Para manter um relacionamento duradouro na mídia, o assessor de imprensa precisa estar ligado aos acontecimentos do dia a dia. Isso porque o conteúdo quente exige materiais inéditos que relacionem o jornalista com o assunto escolhido.
Na área de assessoria de imprensa é essencial observar e identificar assuntos que sejam relevantes. Assim, é mais fácil alcançar resultados mais precisos, com envios criteriosos e com foco na notícia produzida.
O que é conteúdo quente?
O conteúdo “quente” é aquele que retrata um acontecimento do momento. Diferentemente da pauta fria, as pautas quentes possuem prazos que, caso não sejam seguidos, podem acabar influenciando no valor e na relevância do conteúdo.
Ou seja, cabe ao assessor de imprensa ter um feeling para detectar boas oportunidades editoriais e uma boa perspectiva para não deixar a notícia perder sua validade.
Para ser vendido como um “conteúdo quente”, o material oferecido pelo assessor de imprensa aos colegas de redação precisa, necessariamente, estar em sintonia com o noticiário daquele momento. Exemplo recente: para quem assessora um economista, nada melhor do que tentar emplacá-lo como entrevistado ou oferecer um artigo dele analisando as mudanças do IOF anunciadas pelo Ministério da Economia.
Como utilizar em releases?
Os conteúdos quentes são mais concorridos, afinal, todos querem falar sobre o assunto que está “fresco” na mídia. Então como produzir uma pauta que não seja monótona e repetitiva? A resposta está na criatividade.
Para manter o ritmo de produção e encontrar a “pauta ideal”, a melhor dica é: esteja sempre informado. É imprescindível ler, ouvir ou assistir de tudo um pouco. O assessor precisa saber o que está acontecendo no mundo dos seus clientes.
Só assim será possível pensar em uma pauta que se encaixe exatamente com o nicho do assessorado. Por isso, antes de publicar a pauta, o assessor deve pensar em uma estratégia diferenciada, que tenha timing e cumpra o deadline que está na imprensa.
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Principais características do conteúdo quente
Informações inéditas
Antes de realizar a apuração ou apresentar o conteúdo pronto, o assessor de imprensa deve primeiramente analisar o assunto na mídia e verificar se o conteúdo produzido, apresenta uma nova perspectiva para o mercado. Um olhar diferenciado, que não tenha sido debatido ou inserido nas demais comunicações.
Estilo rápido e dinâmico
Um bom conteúdo quente deve ser bem estruturado e passar informações de maneira rápida. Isso permite que o jornalista de redação tenha fácil acesso ao conteúdo, entenda o que foi sugerido e leia rapidamente os principais pontos do texto. Após a apuração, é recomendável utilizar fotos, vídeos ou links que reforcem a urgência e dê embasamento para o conteúdo.
Isso ressaltará que o intuito vai além de divulgar apenas o assessorado.
Assunto impactante
Por mais que o assunto seja corrente, para se destacar, a pauta precisa apresentar um diferencial. Um assunto que atraia interesse e cause impacto. Assim, os resultados serão mais satisfatórios e o alcance também será maior.
Além disso, é importante que o profissional entenda a verdadeira relevância da pauta enviada. Então, na hora de produzir ou enviar a matéria, é fundamental citar, mesmo que rapidamente, como esse assunto surgiu e o que está por trás daquele novo evento.
Concluindo…
Na hora de sugerir um conteúdo, seja ele quente ou não, a estratégia sempre deve estar à frente de todo o processo. Isso garantirá que o material oferecido à imprensa esteja alinhado com o interesse público e atraia resultados positivos.
Entretanto, pensando exclusivamente na parte de conteúdo quente, quanto mais atualizado o assessor estiver, mais fácil será para desenvolver sugestões de pautas que englobam o nicho do cliente.