Veja, abaixo, as principais dicas para você potencializar os seus resultados com o e-mail e-mail marketing com as melhores práticas e “fisgar” o seu público-alvo
Conquistar a atenção do público é o principal desafio de quem adota o e-mail marketing como estratégia de comunicação. A questão é que com o grande volume de mensagens que um usuário recebe em sua caixa, é preciso adotar algumas técnicas para se destacar.
O “se destacar”, nesse caso, é ir além de gerar uma boa taxa de abertura. O corpo do conteúdo precisa seguir uma estrutura capaz de reter a atenção do público. E claro, conquistar o objetivo final — que é o evento de conversão.
O evento de conversão, de forma resumida, é uma atividade concluída pelo usuário. Na prática, essa atividade vai depender do seu objetivo de marketing. Ou seja, pode ser desde um preenchimento de formulário, a visualização de um vídeo ou até o acesso a uma página de destino.
Se você chegou até aqui, certamente, já adota o e-mail marketing como estratégia de comunicação em seu negócio. Por isso, abaixo, vamos listar 5 dicas valiosas para você potencializar os seus resultados.
E-mail marketing: 5 dicas para “fisgar” seu público
Assunto e remetente
Tudo começa pelo assunto do e-mail marketing. Junto ao remetente, é a peça-chave e o divisor de águas de suas campanhas. Afinal, esses dois elementos são cruciais para taxas de abertura.
Segundo a OutboundEngine, para se ter ideia em números, o endereço do remetente influencia a taxa de abertura em 64%. Enquanto o assunto do e-mail é responsável direto por 47%. Ou seja, errar ao definir um título e não ter uma boa reputação, pode pôr toda a estratégia de e-mail marketing em risco.
- LEIA MAIS: se você deseja ficar por dentro das principais métricas de e-mail marketing, confira por aqui.
Dicas para utilizar no assunto de seus e-mails
Ciente da importância do assunto no e-mail, vamos listar algumas dicas que podem contribuir:
- Utilizar emojis no assunto: estudo da Forbes constatou que empresas que utilizam emojis no title têm uma taxa de abertura 56% maior do que companhias que não adotam a prática. É claro, compreender o perfil do seu público é crucial para verificar se é uma prática viável. O teor do conteúdo também influencia a decisão de inserir ou não emojis;
- Inserir o nome da pessoa no título: ideal para tornar a comunicação mais pessoal e personalizada. De acordo com a Hubspot, usar a variável do primeiro nome aumenta a taxa de abertura e de cliques. Para adotar a técnica, obter uma ferramenta profissional de e-mail marketing faz a diferença para envios em massa, principalmente;
- Evite clickbaits ou assuntos sensacionalistas: a priori, pode ajudar na taxa de abertura das primeiras campanhas. Mas, certamente, prejudica a reputação do remetente e, com o tempo, os usuários não vão cair nas ‘pegadinhas’. Trazendo o quão prejudicial é, em números, 69% dos destinatários marcam um e-mail como SPAM somente pelo título, de acordo com a Convince & Convert;
- Assunto mais enxuto e objetivo: evite fazer textão no título. Vale ressaltar que provedores de e-mail mostram 55 caracteres em desktop e 47 em smartphones. Por isso, faça o exercício de resumir bem e, ao mesmo tempo, garantir que seja um título atrativo. Pesquisas apontam que o title ideal deve girar em torno de 20 a 41 caracteres;
- Crie templates pensando no mobile: Mapeamento da Adestra, em 2019, mostra que 62% dos e-mails são abertos em celulares.
Dia e horário influenciam
O segundo passo é se atentar ao dia e horário dos envios. Naturalmente, não existe uma regra padrão. Esses dois fatores variam de acordo com o perfil do público. Por isso, a dica é: conheça a fundo sua base e o comportamento dos usuários.
Para identificar as melhores opções de envio para os seus leads, utilize um sistema de envio profissional. Com o tempo de uso e o acúmulo de campanhas disparadas, é fácil encontrar o maior pico de abertura e engajamento do seu e-mail marketing. Basta recorrer aos relatórios de envios.
Não esqueça: faça o máximo de testes que puder. Somente assim será possível chegar em uma conclusão baseada em dados. Confira, abaixo, algumas dicas sobre dias e horários:
(fonte: CoSchedule)
Dicas para você compreender sobre os melhores dias e horários:
Melhor horário: pesquisa da CoSchedule mostra que o melhor período para aumentar aberturas e taxa de cliques é às 10h. Outras boas opções: 6h, 14h e 20h;
Melhor dia: estudo do CoSchedule mostra que terça-feira é a melhor opção de envio. Outras boas opções: quinta e quarta-feira, respectivamente;
Pior opção para dia: o sábado é a pior opção pensando na taxa de abertura, segundo a Hubspot.
(fonte: CoSchedule)
Segmentação dos envios
O terceiro passo para “fisgar” o seu público com e-mail marketing é a segmentação. Naturalmente, a tendência ao segmentar é maximizar os resultados. O menos, nesse caso, sempre vai ser mais. Evite utilizar bases genéricas ou apostar no volume de contatos. Se o tema do e-mail é para usuários de comunicação, envie somente conteúdos que tenham sinergia.
Há um certo hábito na hora de enviar, de atrelar o tamanho da base ao resultado final. Mas tal atitude pode prejudicar a reputação do seu domínio. Sem contar que pode aumentar o número de usuários utilizando o optout — diminuindo sua base de inscritos.
Confira, abaixo, alguns números que vão te ajudar a compreender a importância da segmentação.
A importância de segmentar a base
Aumento na taxa de abertura: campanhas segmentadas alcançam uma taxa de abertura maior em 14% do que envios genéricos, de acordo com o MailChimp;
Maior receita: uma estratégia segmentada pode gerar receitas até três vezes maior, segundo estudo da Clickz;
Diminuição no optout: campanhas segmentadas na taxa de abertura 39% maior e 28% menos contatos que optam por não receber e-mails. É o que aponta o estudo da Lyris Annual Email Optimizer Report.
Corpo do e-mail: mais conteúdo, menos autoelogio
A quarta dica é sobre o corpo do e-mail marketing. Você pode acertar no título, no dia e horário, mas um conteúdo ruim não vai gerar eventos de conversão. Atente-se para produzir materiais atrativos, que gere valor e desperte o interesse do público.
Não parta, contudo, para o sensacionalismo barato ou para autoelogios. Evite adjetivos ao se referir ao seu próprio produto, serviço ou qualquer outro material que esteja no corpo do e-mail. Aliás, e-mail marketing vai muito além de ações comerciais. Aplique em sua estratégia outros tipos de conteúdo, como a newsletter, por exemplo.
- LEIA MAIS: se você deseja conhecer melhor os tipos de e-mail marketing e como aplicá-los, acesse aqui.
Informações de contato
Por fim, e não menos importante, as informações de contato disponíveis no e-mail. É crucial que todo envio esteja atrelado com os dados à disposição dos usuários. Seja para eventuais dúvidas, críticas e até mesmo elogios.
Lembre-se, o e-mail marketing é um canal one to one. Portanto, é crucial que o conteúdo compartilhado seja em nome de uma pessoa, até por uma questão de proximidade com os leads.
Concluindo…
O e-mail marketing é uma ferramenta crucial para gerar vendas, tráfego e, ainda, ampliar o relacionamento com o seu público-alvo. Mas lembre-se, é imprescindível conhecer as principais técnicas do canal para obter os melhores resultados.
Utilize sempre as estatísticas ao seu favor, mas não esqueça, sua base de leads é única e exclusiva, portanto, conheça a fundo para compreender o comportamento e as melhores práticas para usá-la com consciência e gerar bons resultados.