Como usar o content marketing para escritórios de advocacia
Escolher um advogado não é uma decisão simples e rápida de se tomar. Antes mesmo de ligar para o seu escritório de advocacia, os clientes querem saber quem é você e se realmente é confiável.
Eles precisam de informações de todos os tipos, como especialidade do escritório, quais as áreas de atuação, redes sociais, histórico dos profissionais e, muitas vezes, conteúdos relevantes que possam tirar algumas dúvidas que eles possuem.
Em alguns casos, os prováveis clientes nem sequer percebem que precisam de um advogado. Mas, provavelmente, eles façam pesquisas no Google sobre o caso deles ou alguma dor que possuem e precisam resolver.
Por isso, uma estratégia valiosa é manter o site sempre atualizado e com um plano de desenvolvimento de conteúdo bem elaborado. Um equívoco comum é pensar que manter um blog será uma tarefa inútil e que resultará em pouca ou nenhuma recompensa para a empresa ou o site.
Contudo, uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida pode ser uma ferramenta extremamente importante para escritórios de advocacia, pois impulsiona o tráfego para seu site e auxilia no envolvimento com clientes atuais e potenciais, além de compartilhar conhecimento sobre a área com outras pessoas.
Mas, para fazer um plano de content marketing do jeito certo, escritórios de advocacia devem entender quais são os objetivos, bem como as dores de seus potenciais clientes e o mecanismo de busca que eles usam para se conectar com advogados. Sites estrangeiros, como o Law Lytics, fornece algumas dicas para seguir.
Conheça o público do seu escritório de advocacia
Quanto mais você puder adaptar seu conteúdo do blog às necessidades e interesses de seu público específico, mais provável que sua estratégia de marketing de conteúdo seja bem-sucedida.
À medida que você está desenvolvendo seu plano de conteúdo, pense em seu cliente potencial ideal:
- Quem são eles?
- Quais perguntas eles estão perguntando?
- Onde estão localizados?
- Quando eles querem informação?
- Por que eles deveriam se envolver com seu escritório de advocacia?
Este processo de desenvolvimento de pessoas do cliente pode ajudá-lo a planejar e priorizar o tipo de conteúdo que é suscetível de envolver seus potenciais clientes.
Pense na otimização do conteúdo (SEO)
Primeiramente, é preciso entender o significado de SEO – sigla em inglês para o termo Search Engine Optimization – ou Otimização de Motores de Buscas. Em resumo, nada mais é do que um conjunto de técnicas, tanto de desenvolvimento de sites e sistemas, quanto de conteúdo, cujo objetivo é posicionar um site nos primeiros resultados quando se digita determinada palavra-chave no Google — sem que haja compra de espaço, como banners ou anúncios.
No marketing para advogados, é uma grande oportunidade para atrair mais clientes sem ferir o código de ética, já que não se trata de fazer anúncios pagos, mas sim ganhar notoriedade com a criação de conteúdo qualificado e relevante para o público-alvo.
Contratar um advogado pela internet ainda é desconfortável para a maioria. Processos, em geral, são de cunho particular e existe uma barreira grande para confiar naquilo que está na internet. Mas, se você estiver bem ranqueado nos mecanismos de busca do Google, de forma orgânica, sua credibilidade irá aumentar.
O Google tende a recompensar conteúdos de alta qualidade que respondem às perguntas dos usuários do mecanismo de pesquisa com maior visibilidade em seus resultados de pesquisa. Por outro lado, o conteúdo que não fornece informações substantivas não tende a funcionar bem nos resultados de pesquisa.
A lei está constantemente em fluxo à medida que os regulamentos mudam e a nova legislação entra em vigor. Manter um blog em seu site de advocacia é uma ótima maneira de atrair leads de pessoas que procuram conteúdo em uma questão legal específica ou legislação.
Um exemplo de SEO no exterior
Nos Estados Unidos, a Ward e Smith, P.A, um escritório de advocacia de serviço completo, usa seus artigos para publicar conteúdo sobre uma variedade de questões legais.
Uma de suas postagens, classificada na primeira página do Google para “isenção de imposto de presente federal de 2012”, resultou em aproximadamente 8.000 visualizações, das quais mais de 6.000 vieram diretamente do Google.
Essas são 6.000 perspectivas qualificadas – pessoas que procuram informações sobre essa lei tributária em particular – no site da Ward e Smith, que provavelmente nunca estariam lá se a empresa não tivesse publicado esse artigo em seu site.
O que acontece quando escritórios de advocacia se concentram em content marketing?
- Você realiza técnicas de SEO e ranqueia melhor as palavras-chave daqueles conteúdos relevantes que os clientes precisam. A informação, de alta qualidade, estabelece uma relação de confiança ao longo do tempo.
- Fornece aos visitantes da internet informações detalhadas que explicam aquilo que precisam saber sobre um caso específico ou problema. O leitor encontra as respostas que deseja saber por meio de suas habilidades. Quando os possíveis clientes veem que você produz conteúdo regularmente, certamente voltará mais vezes ao seu site, priorizando seu conteúdo. Em seguida, ele se sentirá mais confortável para realizar um contato com seu escritório.
- Melhora sua visibilidade online de forma natural e demonstra que seu escritório funciona de maneira dinâmica. É também uma ótima maneira para responder rapidamente a uma mudança de legislação, mostrando que o site está familiarizado e atualizado com as tendências legais atuais.
3 erros comuns que sites de advocacia cometem em marketing de conteúdo
Muitos escritórios de advocacia já entenderam a importância de construir um site e reservar um espaço para alimentar com conteúdo focado na necessidade do cliente.
Entretanto, vamos citar abaixo quatro erros corriqueiros observamos relacionados à estratégia de marketing conteúdo:
01 – Falta compromisso com o blog
Escrever bons conteúdos demanda tempo, prática e persistência. No entanto, muitas vezes os escritórios abandonam o blog do site por achar que o resultado será de imediato, com a equivocada ideia de que conseguirá transformar o conteúdo em negócios de um dia para outro.
Um blog inativo ou desatualizado dá ao site da sua empresa uma sensação ruim. Quando a publicação é antiga passa uma impressão de que você está fora do mercado ou simplesmente não se importa.
Pensando em SEO, os motores de busca dão prioridade a blogs atualizados. Ou seja, uma vez que seu escritório abandona o site, seus concorrentes se tornarão mais interessantes. Tenha, portanto, um hábito de escrever. Se for preciso, contrate um profissional responsável por isso.
02 – Blog de fofoca e conteúdo inútil
Não adianta escrever apenas para dizer que você faz conteúdo. Aquilo que você produz deve ser relevante e ter qualidade, se possível, com links para fontes que você pesquisou. Um ponto importante: seu blog não é uma revista de fofoca.
Existem sites em que advogados falam mal de outros profissionais da área. Isso não é bom e dificilmente resultará em negócios.
Não replique conteúdos inúteis. Isso não é fazer conteúdo. Por exemplo: você acredita que citar a prisão de um artista – caso recente do Mel Gibson – vai inspirar clientes potenciais a contratar profissionais do seu site? Aumentará a percepção de valor que seus potenciais clientes têm de seu escritório de advocacia? Pense nisso.
03 – Os advogados roubam ideias de blog e conteúdo de outros advogados sem dar crédito
Finalmente, outro erro é observar os blogs mais bem-sucedidos de escritórios de advocacia e simplesmente copiar as ideias e o conteúdo que eles produzem. A internet recompensa a originalidade, a criação de algo diferente.
É perfeitamente aceitável produzir conteúdo sobre coisas que outros advogados estão escrevendo, mas precisa ter técnica e fazer com inteligência. Abra um diálogo com outros sites de advocacia, faça links externos e utilize seus próprios conteúdos.
Além de aumentar a qualidade do texto, acrescentando valor aos leitores e ao blog, você pode começar a ganhar mais acessos de forma orgânica, ranqueando melhor no Google.
Conclusão
Independentemente do tamanho do seu escritório de advocacia, invista em content marketing. Produza regularmente para seu site – caso necessário, contrate alguém para realizar essa função.
Os escritórios de advocacia, especialmente, têm uma oportunidade única para alavancar seu repositório de conteúdo e talento como escritores para criar blogs convincentes.
Fazendo esses esforços, deixará seu conteúdo otimizado e com maiores chances de encontrado nos mecanismo de busca, atraindo mais clientes e aumentando as vendas.