O Comunique-se 360 é a nova plataforma de comunicação e marketing do Grupo Comunique-se. Com uma abordagem projetada para multipúblicos, a solução se propõe a conectar marcas aos seus stakeholders. O software pode ser utilizado por inúmeros setores no mercado, assim como os departamentos de comunicação corporativa nas empresas.
A tecnologia foi desenvolvida considerando os desafios e responsabilidades dos departamentos de comunicação corporativa. A fim de auxiliar no relacionamento com os stakeholders da marca, o Comunique-se 360 engloba funcionalidades para estreitar a relação entre a empresa e o seus públicos de interesse.
Em geral, organizações que visam crescimento precisam se relacionar de forma estratégica com seus stakeholders. Em uma visão 360, a comunicação precisa chegar, em via de mão dupla. Aos públicos interno e externo no mesmo grau de importância. A marca precisa gerar credibilidade e agregar valor aos multipúblicos de forma personalizada, cada qual com suas particulares.
Entre as funcionalidades está o serviço de clipping, para monitorar notícias na mídia.
Por onde começar?
Criar uma segmentação refinada no mailing jornalístico é o primeiro passo para se relacionar com a imprensa por meio do Comunique-se 360. Afinal, a estratégia é entrar em contato com o perfil ideal de jornalistas, levando em consideração o tipo de conteúdo produzido.
Na sequência, basta elaborar uma campanha específica para iniciar a distribuição dos releases aos jornalistas de redação. Ao mensurar os resultados dos envios, é possível validar, por exemplo, se determinado profissional abriu ou não o e-mail. Com isso, o processo de follow up se torna mais efetivo, até o momento da publicação da pauta.
Por fim, é o momento de pôr a funcionalidade de clipping em ação. Com o alto volume de releases compartilhados com a imprensa, torna-se quase missão impossível mensurar manualmente em quais veículos as pautas foram publicadas.
Sem mencionar as publicações espontâneas dos próprios jornalistas de redação. Na prática, o clipping vai contribuir para mensurar resultados obtidos por meio das sugestões de pautas e, inclusive, com a gestão de crise da empresa. Saber o que está sendo veiculado nos meios jornalísticos sobre a marca é primordial para preservar a reputação.
Por isso, contar com uma ferramenta de clipping no processo de produção é essencial para garantir um monitoramento rápido e eficaz. Por um lado, a otimização de tempo. Afinal, sabemos que “caçar” notícias manualmente em mecanismos de buscas leva muito tempo.
Em geral, para dar conta do recado de capturar todas as notícias publicadas é preciso dedicar um profissional em tempo integral para cumprir apenas essa função. Mas é muito comum que dentro do processo manual algumas notícias acabam passando despercebida do olho humano. Isso afeta diretamente a mensuração do resultado.
Veja, abaixo, como é simples utilizar a ferramenta de clipping do Comunique-se 360 para mensurar resultados e gerir crises. Monitore as publicações dos releases e saiba tudo o que estão falando sobre a empresa nos veículos jornalísticos.
Como construir sua estratégia de clipping no Comunique-se 360?
- Escolha as expressões adequadas para monitorar
A escolha das expressões é primordial na ferramenta de clipping, pois afeta diretamente o restante das ações. Afinal, o mecanismo de monitoramento vai capturar apenas os termos cadastrados. Portanto, na hora de escolher os termos que deseja monitorar, é preciso considerar alguns fatores para obter os melhores resultados e evitar o excesso de “lixo”.
As empresas geralmente optam por cadastrar como expressão o próprio nome da companhia e os produtos oferecidos. Então, na hora de produzir um release, lembre-se que é preciso incluir ao longo do texto as expressões cadastradas na ferramenta para que a inteligência artificial contribua com seu processo de produção e faça a captura perfeita das notícias ao serem veiculadas.
Há possibilidade, por exemplo, de cadastrar termos relacionados ao segmento de atuação da empresa. Assim, é possível acompanhar de perto inovações e ficar por dentro de tendências do mercado. Outra estratégia muito comum que as empresas utilizam para “clipar” é cadastrar termos ligados aos concorrentes, principalmente para mapear a atuação dos pares.
Veja o exemplo que o Comunique-se utiliza para monitorar as notícias referentes ao Prêmio Comunique-se na ferramenta do Comunique-se 360.
Classificação de impacto das notícias
Para construir um relatório de resultados minucioso, é importante apontar na ferramenta o grau de impacto de cada notícia clipada pelo Comunique-se 360. A filtragem é simples. Você pode classificar uma matéria como “positiva”, “neutra” ou “negativa”.
Os termos são autoexplicativos. Basta analisar cada notícia com atenção e escolher a opção que mais se adequa para sinalizá-la. Essa tarefa é valiosa para avaliar as ações em curto, médio e longo prazo. Assim, há como mensurar, por exemplo, se determinado produto repercutiu melhor na mídia em relação a outro.
Conforme a recorrência de notícias publicadas e com suas devidas classificações de impacto, torna-se mais fácil criar um plano de ação específico para melhorar a imagem da empresa em caso de um excesso de notícias negativas. Com isso, as tomadas de decisão para gerir crise serão executadas com base em dados factuais — e não por achismo.
Configurando alertas das notícias
Para otimizar tempo, não há necessidade de acessar o Comunique-se 360 para validar se houve uma nova publicação. Basta configurar na ferramenta o sistema de alerta. Assim, no momento em que a notícia com a expressão cadastrada for “clipada”, a ferramenta enviará uma notificação por e-mail.
A ferramenta permite nomear os alertas para personalizá-los e facilitar a mensuração dos resultados de forma individual. No Comunique-se, criamos um alerta para notícias relacionadas ao Prêmio Comunique-se e um outro alerta para o Prêmio Influency.me.
A funcionalidade facilita a vida de agências de comunicação que gerenciam o relacionamento com jornalistas para inúmeras empresas e monitoram diversas expressões. E, ao mesmo tempo, é essencial para empresas que monitoram mais de uma expressão manter o trabalho de clipagem organizado para facilitar a mensuração.
Para enviar o alerta, basta selecionar o e-mail de quem receberá a notificação. Lembre-se, você pode configurar o período para os envios. Se quiser receber um alerta a cada hora ou um alerta por dia. Tudo isso vai variar de acordo com a necessidade e a demanda.
Outra opção que otimiza tempo é optar por resumir o conteúdo da notícia direto no corpo do e-mail. Assim, a primeira análise das divulgações já pode ser feita do próprio celular mesmo fora do escritório, por exemplo. Há opções de compartilhar as notícias nas redes sociais.
Nessa opção, em caso de uma agência de comunicação, é possível inserir o e-mail do assessorado para receber o clipping no momento da captura, de acordo com o período configurado dos envios. Além disso, você pode personalizar o envio com a identidade visual da empresa.
Como gerar relatórios no clipping
Na hora de compartilhar os resultados, você pode criar um relatório completo e exportá-lo para compartilhar com o time, em caso de empresas e compartilhar com clientes em casos de agências de comunicação.
Dependendo do modelo do relatório, é possível filtrar as notícias por expressões, impacto (positivo, neutro, negativo), veículos e período. As funcionalidades permitem criar um relatório bem personalizado e destacar as opções mais relevantes.
Para reports pontuais, temos a opção de criar um relatório mais curto. Basta inserir a opção de inserir apenas os títulos das matérias para compartilhar. Em caso de um relatório mais expressivo, é importante considerar o modelo completo, inclusive com a opção de incluir gráficos por veículo, impacto, período e região.
Clipping: curadoria de conteúdo. Nosso time trabalhando para você
Curadoria humana para categorização das notícias (análise de sentimento manual) e limpeza do conteúdo irrelevante. Relatórios com análises qualitativas. Centimetragem e minutagem das matérias
Agora, o Comunique-se também oferece Curadoria de Conteúdo
O Comunique-se, agora, tem uma equipe de profissionais que prestam serviço de curadoria para clientes. Você tem no Comunique-se o parceiro ideal para realizar a curadoria em todos os dados monitorados e ainda obter análises qualitativas e quantitativas sobre a exposição da marca na mídia e ter relatórios personalizados de acordo com o seu briefing.
A curadoria humana categoriza as notícias (análise de sentimento manual) e elimina os conteúdos irrelevantes. O serviço inclui, ainda, o compartilhamento de relatórios com análises qualitativas, centimetragem e minutagem das matérias.
Além disso, o trabalho de valoração também é manual. Ou seja, é considerado a posição da matéria no veículo (espaços nobres), adição de imagem e citação na capa ou no título.
Este conteúdo foi publicado originalmente em 24 de outubro de 2019 e vem sendo, desde então, atualizado e enriquecido com frequência.