A comunicação dentro de uma empresa, seja ela pública ou privada, precisa ter impacto positivo na integração da equipe. Isso é fundamental para o bom desempenho e convívio entre os colaboradores. Por meio dela, é possível criar um ambiente transparente, onde a troca de informações seja fluida e agradável para todos os setores.
Por isso, quando há um ambiente confiável e acolhedor para a troca de ideias, fica mais fácil desenvolver outros benefícios e definir metas mais alcançáveis. Além de melhorar a produtividade e garantir funcionários mais motivados.
A importância da comunicação interna
Para uma estratégia se manter eficiente entre os setores de uma empresa, o planejamento da comunicação interna precisa ser bem elaborado. Afinal, se ela não for bem trabalhada, dificilmente a corporação irá atingir os resultados que deseja.
Portanto, é imprescindível que a organização tenha bem definido seus canais de comunicação. Fazendo isso, os gestores contribuem para um clima harmonioso e essencial para excelentes resultados e retenção de novos talentos.
Quando nos referimos à comunicação corporativa, é importante pontuar que, os fluxos e as diferentes formas de abordagem devem ser analisados cuidadosamente. Setor por setor. Assim, torna-se mais fácil destrinchar os variados canais de comunicação que podem ser utilizados dentro da empresa.
Comunicação vertical
A comunicação vertical ocorre entre os diferentes níveis hierárquicos de uma empresa. Um caso bem ilustrado são os dos líderes e os liderados, por exemplo.
Uma das principais funções de um bom líder é transmitir as informações necessárias e uniformizar os objetivos aos seus coordenados. De maneira natural, compreensível e evitando possíveis ruídos.
Há dois sentidos de fluxos na comunicação vertical:
Vertical ascendente
Aqui, a comunicação acontece de baixo para cima. Ou seja: o contato inicial sai de um colaborador para o seu líder (ou para um profissional com cargo mais elevado em nível hierárquico).
Uma empresa quando valoriza e entende a necessidade de ouvir seus colaboradores e prática constantemente o exercício de dar feedbacks, por exemplo, tende a colher uma comunicação mais assertiva. Além disso, esse tipo de relação ajuda a estabelecer confiança entre as partes.
Em empresas onde não existe essa abertura, a situação começa a desandar. Sem essa prática de desenvolvimento, as atividades vão ficando mais conflituosas. Nesse sentido, há ausência de uma boa estratégia de comunicação vertical ascendente pode ocasionar a presença da tão temida e improdutiva rádio peão..
Vertical descendente
Na comunicação vertical descendente, a conversa ocorre de cima para baixo. Parte dos níveis superiores para os níveis inferiores. A maioria das empresas confunde esse tipo de comunicação e acaba saturando o colaborador. No fim, não consegue atingi-lo da maneira correta.
É válido lembrar que existem diversas formas de executar essa conversação. Na maioria das vezes, ocorre por meio de comunicados, reuniões, instruções ou feedback. E com a chegada da pandemia, isso se intensificou. Os canais de comunicação interna precisam ser utilizados com maior frequência. Afinal, nenhum colaborador quer se sentir “esquecido” pela empresa.
Comunicação horizontal
A comunicação horizontal — ou lateral — ocorre entre profissionais da mesma área ou nível hierárquico. Esse estilo de fluxo facilita o compartilhamento de informações importantes e a interação entre os colaboradores do mesmo nível. Como determinada decisão ou planejamento ser compartilhado por um diretor com os seus demais pares.
Parece simples, mas sem essa comunicação os demais setores não funcionam. Isso porque, se um líder, que tem papel fundamental na organização das tarefas, não estiver alinhado com os demais departamentos, ele vai acabar atropelando ou deixando de entregar algum objetivo proposto.
Não apenas para alinhamento, mas uma comunicação horizontal bem trabalhada no setor pode evitar futuros problemas. Isso permite que os processos sejam realizados com excelência e, assim, fortaleça a identidade da empresa. Abrindo novos pensamentos para projetos e objetivos futuros.
Comunicação 360
A comunicação 360, como o próprio nome sugere, é um fluxo de conversação completa, que percorre todas as direções. O principal objetivo é garantir o máximo de interação e conquistar o grande público da empresa. A conversão percorre por todas as direções, sem centralização.
O ‘Podcast-se’, podcast oficial do Comunique-se, na sua edição #209, estendeu o debate sobre como ter eficiência na comunicação 360.
Listen to “#209 Comunicação: como ter eficiência | Roger Spalding (Air Liquide)” on Spreaker.
Para atingir o máximo de funcionários, é necessário que a organização entenda as melhores formas de se comunicar. Com essa prática, é possível entender exatamente o que os colaboradores buscam e como se informam.
Assim, quando a empresa acerta o tom de sua comunicação, ela ganha em credibilidade. Por isso, é importante entender que esse estilo de comunicação não é um método pontual, mas sim uma estratégia que precisa ser praticada com frequência. Isso porque, quando uma equipe é reconhecida e tem liberdade para transitar entre os setores de comunicação, os resultados tendem a ser positivos.
Com isso, devido ao ganho de autoridade – reforçada pela atenção e feedback dos fluxos – torna-se mais comum os colaboradores valorizarem a sua função e “vestir a camisa” da empresa. Além de compartilhar com o público externo suas conquistas pessoais e as boas vivências dentro do trabalho.
Tenha uma comunicação acessível e eficaz
Por mais acessível que seja a prática desses fluxos dentro da comunicação, existem ruídos que por muitas vezes não são identificados rapidamente pela gestão, atrapalhando o movimento e a troca de informações.
Uma etapa importante para que o processo funcione integralmente é o acompanhamento das atividades e dos retornos da equipe. Ouvir os colaboradores que estão ao redor é fundamental para uma boa comunicação. Além de estimular os profissionais a participarem dos processos da empresa, permite que eles expressem suas opiniões, apresentem outras ideias e, assim, fiquem preparados para futuras tomadas de decisões corporativas.
Isso ajuda a preparar a carreira do profissional dentro da sua jornada no trabalho. Agregando mais valor para os processos da empresa.
Concluindo…
Para que uma comunicação corporativa seja fluida e eficaz dentro do espaço da empresa, é necessário agrupar corretamente todos os fluxos de comunicação e colocar em prática de forma estratégica as necessidades de cada público que a corporação tenha. Assim, os bons resultados se tornarão mais evidentes e os profissionais estarão mais preparados e aptos a exercerem um plano de carreira mais competente.
Em sentido oposto, a falta de comunicação pode prejudicar nos resultados e afastar os colegas de profissão. Comprometendo as entregas e causando grande frustração para todos.