Todo mundo tem uma história. Nossa origem, nossos hábitos, gostos, expectativas, propósitos de vida e as nossas escolhas foram fundamentais para definir as pessoas que somos e nos tornaremos no futuro, certo? Cada desafio, relacionamento e vivência faz parte de um storytelling e, no caso das marcas, não é muito diferente.
As marcas possuem suas próprias histórias. São narrativas que podem ser bem construídas para compartilhar sua jornada até o momento e tudo isso é fundamental para humanizar a empresa e aproximar as pessoas, além de engajar atuais e conquistar potenciais clientes.
Criar esse storytelling é uma das principais estratégias de branding e, por isso, tem um papel fundamental para criar uma conexão emocional com os seus respectivos públicos. Quer saber mais sobre o conceito de Brand Storytelling e como implementá-lo a sua empresa? Acompanhe a seguir!
O que é Brand Storytelling ou storytelling de marca?
Storytelling de marca ou Brand Storytelling é o conceito que define a criação de uma série de narrativas que constroem e comunicam a identidade de uma determinada marca. O objetivo é descrever quem a marca é, o que ela faz, os motivos da sua existência, além de mergulhar na sua personalidade, valores, cultura, propósito, visão e missão.
O Brand Storytelling é importante para descrever quem a marca é, de onde ela veio e aonde ela quer chegar. Vale ressaltar que isso é muito mais do que o “Quem Somos” de uma empresa ou uma apresentação institucional. Estamos falando de uma narrativa complexa e cheia de elementos, que combina técnicas de contação de histórias para encantar a audiência.
Isso não significa que seja permitido inventar uma história. A autenticidade é a essência de um bom storytelling de marca e, por isso, a ficção pode ser usada para tornar a construção textual mais interessante. Porém, não é possível inventar fatos. Você não vai querer que os seus potenciais clientes possam se sentir enganados por algum motivo.
Por que é importante para as marcas criarem seu storytelling?
Existem uma série de fatores com origem no Brand Storytelling que podem se tornar um diferencial para a sua marca em mercados cada vez mais competitivos. O primeiro deles é a humanização, afinal, vivemos em um mundo em que as pessoas estão conectadas o tempo todo. Construir uma história consistente pode driblar a distância causada pela tecnologia e trazer as pessoas para perto de você.
Outro ponto é a personalização. Quando há uma narrativa forte e consistente, as pessoas criam uma conexão mais forte com a sua marca. Essa demanda tem sido buscada frequentemente pelas novas gerações que buscam essa identificação com os ideias das empresas, antes mesmo de fazer negócios. No futuro, a tendência é vermos o aumento na busca por essas características.
Por fim, estamos falando de encantamento. Com informações correndo o tempo todo e a todo momento em diferentes plataformas digitais, está cada vez mais difícil prender a atenção dos consumidores, tanto no B2B, quanto no B2C. Uma boa história tem o poder de atrair e engajar as pessoas, criando pontos de proximidade e um relacionamento único.
É como um professor conversando com os alunos em sala de aula ou um ancião de uma aldeia com um grupo de pessoas sentadas em volta de uma fogueira. Nós amamos e sempre estamos prontos para ouvir uma boa história. Por isso, aproveitar essa oportunidade é fundamental para o negócio.
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Como construir um storytelling de marca eficiente?
Para criar uma história apaixonante que encante os clientes da sua empresa, é preciso conectar a inteligência de dados e a criatividade de forma clara e assertiva.
Para ajudar você a encontrar o melhor caminho e criar uma história inesquecível para a sua marca, nós separamos algumas dicas a seguir. Confira!
1. Qual é o propósito da sua marca?
Descubra por que a sua empresa foi criada e com que objetivo ela existe. O propósito está relacionado ao impacto que o negócio pode gerar no cliente e na sociedade, sendo o ponto de partida para um Brand Storyteling de qualidade.
2. O que aconteceu de interessante na sua jornada?
Fatos interessantes despertam a curiosidade do público. Conte como os produtos foram pensados e desenvolvidos, que acontecimentos curiosos já presenciou, o que pode chamar a atenção e envolver o público, tornando a sua marca única.
3. Quem são os personagens dessa história?
As pessoas são fundamentais para a humanização de qualquer história. Fundador, CEO, funcionários, parceiros e até os concorrentes podem fazer parte dessa narrativa. Procure personalidades que tenham contribuído para que a marca chegasse onde chegou.
4. Quais foram os desafios encontrados?
Toda história é composta por altos e baixos. Superar desafios faz parte da jornada das pessoas e devem estar presentes na narrativa da sua marca. Não tenha medo de mostrar as falhas, pois elas podem inspirar outras pessoas no futuro.
5. O que você aprendeu até aqui?
O conhecimento adquirido ao longo da jornada é a base para criar o seu propósito atualmente. O Brand Storytelling precisa desses elementos para mostrar que a sua marca está em constante evolução e onde você pretende chegar nos próximos anos.
Lembre-se de aproveitar as histórias para emocionar e impactar o seu cliente. Seja transparente, verdadeiro e aproveite o Brand Storytelling para continuar crescendo em mercados cada vez mais competitivos.
Quais são os benefícios do storytelling para sua estratégia de marca?
Agora que você já sabe o que é Brand Storytelling, porque ele é importante e como implementar, é hora de mostrar os benefícios dessa estratégia para a sua empresa. Nós separamos alguns deles a seguir. Acompanhe:
- Engaje os clientes no B2B e no B2C: contar histórias traz a audiência para perto de você.
- Humanize a sua marca: você vai mostrar que a sua empresa tem uma história, assim como qualquer outra pessoa.
- Conecte-se emocionalmente com as pessoas: narrativas de Brand Storytelling, quando bem construídas, provocam conexões verdadeiras entre as pessoas.
- Torne-se uma referência: identidade gera autenticidade. Ao criar uma história inspiradora, sua marca se torna protagonista e as pessoas vão querer se aproximar dela.
Aproveite o poder da história para inspirar e se conectar com as pessoas. O Brand Storytelling é uma forma eficiente e verdadeira de criar esses pontos de contato com os seus atuais e potenciais clientes de forma autêntica, impactando os resultados.