Atualmente, produzir bons conteúdos tornou-se uma ferramenta poderosa para explorar produtos e serviços. E com o blog post não é diferente. Se um projeto ou cliente pretende utilizar esse formato para divulgar sua empresa, terá uma boa vitrine para os negócios.
Um blog post, quando bem desenvolvido, serve como ferramenta com grande potencial para intensificar as buscas sobre determinado assunto ou produto. Escrever diversos conteúdos informativos demonstra conhecimento e, claro, ajuda a vender mais. É uma maneira de ganhar visibilidade e gerar valor para a marca.
Ao longo do tempo, o marketing de conteúdo passou a ser uma das atividades mais desempenhadas pelas agências de relações públicas . Ação essa que antes era realizada pelas assessorias de imprensa.
Conheça o público-alvo
Antes de começar a desenvolver a pauta e a estratégia de conteúdo, é necessário definir quem são os clientes e o público-alvo a ser atingido. Quem vai ler o texto? Por qual conteúdo se interessam? Quais as suas necessidades?
Essas perguntas são fundamentais para criar a persona e constituir o foco da pauta. É um dos fatores centrais no sucesso da criação de qualquer material. Seja blog post ou não.
Por isso, é preciso oferecer um conteúdo diferente dos demais. Atingir o público-alvo fortemente, sem oferecer um conteúdo repetitivo.
Estruture seu tema
A produção de conteúdo para a internet é diferente em comparação com outras mídias. O comportamento do leitor não é o mesmo de quando ele está lendo um jornal ou um livro. No online, existem mais distrações e, por isso, cabe ao autor do texto prender a atenção do leitor. Por meio de uma leitura mais rápida e dinâmica.
Para produzir um bom blog post é importante conhecer bem o cliente e o que ele deseja comunicar em sua página. Para isso, é preciso realizar algo frequente e então restrito apenas ao meio jornalístico: a reunião de pauta.
Essa reunião servirá para definir o tema central do conteúdo, assim como a melhor forma de propagar a mensagem, que deve fazer parte da expertise do cliente em questão.
Uma vez definida a pauta, hora de produzir. Na montagem do texto, é importante elencar o blog post em tópicos, ainda mais se for um tema que não seja de domínio do jornalista/redator. É uma forma de dizer a si mesmo como será a estrutura e o que será explicado em cada parágrafo.
Defina as palavras-chave
O próximo passo é definir a palavra-chave, que deve aparecer no título, no primeiro parágrafo e no decorrer do texto. Algo primordial em tempos de conteúdo digital. A palavra-chave serve para chamar a atenção do Google e de outros mecanismos de buscas virtuais.
Lembrando: a palavra-chave não é necessariamente uma única palavra. Apesar do termo, ela pode contar com mais de uma expressão. Inclusive, dependendo do tema, é possível ter mais de uma palavra-chave relacionada ao assunto escolhido. O que reforça a importância de definir o assunto e estruturar corretamente o conteúdo do blog post.
Tenha um texto atraente
Como comentado anteriormente, no mundo digital está cada vez mais difícil prender a atenção do leitor. Por isso, é preciso criar mecanismos que facilitem a leitura e deixem o texto mais dinâmico possível.
Alguns recursos como:
- Fazer uso de intertítulos e hiperlinks (internos e externos);
- Citar referências para validar afirmações e informações;
- Dividir o conteúdo em tópicos;
- Inserir recursos multimídia (vídeos e fotos).
Isso é parte crucial para agradar o Google e ter chances maiores de aparecer bem ranqueado nas buscas.
No fim, é importante revisar e atentar-se para que o texto seja, mesmo que para um cliente, bem mais informativo, e não comercial. A intenção aqui é mostrar ao público que o cliente é especialista/referência em determinado tema. Não pega bem forçar a barra para simplesmente querer vender um produto ou serviço.
Por que investir em blog post?
Na prática, quem não é visto, não é lembrado. Por isso, estar presente na internet produzindo conteúdos de qualidade e que entreguem valor aumenta significamente as chances dos clientes/público-alvo notarem rapidamente os serviços da empresa. É uma forma de humanizar e entender como as pessoas vão se relacionar com o conteúdo.
Antes de qualquer negócio se concretizar, é preciso mostrar confiança. Afinal, não é comum sair comprando com a primeira opção encontrada. E o blog post é uma ótima ferramenta para demonstrar autoridade.
Em sua edição #95,o ‘Podcast-se’, o podcast oficial do Comunique-se, estendeu o debate sobre como ganhar autoridade com a produção de conteúdo na internet. Para discutir o tema, o apresentador Cassio Politi conversou com a jornalista Ana Carolina Barbosa, sócia e diretora criativa da agência Cabrun.
Listen to “#95 Com ganhar autoridade com conteúdo” on Spreaker.
O blog post permite uma aproximação entre a empresa e os leitores. Com esse relacionamento, a tendência é que o público intensifique a fidelização com a corporação. Trazendo ótimos resultados e reconhecendo a empresa como especialista da área.
Dentro desta situação, isso é fundamental para o engajamento da marca. Afinal, quanto mais fácil e rápido o público encontrar as informações, mais rápido o retorno chegará ao cliente.
Concluindo…
Nas reuniões e encontros com o cliente, é preciso reforçar que o blog post tem alto potencial de gerar resultados para a estratégia da empresa. Para que isso aconteça, é preciso ter paciência, manter o planejamento e a periodicidade regular das postagens. Essa é a melhor forma de captar uma audiência fiel e interessada no conteúdo.
Outro ponto importante é deixar claro que qualidade não está associada a quantidade. Na maioria dos casos, há empresas preocupadas em produzir um alto volume de conteúdo, mas sem nenhum filtro editorial ou com pouca qualidade.