Conheça as principais funcionalidades da nova solução de monitoramento do Grupo Comunique-se 360 — que engloba todos os tipos de mídia
Há alguns meses o Grupo Comunique-se apresentou ao mercado sua nova plataforma de comunicação corporativa, o Comunique-se 360. O software, que tem como principal propósito conectar marcas aos seus stakeholders por meio de uma abordagem multipúblicos, integra em um único ambiente diversas ferramentas, entre elas o clipping.
Tal funcionalidade foi projetada no Comunique-se 360 justamente para auxiliar em processos de gestão de crise, análise e monitoramento de mercado, mapear tendências e inovações, além da própria captação de informações estratégicas para tomadas de decisão.
O uso da ferramenta é destinado, principalmente, para profissionais que atuam em assessoria de imprensa, relações públicas, departamentos de comunicação, órgãos públicos, marketing digital e comunicação interna.
Veja, abaixo, como funciona na prática o sistema de monitoramento de notícias do Comunique-se 360 e como pode ser aplicado em sua estratégia de comunicação.
Como funciona o Clipping do Comunique-se 360?
Defina as palavras-chave que são ideias para monitorar
O primeiro passo para construir uma estratégia de monitoramento do Comunique-se 360 é a seleção das palavras-chave. É importante definir as expressões que sejam primordiais para determinada ação. Vale ressaltar que, uma escolha incorreta de termos, pode gerar um resultado insignificante, devido ao excesso de “lixo” e notícias que não possuem sinergia com o assunto de interesse.
A seleção dos termos varia de acordo com a estratégia do monitoramento. A listagem sempre vai ocorrer de acordo com o objetivo do seu clipping. É comum ‘clipar’, por exemplo, o nome da própria companhia, os produtos que fazem parte do leque da empresa, os porta-vozes que representam a instituição e até mesmo pares de mercado.
Escolha o tipo de mídia
A segunda etapa do processo de monitoramento é a seleção do tipo de mídia. Nesta fase, basta considerar em quais veículos o trabalho de relacionamento com a imprensa é realizado. Se a estratégia de comunicação envolve um escopo de atuação com jornalistas que atuam em redações online, certamente as pautas emplacadas serão nos respectivos veículos.
Vale enfatizar que, o Comunique-se 360 inclui o monitoramento completo em todos os tipos de mídia: rádio, TV, internet e impresso — em um único ambiente. Por isso, a seleção, apesar de simples é um processo importante. Não incluir determinado canal pode alterar o resultado final da captura das notícias.
Escolha o país desejado
Outro elemento fundamental é a seleção de notícias por idioma. Agora, a ferramenta de clipping monitora conteúdos em uma escala global. Ao todo, são mais de 100 mil veículos de comunicação do Brasil e do mundo que são monitorados em tempo real.
A possibilidade de monitorar veículos de comunicação estrangeiros é importante para expandir a mensuração de resultados a nível mundial. Agências que gerenciam a comunicação de empresas que atuam fortemente em outros países e até mesmo departamentos de comunicação de multinacionais podem incluir qualquer idioma na plataforma para captar notícias com os termos de interesse.
Resultado Prévio
Ao selecionar a listagem de palavras-chave, o tipo de mídia desejado e o idioma de interesse, a plataforma do Comunique-se calcula um resultado prévio do seu monitoramento. O preview aponta a quantidade média de notícias que foram detectadas pelo sistema com base nos últimos meses e já apresenta as matérias mais recentes.
O resultado prévio contribui para saber a qualidade da lista de expressões inseridas. Se o resultado de determinado termo for algo fora do normal, pode indicar, por exemplo, que tal palavra-chave está genérica.
Na prática, isso pode gerar um acúmulo de notícias que não têm relevância para o monitoramento. Claro, tudo depende e vai variar de acordo com os termos. Mas é uma etapa de atenção que colabora para aprimorar a qualidade da clipagem.
Capacidade de armazenamento
A última etapa antes de iniciar o monitoramento é a ‘Capacidade de armazenamento’. Nesta etapa, você pode controlar o total de notícias que deseja armazenar no sistema. Não existe uma quantidade padrão. É importante considerar a demanda de notícias que são veiculadas sobre determinado termo.
A régua de armazenamento, por padrão, inicia com mil notícias. Basta selecionar o cursor para aumentar a quantidade que pode chegar até 200 mil por mês. Conforme a escolha, a própria plataforma indica a quantidade ideal de armazenamento que você precisa ter com base na quantidade média de notícias monitoradas com a sua lista de palavras-chave.
Clipping Retroativo
Por fim, outra novidade na plataforma é a possibilidade de incluir o monitoramento em notícias retroativas. É válido destacar que, a opção de capturar notícias antigas não aumenta o valor do seu monitoramento.
Uma prática comum do mercado é recapitular conteúdos que foram publicados. Tal tarefa contribui para mensurar resultado em uma análise cronológica ou até mesmo compreender o sentimento das notícias que envolvem determinadas expressões. No clipping do Comunique-se 360 você pode resgatar notícias que foram publicadas há pelo menos 12 meses, em todos os tipos de mídia.
Empresas que nunca fizeram o trabalho de monitorar notícias na mídia, geralmente, quando iniciam com a estratégia, costumam optar pelo clipping retroativo a fim de não deixar passar nenhum conteúdo que pode ser primordial para uma tomada de decisão, por exemplo. E também é utilizado por companhias que buscam avaliar conteúdos do passado para planejarem o futuro.
Relatórios e mensuração de resultados
Relatórios personalizados
A fim de otimizar tempo na mensuração de resultados e aprimorar a análise das notícias, o clipping engloba um sistema de relatórios personalizados. Para criar um relatório é simples. Basta selecionar o logo da companhia, para manter uma identidade de marca, e selecionar os critérios de interesse.
Plataforma Completa de Clipping + Curadoria de conteúdos
Monitoramento de noticias em todas as mídias; centimetragem, analise de sentimento e clipping retroativo; Atendimento e curadoria personalizada. Tudo o que você precisa em um único lugar
Construa com as próprias mãos
Todo o processo do relatório é com base na tecnologia “drag-and-drop”. Você pode arrastar e soltar as colunas desejadas: escolha o tipo de mídia, os veículos que publicaram, jogar apenas as manchetes ou até mesmo inserir a notícia no corpo inteiro.
Conforme a seleção dos itens desejados, o relatório vai criando corpo em tempo real. A própria plataforma já realiza a análise e acrescenta as porcentagens para otimizar tempo na produção de um relatório, mantendo um visual atrativo e garantido um fácil entendimento, seja da diretoria da empresa ou do cliente assessorado.
Pronto. O relatório está completo. Agora, basta compartilhar com as partes interessadas. Basta gerar um PDF e enviar os resultados. É possível, ainda, compartilhar o conteúdo nas redes sociais e até mesmo enviar para mais de um destinatários.
O modelo de relatório foi construído justamente pensando no profissional de comunicação que atua em uma agência ou em departamento de uma empresa. O objetivo é que a criação seja simples para ganhar tempo e, ao mesmo tempo, garantir que o visual seja atrativo e que de ênfase aos resultados alcançados. Principalmente para agências que são responsáveis pela comunicação de inúmeros clientes.
Alertas de monitoramento
Crie alertas personalizados para ganhar tempo. Fique por dentro de todas as notícias assim que os materiais forem ‘clipados’ pelo sistema. Receba alertas por e-mail É possível configurar a quantidade desejada de alertas. Isso adianta o trabalho e evita a necessidade de sempre entrar na plataforma para verificar se há alguma novidade mais quente.
Aqui no Comunique-se, por exemplo, utilizamos a estratégia de criar um alerta para cada produto. Dessa forma, fica organizado e separado por assuntos diferentes. Há como criar alerta para cada cliente, incluindo um título personalizado do alerta, com o logo da empresa e até mesmo configurar os horários exatos para receber as últimas notícias.
Curadoria de conteúdo
Agora, O Comunique-se, tem uma equipe de profissionais que prestam serviço de curadoria para clientes. Você tem no Comunique-se o parceiro ideal para realizar a curadoria em todos os dados monitorados, obter análises qualitativas e quantitativas sobre a exposição da marca na mídia e ter relatórios personalizados de acordo com o seu briefing. A curadoria humana categoriza as notícias (análise de sentimento manual) e elimina os conteúdos irrelevantes.
Ao utilizar a curadoria de conteúdo, é possível ter um relatório completo sobre o que sai nas mídias, poupar tempo e potencializar seus resultados. O serviço inclui, ainda, o compartilhamento de relatórios com análises qualitativas, centimetragem e minutagem das matérias.
Concluindo…
Na era da informação, seja o primeiro a saber. A plataforma de monitoramento do Comunique-se 360 é ideal para trabalho de mensuração, gestão de crise e risco, além de servir como uma solução para ganhar informações de mercado, ficar por dentro das inovações e até mesmo acompanhar a concorrência.
A solução engloba um monitoramento completo em todos os tipos de mídia em um único ambiente ajuda agências e empresas a ficarem por dentro de tudo que veicula nos meios de comunicação sobre seus assessorados ou sobre a própria marca, respectivamente.
Na era do tempo é dinheiro, informação é poder. Por isso, é fundamental contar com uma ferramenta que automatize e facilite o processo de clipagem na estratégia de comunicação.
Este artigo foi publicado em 10 de março de 2012 e vem sendo atualizado e enriquecido desde então.