Como avaliar um site e medir sua performance: SEO e audiência
A melhor maneira de avaliar um site é observar seu desempenho em audiência e SEO. O ideal é que um site consiga ter bom desempenho em ambos os critérios. Isso significa trabalhar bem tanto a promoção do conteúdo quanto sua otimização para resultados orgânicos em mecanismos de busca, como o Google.
Avaliar um site: passo a passo
Neste post, propomos um conjunto de ferramentas e uma maneira de avaliar um site que está longe de ser a única — ou mesmo a melhor. É simplesmente uma forma prática, que funciona.
Passo 1: defina a palavra-chave
As empresas desejam ficar na primeira página do Google para um termo específico. Existem diversas abordagens interessantes, como a do SEO for Growth, que recomenda considerar três aspectos: adequação à atividade, foco no segmento (ou nicho) correto e baixa competitividade.
Nesse contexto, aplica-se o conceito da cauda longa, apresentado por Chris Anderson na revista Wired em 2004 e depois em seu livro, publicado em 2006. O conceito é simples: é mais vantajoso focar num segmento muito específico — ou num nicho — do que batalhar para se tornar popular na massa.
Seguindo o raciocínio da cauda longa, uma indústria que venda, por exemplo, ração para cães terá muito mais chance de conseguir bom ranqueamento no Google se conseguir se focar em casais que não tem filhos — e que tratam o cão como se fosse um filho — do que em donos de cães em geral. Em tempo: o exemplo dos casais sem filho foi inspirado no livro Microntendências, de Mark J. Penn, que fala especificamente de Nichos.
Portanto, a orientação é simples: foque em um segmento específico, que tenha a ver com o seu negócio, e descubra as palavras-chave adequadas. Para isso, duas ferramentas são úteis.
É na parte amarela da cauda longa que ficam os nichos, onde a chance de se tornar popular é maior.
- A primeira é o Ubersuggest, que apresenta termos similares para uma palavra-chave pesquisada.
- A outra é o Google Trends, que mostra quais termos são mais procurados entre duas ou mais opções.
Vamos usar um exemplo aleatório.
Imagine que você trabalha para uma empresa do segmento de esportes que esteja em dúvida entre usar “marca esportiva” ou “marca de esportes” como sua keyword. Uma busca rápida no Google Trends vai mostrar que a primeira opção é melhor.
Neste caso, portanto, “marca esportiva” será a opção ideal.
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Passo 2: verifique o desempenho em SEO
Somente depois de definir a palavra-chave, é possível avaliar um site no quesito SEO. Existe uma forma simples de saber quais empresas estão mais bem ranqueadas naquele termo específico. Basta procurar no próprio Google.
Porém, cabe uma ressalva: há diferenças de resultados conforme a região, uso adequado de acento, tipo de dispositivo usado (celular, desktop, tablet) e outras variáveis. Para minimizar interferências, prefira fazer o teste navegando por uma janela anônima do Google Chrome — ou similar em outros navegadores. Nessas condições, ao buscar por “marca esportiva”, os primeiros resultados que aparecem são estes:
Perceba que nenhum site de grandes marcas aparece no resultado dessa busca por “marca esportiva”, embora elas sejam citadas por veículos de comunicação. Isso não significa, porém, que Nike, Adidas, Asics, Under Armour, Fila, Puma, Reebok e outras gigantes do setor não façam um bom trabalho de SEO. Significa apenas que para o termo escolhido — “marca esportiva” —, elas não estão ranqueadas possivelmente porque não é uma prioridade.
Curiosamente, a Elite — uma marca antiga mas menor do que as multinacionais — aparece em quarto lugar nos resultados de busca orgânica do Google, como se viu na imagem acima. Isso significa que, de alguma forma, a Elite conseguiu se ranquear bem para essa palavra-chave.
Passo 3: verifique a audiência
Existem dois bons medidores de audiência dos sites: o Similar Web e o Alexa, que são capazes de estimar a audiência de cada site. Neste post, nós recomendamos instalar o plugin Similar Web. Depois de instalado, um ícone no canto direito superior aparecerá, como mostra a imagem. Bastará um clique para abrir uma janela e ver os resultados estimados para aquele site.
Perceba que o Similar Web calcula que o site da Nike tenha 3,7 milhões de visitantes por mês.
O site da Elite, por sua vez, tem meros 979 cliques. E, ainda assim, aparece na frente para a busca por “marca esportiva”.
Passo 4: faça o cruzamento de SEO e audiência
Depois de coletar a posição do site em buscas orgânicas no Google (SEO) para uma determinada palavra-chave e de verificar a audiência do site, é possível criar uma matriz que cruze esses dados. Isso pode ser feito em Excel, Power Point, editor de imagem ou em qualquer outro programa.
No modelo de matriz aqui proposto, o eixo vertical mostra a posição no Google, considerando que os cinco primeiros lugares são os melhores e do 11º em diante é péssimo. E no eixo horizontal fica a audiência, considerando que 1 milhão de visitas por mês é uma meta desejável. Com os dados colhidos anteriormente, especificamente para a busca “marca esportiva” no Google, o resultado seria este:
Passo 5: ação
Matrizes e gráficos só são úteis se conduzirem a uma ação. Neste caso, o objetivo de ambas as empresas é o mesmo: alcançar o quadrante do alto e à direita, em que tanto SEO quanto audiência são elevados. Isso, claro, no caso de essas empresas optarem por ranquear bem no termo “marca esportiva”.