. No entanto, com o trabalho de captação de leads que tenham gerado consentimento e interesse, tendo uma base de clientes já consolidada e engajada, os resultados começarão a surgir.
O levantamento da Exact Target mostra que 70% dos usuários costumam abrir com frequência os e-mails de suas empresas favoritas. Isso mostra a importância da ferramenta para a geração de novos leads e retenção de clientes. Aproveitando-se das boas práticas e agindo de forma estratégica, o e-mail marketing vai ajudar a sua empresa a conquistar bons resultados.