Campanhas de e-mail marketing, quando bem estruturadas, são uma ótima forma de se comunicar com os clientes e aumentar vendas. A quem ainda não acredite, mas utilizar e-mail marketing é uma excelente forma de alcançar clientes e prospects.
Em alguns casos, essa desconfiança na utilização por e-mail marketing pode ser explicado por vários motivos, como o desconhecimento das empresas sobre esse tipo de estratégia ou ainda a crença de que o e-mail marketing não é eficaz.
No entanto, para ter sucesso em suas campanhas, é importante seguir algumas dicas simples.
Neste artigo, vamos dar 6 dicas sobre como ter sucesso em suas campanhas de e-mail marketing:
1 – Crie uma lista de assinantes
A primeira e mais importante dica é criar uma lista de assinantes. Para isso, você precisa ter um formulário de assinatura no seu site ou blog.
Isso significa que a sua lista de e-mails deve incluir apenas pessoas que tenham expressado interesse em receber e-mails sobre seus produtos ou serviços.
O formulário deve ser simples e deve solicitar informações básicas, como o nome e o e-mail do assinante. Evite pedir muitas informações, pois isso pode assustar ou irritar o potencial assinante.
Para construir uma lista de contatos qualificados, você também pode oferecer um material rico: ebook, infográfico, pesquisa ou algum outro material gratuito aos seus visitantes em troca do seu endereço de e-mail.
Além disso, você deve seguir algumas regras para construir uma lista de assinantes de qualidade:
🟠 Nunca envie spam;
🟠 Respeite a privacidade dos assinantes e as leis gerais de LGPD [Anexar];
🟠 Ofereça conteúdos de qualidade;
🟠 Crie um relacionamento de respeito com os assinantes.
Segmente e limpe sua base
Após criar sua lista de assinantes, é importante que você segmente e “limpe” suas listas de e-mail para que suas campanhas de marketing tenham sucesso. Isso permite que você envie e-mails relevantes para o público-alvo certo, aumentando as chances deles serem abertos e convertidos.
Por isso, identifique o objetivo da sua campanha. Isso vai ajudar a determinar quais públicos você deve segmentar.
Após isso, é possível criar um segmento para contatos que moram em uma determinada região ou um segmento para aqueles com interesses específicos, por exemplo.
E por fim, tenho um ritual para limpar sua lista periodicamente, removendo contatos inativos ou aqueles que não se enquadram nos seus segmentos.
2 – Escolha o assunto do e-mail com cuidado
O assunto do e-mail é um dos aspectos mais importantes para ter sucesso em uma campanha de e-mail marketing. Um título bem escrito pode aumentar significativamente a taxa de abertura do seu e-mail.
Ele deve ser criativo e despertar o interesse do leitor, mas sem ser exagerado. Além disso, é importante que o assunto esteja de acordo com o conteúdo do e-mail. Não adianta chamar a atenção com chamadas sensacionalistas e não entregar nada. Isso só vai frustrar e afastar cada vez mais seu público. Assim, aumentando a taxa de descadastro da sua base.
Quando for soltar sua campanha de e-mail marketing, certifique-se que seu título é relevante, curto, que seja fácil de entender e possa ser lido num relance.
3 – Crie conteúdos atraentes e de qualidade
Os conteúdos são a alma do e-mail marketing. Para ter sucesso, é necessário criar conteúdos atraentes, que despertem o interesse do leitor.
As pessoas estão cada vez mais bombardeadas com propagandas de todo tipo. Por isso, é importante que os seus e-mails contenham conteúdos interessantes e que sejam relevantes para os seus destinatários. Ele deve ser criativo, informativo e de interesse para o público-alvo.
Os e-mails que contêm apenas propagandas geralmente não têm sucesso. Os destinatários preferem receber conteúdos de valor. Isso significa que os e-mails devem ser personalizados de acordo com o perfil dos destinatários.
Dessa forma, os destinatários terão mais chances de clicar nos links e visitar o seu site. Assim, será possível criar uma relação de confiança com os assinantes.
Comunique-se 360: Tudo o que você Precisa na comunicação corporativa em um Único Lugar
Conheça a nova plataforma de Comunicação e marketing do Grupo Comunique-se. Solicite uma demonstração
4 – Mantenha a frequência de envio adequada
Em uma campanha de e-mail marketing, é ideal manter a frequência de envio adequada para não saturar a caixa de entrada dos assinantes.
Além disso, é importante testar vários intervalos de envio para saber qual funciona melhor com a sua audiência.
Não envie muitos e-mails, pois isso pode ser extremamente irritante. No entanto, também não envie poucos, pois isso pode fazer com que os contatos esqueçam que você existe, estreitando a relação. Encontre um equilíbrio adequado entre os dois extremos para manter sua campanha de e-mail marketing bem sucedida.
5 – Acompanhe seus resultados e melhore
É importantíssimo monitorar o desempenho da sua campanha de e-mail marketing para saber se está funcionando ou não. Acompanhe as taxas de abertura dos e-mails, cliques nos links, conversões, etc., para ter uma ideia clara do que está funcionando bem e do que precisa ser melhorado na sua campanha.
6 – Use um serviço de e-mail marketing confiável
É importante usar um serviço de e-mail marketing confiável para enviar os seus e-mails. Um serviço capaz de garantir que os seus e-mails sejam entregues com sucesso aos destinatários.
Além disso, fornecer relatórios detalhados sobre as campanhas de e-mail. Dessa forma, será possível analisar os resultados da campanha e descobrir o que funcionou ou não.
Para que as campanhas de e-mail tenha garantia de sucesso, além de seguir essas simples dicas, é ainda mais importante usar um serviço de e-mail marketing confiável, como o Comunique-se 360.
Dentro do Comunique-se 360 é possível encontrar um serviço de e-mail marketing completo, que oferece diversas funcionalidades, como relatórios detalhados sobre as campanhas de e-mail e um editor avançado que permite criar e-mails impactantes, com modelos atrativos, sem depender de ninguém.
A Comunique-se oferece serviços de e-mail marketing e tem ajudado várias empresas a conquistar o sucesso nas suas campanhas.
Solicite uma demonstração do Comunique-se 360 e descubra como esse serviço pode ajudar você a alcançar os seus objetivos de marketing.