Na área de assessoria de imprensa, é essencial observar e identificar assuntos que sejam relevantes. Por isso, na hora de enviar uma pauta, o assessor precisa entender as diferenças entre os conteúdos frios e os conteúdos quentes e, assim, ajustar a estratégia conforme a proposta estabelecida e contratada pelo cliente.
Hoje, independentemente da editoria, é indiscutível a importância de produzir releases detalhados e que realmente sejam atrativos para o público. Ou seja, é fundamental detectar boas oportunidades para desenvolver a “pauta perfeita”, seja ela quente ou fria.
Como sugerir boas pautas?
De forma direta, mantenha-se informado. Leia, assista e escute diariamente as expressões de interesse do cliente. O monitoramento completo em todas as mídias garantirá resultados mais precisos e assuntos que possivelmente se tornarão ótimas pautas no futuro.
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seu release
Envie releases para os jornalistas certos e acompanhe a taxa de abertura e interação de cada e-mail. Esses indicadores contribuem para um follow mais assertivo.
Conteúdos frios
Os conteúdos frios são assuntos que não tem prazo de validade. Uma pauta que pode ser publicada a qualquer dia ou horário. Um conteúdo que nasce de uma observação de determinado assunto factual e, mesmo com o passar do tempo, não perde o valor-notícia.
Entretanto, isso não quer dizer que não seja uma pauta relevante. Muito pelo contrário. É uma estratégia que demanda estudo e um correto direcionamento. O que reforça a importância de estruturar corretamente os assuntos de pauta fria.
Mais do que apenas buscar orientações para criação e desenvolvimento, as pautas frias permitem explorar as possibilidades. É um ótimo recurso para aliviar o fluxo de conteúdos, podendo, ainda, ser um aliado no monitoramento de determinadas palavras ou expressões.
Um conteúdo que alivia e tira a pressão na montagem de novos assuntos. Sem precisar se preocupar com o deadline da campanha. Assim, é possível produzir uma pauta que não requer publicação imediata e, ainda, oferecer materiais de qualidade e que permite que o cliente se aprofunde sobre o assunto desenvolvido.
Assuntos ou eventos que podem gerar ótimos conteúdos frios:
- Eventos programados como feiras e palestras;
- Entrevistas com artistas e personalidades importantes;
- Pautas com assuntos fortes que dependam de opiniões diferentes. Assim se torna mais fácil sugerir participação de outras pessoas;
- Pautas que contemplem o aniversário ou duração/existência de algo, ou alguém.
- Conteúdos que sirvam de complemento para assuntos que geralmente sempre se mantêm quentes (saúde, preços abusivos, escassez de recursos, etc.);
- Números, estatísticas e dados que podem servir como pauta para grandes debates e comparações;
- Datas sazonais também são ótimos “ganchos” para produzir uma pauta criativa que se relacione com o cliente (Páscoa, dia dos pais, namorados, natal, etc.).
Conteúdos quentes
Os conteúdos “quentes” são aqueles que retratam um acontecimento do momento. Também são as pautas mais “concorridas”. Afinal, todos querem falar sobre o assunto que está “fresco” na mídia.
Então como produzir um conteúdo quente que não seja monótona e repetitiva? A resposta está na criatividade.
Confira algumas características dos conteúdos quentes:
- Informações inéditas
Antes de realizar a apuração ou apresentar o conteúdo pronto, o assessor de imprensa deve primeiramente analisar o assunto na mídia e verificar se o conteúdo produzido, apresenta uma nova perspectiva para o mercado. Um olhar diferenciado, que não tenha sido debatido ou inserido nas demais comunicações.
- Estilo rápido e dinâmico
Um bom conteúdo quente deve ser bem estruturado e passar informações de maneira rápida. Isso permite que o jornalista de redação tenha fácil acesso ao conteúdo, entenda o que foi sugerido e leia rapidamente os principais pontos do texto. Após a apuração, é recomendável utilizar fotos, vídeos ou links que reforcem a urgência e dê embasamento para o conteúdo. Isso ressaltará que o intuito vai além de divulgar apenas o assessorado.
- Assunto impactante
Por mais que o assunto seja corrente, para se destacar, a pauta precisa apresentar um diferencial. Um assunto que atraia interesse e cause impacto. Assim, os resultados serão mais satisfatórios e o alcance também será maior.
Além disso, é importante que o profissional entenda a verdadeira relevância da pauta enviada. Então, na hora de produzir ou enviar a matéria, é fundamental citar, mesmo que rapidamente, como esse assunto surgiu e o que está por trás daquele novo evento.
Concluindo…
É importante frisar que não existe o melhor conteúdo ou o mais correto. As duas categorias de pautas são válidas e cabem para todos os assuntos. A boa construção de uma pauta vai depender do texto e da apuração realizada pelo assessor.
Ou seja, para “vender” um conteúdo, seja ele quente ou não, é preciso manter-se informado e monitorar possíveis ganchos no mercado.