E-mail Marketing: Como usar em escritórios de advocacia?
Existem diversas estratégias de marketing que ajudam profissionais em geral a atingirem seus objetivos. O e-mail marketing é uma das ferramentas mais utilizadas e eficazes, já que ajuda a fidelizar clientes, captar novos e manter um relacionamento com sua base.
Para o meio jurídico, no entanto, é uma faca de dois gumes. É importante ter muita cautela ao aplicar essa técnica para não ferir o código de ética.
Um estudo realizado pelo FDJUR/GEJUR apontou que 40% dos gestores jurídicos escolhem um escritório de advocacia pela sua importância e presença na internet.
Vale aqui ressaltar que a utilização legal do e-mail marketing é pouco difundida no mercado e seu mau uso pode acarretar em prejuízos, afetando a imagem do advogado e fazendo com que ele perca sua credibilidade.
Quais as vantagens de fazer e-mail marketing em escritórios de advocacia?
A possibilidade de criar uma lista de contatos e manter um relacionamento com clientes ou potenciais é apenas um dos benefícios que o e-mail marketing pode trazer para escritórios de advocacia. Confira outras vantagens que pode trazer.
- Velocidade: Sua mensagem e informação chega no mesmo instante para seu cliente. É uma maneira de se comunicar rapidamente e vencer a concorrência.
- Personalização: Existem diversas ferramentas de e-mail marketing que te permite criar listas segmentadas, fazendo com que sua mensagem seja mais assertiva.
- Mailing atualizado: Com o uso de e-mail marketing, você deixar sua base de clientes ou futuros clientes sempre atualizados. Ainda é possível ver aqueles que estão desengajados e incluir novos interessados no seu conteúdo.
- Integração: Pode incluir sua lista de e-mails à formulários externos como o seu site ou até mesmo as redes sociais.
- Conteúdos: Você pode aproveitar o e-mail para disparar uma newsletter ou qualquer outro tipo de material, como notícias, novos conteúdos, informações sobre a lei e manter um bom relacionamento com os clientes.
Para se aproveitar e aplicar todos os recursos citados acima, é necessário entender quais são as políticas corretas. Vamos destacar alguns pontos relevantes:
- Disparar apenas para mailings autorizados. Isso é, aqueles relacionados ao escritório de advocacia que autorizaram receber seu e-mail. Para mandar a lista de contatos atualizada e organizada, pode utilizar ferramentas como o Workr, que possui a área de gestão de contatos e clientes.
- Utilizar alguma ferramenta boa de gestão de mailing e disparos de e-mail marketing. No mercado, o Workr é uma excelente opção, pois suporta uma boa quantidade de clientes cadastrados e, ao mesmo tempo, oferece um bom custo benefício.Organize suas tarefas, contatos e produtividade de sua equipe pelo painel de CRM integrado. Além disso, os contatos em seu CRM podem ser usados para disparar uma campanha de email, integrando funcionalidades.
- Saber construir, nos moldes corretos, a arte/HTML do seu e-mail. Lembre-se: não polua demais a imagem, nem faça propagandas indevidas sobre seu escritório.
- Enviar informações importantes ou conteúdos com valor. O mais recomendável é enviar e escrever sobre assuntos atuais, seja de autoria própria ou que estão em pauta numa determinada mídia, trazendo um ponto de vista e observações do próprio advogado.
Enviar e-mails a pessoas que não querem receber sua mensagem é uma prática que incomoda os clientes e pode ser um ponto bem negativo, a ponto de até mesmo gerar um processo jurídico para quem adota essa medida.
Lembre-se: quem gostar do seu conteúdo e informações, fará o possível para acessá-los, portanto, não force uma situação.
O que diz a lei sobre o uso de e-mail marketing para advogados?
Existe um capítulo exclusivo na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e no Código de Ética e Disciplina dedicado a questões de publicidade, comunicação e marketing na advocacia. Um dos trechos cita a proibição da promoção de serviços, muito menos por meios ilegais — como o SPAM.
O relacionamento com o cliente é o grande viés do marketing jurídico. Seguindo os critérios acima, é uma estratégia inteligente aproveitar o e-mail marketing para manter sua base de clientes informada e ativa, mas nunca como uma ferramenta de prospecção.
Escritórios de advocacia que fazer o uso desse recurso não abrem mão de enviar periodicamente newsletters, boletins jurídicos e informações sobre mudanças de lei no setor para o público.
De acordo com Erik Bezerra, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-DF, a prática de e-mail marketing está aumentando no cenário jurídico. Em entrevista ao site Conjur, o profissional ainda ressaltou o motivo de a lei proibir a publicidade.
“Isso é um caso muito comum na advocacia. Há muita gente buscando, por essas formas, chegar a uma quantidade maior de pessoas. Mas, se a gente mercantilizar a advocacia, isso vira uma arma na mão dos grandes escritórios, que têm condições financeiras de fazer uma propaganda muito mais efetiva e retirar os clientes dos pequenos escritórios. Viraria uma guerra”.
Em declaração ao mesmo portal, a ideia do advogado Flavio Olimpio de Azevedo — autor dos livros Comentários às infrações Disciplinares do Estatuto da Advocacia e Ética e Estatuto da Advocacia — foi contrária. Na visão dele, a publicidade poderia ser um quesito a ser reavaliado no cenário nacional.
“Nos Estados Unidos, a publicidade é liberada desde 1977 de forma irrestrita, havendo até mesmo anúncio televisionado. Por causa da verdadeira revolução de conceitos, em face da globalização dos costumes e com a inserção da informática, a tendência é sua liberalização de forma paulatina, com certo controle pelos órgãos de classe”.
Dicas para fazer seu e-mail marketing funcionar
- Segmentação do seu público: Se no blog ou site do seu escritório você desenvolve conteúdos para diversos nichos, elabore um formulário de cadastro com opção para “área de atuação”. Deste modo, nos próximos e-mails, você enviará a mensagem ideal para cada cliente.
- Títulos chamativos: Você pode escrever bem ou ter um rico conteúdo. Mas, se a chamada não for atrativa, não despertará a curiosidade para abrirem seu e-mail.
- Evite usar imagens: Além de ter que escolher cautelosamente qual imagem utilizar, você corre o risco de sua mensagem não ser enviada ou ser bloqueada.
- Acompanhe os resultados: Faça teste A/B para avaliar qual estratégia funcionou mais. Avalie as taxas de abertura, de cliques e outras métricas que considerar importante para otimizar a sua campanha.
Tenha cautela com o modo que você realizará a comunicação entre seu escritório de advocacia e o cliente. Mantenha o foco voltado para a captação de novos leads por meio de conteúdo relevante, enviando informações, tirando dúvidas e entendendo aquilo que seu público realmente deseja.
Seguindo as dicas descritas no post, utilizando uma boa ferramenta de e-mail — como o Workr — e respeitando as normas do Código de Ética, certamente ganhará confiança e conquistará uma boa reputação organicamente.