A base de contatos é fundamental para praticar estratégias de e-mail marketing. Aprenda como criá-las e mantê-las “saudáveis”
O e-mail marketing é uma das formas mais eficazes e rentáveis de adquirir novos leads e fortalecer o relacionamento com os consumidores de uma determinada marca. Segundo dados da MarketingSherpa, 72% dos consumidores escolhem o e-mail como o melhor canal para receber comunicados de empresas e marcas. E a primeira coisa que se deve ter para realizar essa estratégia é uma base de contatos.
Se a sua empresa ou marca ainda não possui uma lista de contatos, iremos dar algumas dicas neste material para construir uma base com qualidade. Se a sua empresa já possui, aumentar a sua lista pode significar que a sua marca deseja estar mais próxima de seus consumidores. No entanto, vale salientar que o número não é o mais importante e sim a qualidade.
Uso de opt-in, double opt-in e opt-out
O opt-in é uma boa prática que se tornou obrigatória com a LGPD em vigor. Basicamente, consiste em colher o consentimento do usuário em receber e-mails marketing de uma determinada empresa. Geralmente é feito por meio de um checkbox no próprio site, no qual a pessoa assinala se desejar receber e-mails, colocando suas informações pessoais para contato.
O double opt-in nada mais é do que um opt-in reforçado. A pessoa já se inscreveu para receber os e-mails da empresa e recebe um outro e-mail questionando mais uma vez se ela realmente quer se inscrever na base de contatos e receber comunicados.
Outra etapa importante e que não deve passar despercebida é o opt-out. É o “botão” que deve estar disponível para o usuário cancelar a inscrição da lista. Geralmente, fica no fim dos e-mails. É extremamente importante deixar claro que o usuário pode se desinscrever da lista a qualquer momento e solicitar a exclusão de seus dados pessoais. Com essas ações, a base se torna mais qualificada, pois quem se inscreve possui real interesse; e os que estão desengajados podem cancelar a inscrição com autonomia.
Utilize formulários em seu site
A principal forma de criar uma base de contatos é via formulário. Por isso, é importante que o seu site tenha formulários evidentes. Eles podem ser uma forma de contato, quando a pessoa preenche os dados para tirar dúvidas e afins; uma solicitação de orçamento de um produto ou serviço, uma inscrição em uma live que sua marca irá promover ou até mesmo para o usuário receber algo em troca, como um e-book, por exemplo.
Outra alternativa é criar anúncios com uma landing page e inserir um formulário para a coleta das informações. Agora, é preciso lembrar que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor. Por isso, é preciso ter uma base legal perante à Lei para coletar e tratar informações pessoais. O consentimento deve ser colhido por meio do opt-in e double opt-in.
Uso de pop-ups
O pop-up, basicamente, é uma janela que fica sobreposta a determinadas páginas de um site — ficando geralmente na home. Esse recurso também pode ser utilizado para captar novos contatos. No entanto, é importante que seja fácil fechá-lo e que ele só volte a surgir para a mesma pessoa depois de um determinado tempo. O aparecimento excessivo pode acabar gerando desconforto e não irá cumprir o papel desejado.
Utilize a mídia paga
O uso de anúncios pode ser uma alternativa para alimentar uma base de contatos. Nas redes sociais, como o Facebook, por exemplo, existe a opção de disponibilizar uma aba para contatos. Com isso, pode-se impulsionar uma publicação que seja relevante para a persona da sua marca ou até mesmo criar campanhas de Facebook Ads, como geração de cadastro ou conversão, por exemplo.
O Google Ads também pode ser uma excelente ferramenta na coleta de leads. Para isso, é preciso ter uma landing page com um formulário, colocando o link como destino dos anúncios. O remarketing é outra opção disponível para impactar pessoas que provavelmente possuem interesse em sua marca. É possível realizar o remarketing por lista ou baseado no comportamento dos internautas, que são colhidos via cookies.
Aproveite eventos presenciais
Os eventos presenciais podem ser uma oportunidade para conseguir contatos qualificados. Caso a marca esteja com um estande disponível, é preciso ter algo que chame a atenção e com isso desperte interesse nas pessoas em realizar o cadastro e preencher as informações pessoais. Assim como nos formulários online, é preciso realizar o opt-in.
Após o evento, o ideal é que seja enviado um e-mail de double opt-in personalizado, agradecendo a participação e o interesse pelo produto ou serviço, e questionando novamente se a pessoa deseja continuar a receber os comunicados por e-mail. Um relatório da eConsultancy mostra que 74% dos profissionais de marketing afirmam que a personalização dos e-mails aumenta o engajamento dos consumidores. Outra opção interessante é realizar promoções para esse público também pode significar o começo de um bom relacionamento.
Mantenha a sua base de contatos atualizada
Imagine uma base de contatos com mil pessoas, mas que não demonstram interesse nas mensagens recebidas. E em contrapartida, uma outra base com apenas 100 contatos, mas que costumam interagir com os e-mails marketing que recebem de sua marca. Mesmo sendo uma base 10 vezes menor, a com 100 contatos possui uma chance muito maior de virar um cliente.
Por isso, é fundamental manter a base de contatos atualizada, excluindo os contatos que não realizam interações com os comunicados enviados. De acordo com estudo da Convice&Convert, 17% dos usuários criam um novo e-mail a cada 6 meses e 30% mudam o seu endereço eletrônico anualmente.
Para mapear quais contatos estão desengajados, é necessário trabalhar com uma ferramenta profissional de envio de e-mail marketing. Outra boa prática é enviar um e-mail para os contatos questionando se eles desejam continuar a receber e-mails. Essa limpeza trará uma qualidade maior a lista.
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Fuja de listas compradas
A compra de listas de e-mail é uma prática comum para quem atua com e-mail marketing. No entanto, como é de se imaginar, essas listas possuem pouca qualidade e similaridade com as personas das marcas. Geralmente, são vendidas baseadas em cargos atuação de cada pessoa.
Além disso, comprar lista de e-mails de uma empresa data broker pode ser um grande problema em relação a LGPD, pois as pessoas da lista não forneceram consentimento para tal ação. Inclusive, o primeiro processo cível da LGPD no Brasil foi em um caso como esse. O Ministério Público do Distrito Federal processou uma empresa que vendia dados sem autorização dos titulares. Em webinar realizado em parceria com o Comunique-se, o advogado especialista em proteção de dados, Maurício Rotta, apontou que a empresa que compra uma lista também pode sofrer consequências severas, não só a que vende. Por isso, se você ainda faz isso, é hora de parar.
Concluindo…
Como vimos neste artigo, quantidade não significa qualidade; mas isso não significa que não possa ter uma base com um número alto de contatos e engajada. Para ter um mailing qualificado, é preciso estar atento a cada detalhe, lembrando sempre de buscar canais para alimentar a base, atualizar a lista e excluir os contatos que não possuem interesse.
Com uma lista de contatos qualificada, as chances de realizar uma venda é muito maior; além de manter um bom relacionamento com os seus potenciais clientes.