O branding transcende a simples estratégia de marketing e representa a essência da empresa e sua relação com os consumidores, por meio da admiração, desejo e identificação. Muito além de um logotipo ou slogan; é a maneira como a marca é percebida e sentida pelo público.
De acordo com Ana Couto: “Os consumidores agora querem um relacionamento menos transacional e mais emocional com as marcas.”
Segundo dados fornecidos pela Motista, os consumidores que estabelecem laços emocionais com uma marca apresentam um valor vitalício até três vezes maior. Além disso, a probabilidade desses clientes recomendarem a empresa é significativamente maior, atingindo uma taxa de 71%, contrastando com a média de recomendação que é de 45%.
Nesse sentido, a construção e manutenção de uma marca forte são fundamentais para o sucesso com os stakeholders. Mas como desenvolver uma marca de sucesso?
Objetivos e Benefícios do Branding para as marcas
A proposta do Branding é posicionamento de marca. A intenção é desenvolver uma relação com o cliente de maneira que a lembrança da marca seja inevitável.
Exemplo: se pedirmos para você pensar em uma marca vermelha, com onda e que traz felicidade. De qual marca você lembra? Exatamente. Coca-Cola.
Esse exemplo demonstra como o verdadeiro poder de uma marca está no intangível. Marcas consistentes criam uma identidade única e reconhecível, muitas vezes sem precisar de uma assinatura explícita.
Observe essa imagem e tente adivinhar de qual marca estamos falando:
Você pode pensar: “trabalhar universo de marca e fazer um bom branding custa caro”. Obviamente que, se você tiver um profissional especializado ao seu lado, tudo fará mais sentido. Entretanto, cores, logo, sons característicos em sua loja, fragrância específica, marcam o emocional das pessoas e você não paga a mais por isso. São elementos já contemplados em um bom manual de identidade de marca.
A Melissa, por exemplo, tem um cheirinho característico que é só dela. Mesmo as pessoas que nunca experimentaram uma Melissa, conseguem reconhecer o cheirinho ao passar em frente a uma das lojas.
Essa característica é tão impactante que outras marcas, como a oBoticário, se uniram à Melissa para promover a fragrância única e firmar essa identidade.
Esses valores intangíveis criam uma identidade distintiva que agrega na construção de valor das marcas e geram uma relação emocional.
Para colocar as estratégias de branding em prática você não precisa, necessariamente, de todos os elementos disponíveis. O ideal é analisar e adotar o que faz sentido para a comunicação da sua marca, de acordo com o seu nicho de atuação. Confira alguns exemplos:
- Uma cor marcante;
- Fonte padrão para as suas comunicações;
- Moodboard do universo da marca;
- Estilos musicais (no caso de lojas físicas) que combine com o universo da sua marca.
Comunicação de marca
Enquanto a comunicação tradicional se concentra nos produtos, o branding cria uma cultura corporativa que define a identidade da empresa. Isso vai desde o tom de voz da marca até a maneira como ela se envolve com os consumidores.
Entender profundamente as expectativas e demandas dos clientes é crucial para estabelecer uma estratégia eficaz de inteligência de marca. Esse entendimento é a base para determinar a mensagem que a marca deve comunicar e, se necessário, ajustar seu modelo de negócio para atender às necessidades do público-alvo.
A compreensão dos clientes capacita a empresa a inovar e oferecer produtos ou serviços alinhados às expectativas do mercado, o que cria um diferencial competitivo significativo. As comunicações também constroem relações emocionais e firmam o propósito de marca. Confira:
- Tom de voz: Qual é o tom de voz que guia a fala da sua empresa?
- Comportamento: Como sua marca se comporta nos pontos de contato com o cliente? Qual imagem ela transmite? Qual imagem ela quer transmitir?
- Territórios criativos: Quais temas ou assuntos sua marca se posiciona e quais assuntos não norteiam as criações da sua marca?
- Ilustrações: Quais elementos ou ícones reforçam a personalidade da sua marca? Vocês estão sendo constantes no uso deles?
Além disso, pergunte-se: Que percepção o público tem sobre a sua marca? É uma visão positiva ou negativa?
Lembre-se que comunicação não é somente o que comunicamos, mas o que o outro compreende também.
Nesse ponto, precisamos coletar as perspectivas dos nossos clientes ou potenciais clientes para ver se estamos sendo consistentes em nossa proposta de valor.
Não tem problema dar um refresh.
Lembra quando a Paramount divulgou o visual do Sonic e os fãs não gostaram? Pois é, não muito tempo depois, a empresa voltou atrás em sua decisão e remodelou a feição do personagem. A versão lançada no live action manteve-se fiel à aparência original apresentada nos jogos e, posteriormente, nos filmes e séries em formato 2D.
O público define muito o sucesso de nossas ações. Precisamos compreender os seus desejos e buscar uma maneira de firmar nosso posicionamento diante das necessidades e exigências dos clientes.
O Papel do Branding na Construção da Reputação
O branding está intrinsecamente relacionado à reputação da marca porque é como uma empresa molda e gerencia a percepção do público sobre ela mesma. Quando uma marca investe no branding de forma consistente e eficaz, ela cria uma imagem reconhecível, confiável e memorável para os consumidores.
Essa imagem positiva reflete-se na reputação da marca, influenciando em como ela é vista pelo público, afetando diretamente sua aceitação, confiança e lealdade.
Investir em métricas de branding é fundamental para o sucesso de estratégias, tanto na comunicação quanto nas áreas comerciais, ao monitorar cuidadosamente todos os elementos que tornam uma marca relevante e cativante para o público.
Dessa maneira, o emprego de ferramentas de inteligência de dados visa impulsionar os resultados da comunicação, auxiliando a empresa a acompanhar métricas que influenciam diretamente a percepção de sua marca.
Essa análise minuciosa é não só vital para orientar as estratégias, mas também para moldar e manter uma reputação corporativa sólida e positiva. Ao entender como a marca é percebida, a empresa pode ajustar suas ações para fortalecer e preservar sua reputação no mercado.
Você pode mapear:
- Gestão de crises;
- Mensuração de resultados;
- Social Listening;
- Governança corporativa.
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O branding não apenas aumenta o valor de marca, como também reforça a reputação corporativa. Além disso, cria uma proposta de valor única, diferenciando-se no mercado.
Conclusão
O branding é um trabalho contínuo de construção e gestão de uma identidade que transcende produtos e serviços. Já a reputação de uma marca é formada por cada interação, cada comunicação e cada valor que ela representa.
Investir no branding não é apenas investir em um logotipo, mas sim na construção de uma relação duradoura e significativa com os stakeholders da marca.