O clipping é uma técnica muito utilizada em comunicação corporativa, principalmente em assessoria de imprensa. Na prática, a tarefa consiste em monitorar notícias que veiculam na mídia e estejam diretamente relacionadas a determinada marca, produto ou serviço. Tal função, pode ser efetuada manualmente ou por intermédio de ferramentas digitais, a fim de automatizar o processo operacional.
Mensuração de resultados
O principal objetivo em “caçar” matérias veiculadas nos meios jornalísticos é mensurar os resultados obtidos por meio do relacionamento com a imprensa. Dessa forma, pode-se mapear as mídias onde os releases foram divulgados. Logo, é possível acompanhar a visibilidade gerada e construir um relatório de clipping, incluindo no documento os principais indicadores e as métricas mais importantes para apresentar o resultado dos esforços de comunicação corporativa.
Nesse aspecto, a clipagem será a base para fomentar a importância do relacionamento com jornalistas de redação. Por isso, é imprescindível construir um material de acompanhamento eficaz. Não basta simplesmente compartilhar as notícias publicadas por meio de captura de tela ou simplesmente divulgar por newsletter periódicas de forma genérica.
Construa um dashboard com informações pertinentes que acrescentem valor às ações. No caso, basear-se em dados é a melhor maneira para fortalecer o trabalho realizado. Para um relatório de clipping completo é preciso conter centimetragem, audiência de público-alvo dos veículos, além do impacto gerado pela exposição, seja positivo, neutro ou negativo.
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Gestão de crise
Além de monitorar e apresentar os resultados obtidos por meio da comunicação corporativa, a clipagem é imprescindível para gerir crises. Claro, para que a técnica de fato funcione e seja eficiente, é imprescindível que haja um planejamento estratégico por trás, guiando as melhores práticas para agir em situações de riscos que possam acontecer.
A partir do momento que há definição de como atuar, o primeiro passo para antecipar uma crise ou amenizá-la, é justamente saber o que está sendo falado sobre a marca. Seja em uma matéria em veículos de comunicação ou comentários de usuários nas redes sociais. É preciso estar atento para atuar prontamente na situação para combatê-la.
A melhor maneira para se antecipar aos problemas é monitorar notícias sobre a companhia. O clipping, em determinadas situações, pode contribuir para eliminar a crise antes mesmo que ela ocorra. Isso porque, ao saber o que está sendo noticiado, as tomadas de decisões tendem a acontecer de forma mais ágil e assertiva.
Inovações e análise de mercado
O sucesso de um empreendimento passa principalmente pela análise de mercado. Portanto, compreender o que acontece no setor e estar a par das inovações tecnológicas para a área é essencial. Nesse caso, “clipar” palavras-chave e expressões que estejam diretamente atreladas ao nicho de mercado é uma grande jogada estratégica para trazer propostas inovadoras a fim de fortalecer a marca e expandir o negócio.
Pode servir como uma excelente alternativa para acompanhar a situação atual do mercado. Na prática, significa analisar fatores externos que estejam relacionados ao segmento da companhia. Com isso, é possível, por exemplo, saber o melhor momento de explorar determinada pauta na imprensa. Além disso, há como compreender momentos de silêncio da marca diante da mídia.
Acompanhar a concorrência
Outra forma de utilizar o clipping como estratégia de comunicação é mapear os principais concorrentes. Basta utilizar o monitoramento de notícias com expressões relacionadas à marca institucional e aos produtos dos pares. Tal atividade, é maneira de se diferenciar dos concorrentes ou até mesmo explorar determinadas lacunas no segmento.
Conclusão sobre o clipping
O clipping é um processo contínuo de monitoramento de notícias na mídia. A técnica pode ser aplicada em outros escopes além do habitual recorte de matérias publicadas em veículos jornalísticos. É possível acompanhar as tendências de mercado, inovações na área e ficar por dentro de tudo que acontece com os pares de mercado.