O clipping retroativo é um recurso utilizado pelos profissionais de comunicação para avaliar tudo o que já foi falado sobre um evento, campanha e até mesmo empresa. Esse tipo de tarefa ajuda a tomar decisões para ações futuras, trazendo insights e até mesmo prevendo crises de imagem.
Geralmente, quando um negócio inicia o processo de clipagem, é indicado também realizar o clipping retroativo. Essa ação é feita a fim de verificar o que já foi mencionado sobre alguma empresa ou determinado assunto.
Por que fazer clipping retroativo?
Uma prática comum no mercado é recapitular, de tempos em tempos, os conteúdos publicados. Essa tarefa leva à mensuração de dados importantes como:
- análise de sentimentos;
- análise de dados;
- opinião da mídia;
- E até antecipar uma gestão de crise.
Uma companhia que iniciou o processo de clipping recentemente deve incluir o clipping retroativo no radar de ações. A recomendação é que seja criado um relatório em ordem cronológica.
Após a criação, os dados poderão ser consultados para analisar o trabalho do departamento de comunicação. Tal ação dará, inclusive, boas ideias para os próximos passos da companhia.
Como o clipping retroativo funciona?
O clipping retroativo tem a mesma metodologia do clipping convencional. Ou seja: serve para selecionar as expressões que serão clipadas e o tipo de veículo a ser mensurado. A diferença está no período a ser analisado: no modo retroativo, colocamos datas anteriores em até um ano.
Após a determinação de período retroativo, pode-se fazer uma ordem cronológica para facilitar o entendimento dos fatos e, consequentemente, possíveis desdobramentos de matérias.
Como fazer clipping retroativo manualmente?
Antes de iniciar o processo de clipping retroativo manualmente, é preciso determinar onde estarão os arquivos que serão analisados: físicos, online ou em ambos os canais. Em qualquer um desses meios, a organização deve ser mantida.
Caso os arquivos sejam online, você pode salvar a imagem em pastas já com as datas e os nomes do veículo. Em caso de links, vale criar um documento com essas descrições.
Em materiais físicos, como revistas e jornais impressos, a organização pode ser um pouco mais trabalhosa. Deve-se guardar tudo em pastas, podendo criar etiquetas com especificações. Vale colocar as datas nas próprias etiquetas para facilitar o processo.
O próximo passo é criar o relatório com dados importantes. São os casos, por exemplo, de centimetragem, análise de sentimento e audiência do veículo de comunicação em que a empresa (marca ou projeto) foi mencionada.
Como fazer clipping retroativo com ferramentas de inteligência artificial?
A execução do clipping retroativo em uma ferramenta otimiza o tempo no cotidiano. Isso porque a inteligência artificial já realiza o clipping com as expressões determinadas.
Dentro de uma ferramenta, o primeiro passo é entender como é o seu funcionamento. Ou seja, quais critérios precisam ser preenchidos pelo usuário.
No Comunique-se 360, o usuário preenche alguns campos. Dentre eles, está o período. É nele que coloca-se o tempo retroativo a ser analisado.
Depois do preenchimento, cria-se um relatório com os dados importantes e relevantes para o negócio, mas desta vez, de modo interativo. O processo leva, no máximo, duas horas. Enquanto o clipping retroativo manual pode levar semanas.
Exemplo de como fazer clipping retroativo
Nesse exemplo, iremos usar o Comunique-se 360 para exemplificar o processo de modo fácil e rápido. Por meio desse serviço, é possível organizar e ativar um procedimento de clipping retroativo em apenas três passos:
- O primeiro passo é determinar qual expressão será analisada;
- Depois, você tem a opção de selecionar se irá avaliar apenas impresso, rádio, online, televisão ou todos eles. Essa etapa irá depender da estratégia do profissional de comunicação; O terceiro passo, e o mais importante, é colocar o período a ser mensurado. Você pode analisar notícias em até doze meses anteriores.
A própria ferramenta irá mostrar todas as notícias dentro do período selecionado. Para gerar um relatório com os dados, basta clicar na aba relatório na parte superior direita.
Concluindo…
O clipping retroativo é essencial para marcas que nunca fizeram o processo e irão adotar como procedimento do departamento de comunicação. Esse método também pode ser utilizado para empresas que já utilizam o clipping para mapeamento anual.