Você sabe o que é curadoria de conteúdo? Entenda como esse processo pode te ajudar nas tomadas de decisões e nos processos de captação notícias.
Não é preciso trabalhar com comunicação para saber que estamos cercados de informações. Atualmente, o fluxo de dados é tão alto que é praticamente impossível captar todas as informações sobre um determinado assunto, de forma manual, sem que um leque de conteúdos seja perdido.
E com as mídias sociais, a dificuldade em monitorar e gerenciar este alto volume de informações aumentou. Por isso, utilizar uma curadoria de conteúdo em sua estratégia de comunicação e marketing pode gerar ótimos resultados para o negócio.
O que é curadoria de conteúdo?
Resumidamente, curadoria é o processo de busca, seleção, filtro e classificação de conteúdos relevantes como fonte de informação para uma marca. O processo serve como um funil, cujo objetivo é mapear em meio ao turbilhão de conteúdos aquilo que de fato é pertinente para o negócio.
Ao longo do tempo, com base nos conteúdos armazenados por meio da curadoria, é possível extrair dados para tomadas de decisões.
Como é feita a curadoria de conteúdo?
Geralmente, a curadoria pode ser realizada por um curador, ou pode ser também, composta por um grupo de pessoas. Naturalmente, essa escolha vai depender da necessidade e do tamanho do planejamento feito.
Em alguns casos, as empresas designam tal função para os próprios colaboradores. Pode funcionar, no entanto, nem sempre essa é a opção mais adequada, visto que um curador é especialista em planejamento e o mais recomendado para o trabalho.
Em tempo de fake news, tal busca por materiais deve ser realizada em fontes relevantes e confiáveis. Por isso, quanto mais profissionais e ferramentas para auxiliar na captação melhor. Nos tópicos, abaixo, explicamos alguns métodos e os principais indicadores da curadoria de conteúdo.
Ferramenta de Clipping
A principal ferramenta para contribuir com o processo de curadoria é o Clipping. Contar com um sistema de monitoramento de notícias é primordial para ter acesso completo às informações. Basta cadastrar as palavras-chaves e expressões desejadas e receber os conteúdos.
Vale lembrar que, ao monitorar notícias, é imprescindível considerar todos os tipos de mídia. Rádio, TV, internet, impresso e, claro, redes sociais.
Análise humana no Clipping
Com uma tecnologia entregando os conteúdos clipados com os termos desejados, entra o papel humano no processo de curadoria de conteúdo. A missão do profissional de curadoria é justamente interpretar e analisar as informações coletadas, considerando o briefing do cliente que contém detalhes da estratégia de comunicação com a imprensa que foi adotada, além de mapear dados sobre o mercado, concorrentes e tendências.
Principais indicadores da curadoria de conteúdo
A fase da curadoria que envolve a análise dos conteúdos, geralmente utiliza as seguintes formas para analisar:
- Equivalência Publicitária: é um indicador que tem como referência o valor de tabela do espaço publicitário dos veículos frente ao tamanho, em centímetros ou em minutos, que a notícia ocupou em veículos impressos ou digitais. Sabe-se assim, quanto valeria aquela notícia se a empresa optasse por realizar publicidade em vez de mídia espontânea. Embora receba críticas por misturar critérios de comunicação empresarial e publicidade, a centimetragem ainda é a forma mais popular de mensuração dos resultados obtidos com comunicação com a imprensa;
- Análise Quantitativa: Usada para quantificar os dados colhido e transformar em estatísticas utilizáveis. Uma forma de agilizar os processos e mostrar, na prática, como está o impacto do conteúdo na mídia.
- Análise Qualitativa: diz respeito à análise de sentimento (positivo, neutro ou negativo) das notícias publicadas. Os sentimentos são classificados conforme o teor do conteúdo encontrado e o impacto (repercussão) causado por ele na mídia;
Por que fazer curadoria de conteúdo?
Mesmo que o processo de curadoria tenha o auxílio de softwares para identificar informações, otimizar tempo e anular as possibilidades de alguma informação passar despercebida, ainda assim, nenhum programa tem a percepção e sensibilidade humana para analisar, de forma assertiva, determinado assunto ou situação.
Assim, além do grande volume de informações, é possível investir em comunicação da maneira correta e transformar seu planejamento em números e estatísticas.
Dessa forma, ao optar pela curadoria de conteúdo, é mais fácil mensurar resultados e garantir conteúdos de qualidade, filtrados conforme o que é mais relevante, considerando a profundidade do assunto e o perfil do público leitor.
4 passos para fazer uma curadoria de conteúdo com sucesso
- Selecionar e considerar somente fontes confiáveis de informação. A regra é sempre buscar a notícia ou conteúdo em lugares que são referências;
- É imprescindível contar com uma ferramenta de Clipping que engloba o monitoramento de notícias em todos os tipos de mídia. Utilize ferramentas complementares e que facilitam a busca por informações, como BuzzSumo, Social Mention, entre outras;
- Construa um time de curadoria que seja veloz na captação para ganhar vantagem nas análises. Essa equipe será responsável por acompanhar as notícias, fazer a gestão dos dados e produzir relatórios que garantem que o planejamento inicial está sendo cumprido;
- O processo de funil da curadoria precisa funcionar. É importante garantir que informações e conteúdos irrelevantes sejam descartados.
O ‘podcast-se‘, podcast oficial do Grupo Comunique-se, em sua edição número #31 debateu a importância de utilizar clipping na estratégia de comunicação.
Agora, o Comunique-se também oferece Curadoria de Conteúdo
O Comunique-se, agora, tem uma equipe de profissionais que prestam serviço de curadoria para clientes. Você tem no Comunique-se o parceiro ideal para realizar a curadoria em todos os dados monitorados, obter análises qualitativas e quantitativas sobre a exposição da marca na mídia e ter relatórios personalizados de acordo com o seu briefing.
A curadoria humana categoriza as notícias (análise de sentimento manual) e elimina os conteúdos irrelevantes. O serviço inclui, ainda, o compartilhamento de relatórios com análises qualitativas, centimetragem e minutagem das matérias.
Além disso, o trabalho de valoração também é manual e considera a posição da matéria no veículo (espaços nobres), adição de imagem e citação na capa ou no título. Análise de palavras monitoradas por sintaxe, sinônimos, uso de operadores booleanos e fonemas que retornem os melhores resultados no monitoramento de RTV.
Clipping: curadoria de conteúdo. Nosso time trabalhando para você
Curadoria humana para categorização das notícias (análise de sentimento manual) e limpeza do conteúdo irrelevante. Relatórios com análises qualitativas. Centimetragem e minutagem das matérias
Concluindo…
Após todo o processo, é fundamental analisar se o conteúdo desejado está sendo entregue. A curadoria analisa a exposição da marca, e isso tem que bater com a estratégia desenhada no começo. Só assim é possível construir autoridade junto a uma audiência rentável, compartilhando e coletando materiais que realmente impactam na rotina.
Este conteúdo foi publicado originalmente em 19 de novembro de 2021 e vem sendo, desde então, atualizado e enriquecido com frequência.